Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Esboço de sermão baseado em Jeremias 29.10-14 - Ano Novo

TEXTO: JEREMIAS 29.10-14

10 Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. 11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio”.

INTRODUÇÃO

O ano novo se aproxima e vêm as preocupações sobre o que nos espera, as expectativas do que nos aguarda adiante. O livro de Jeremias foi escrito entre 580 a 539 a.C., ele queria lembrar aos exiladdos que os motivos deles terem ido ao exílio foram os seus pecados e obstinação no erro, mas ele garante também que se eles se arrependessem dos seus pecados estariam de volta terra prometida, depois de setenta anos estariam de volta, Ele fala para eles o que Deus queria para eles no futturo, o que será que Deus tem para nós no ano que se aproxima?

TEMA: O QUE DEUS REQUER DE NÓS NO ANO NOVO

1. DEUS QUER QUE NÓS CONFIEMOS NOS SEUS PLANOS. VV.10-11

A. O Senhor puniu os pecados do seu povo na Babilônia por setenta anos. V.10a

Deus não passa pano para o pecado: “Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos [...]”. Lições: I. O povo não tinha do que reclamar, a não ser dos seus pecados (Lm 3.39). II. O povo recebeu punição, Deus não tem o culpado por inocente (Na 1.3). III. O povo teve sua punição, mas Deus limitou esta punição a setenta anos, Ele é misericordioso (v.10).

B. O Senhor prometeu que depois deste tempo eles voltariam à sua terra. V.10b

Deus faz promessas ao povo: “[...] atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar”. Lições: A. Deus atenta para o seu povo, mesmo eles estando errados (v.10). B. Apesar dos erros do povo, Deus tinha uma boa palavra para eles (v.10). C. A promessa da Palavra é que voltariam à sua terra (v.10). Deus tinha promessas para aquelas pessoas, tem para nós também, devemos confiar e orar com base nelas!

C. O Senhor, apesar das falhas do seu povo, tinha um plano de amor para eles. V.11

Deus tem um plano para nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Lições: a) Deus é quem sabe o que é melhor para nós (v.11). b) Deus tem bem e não mal para o seu povo (v.11). c) Deus dar um fim desejável a quem se deleita Nele (v.11; Sl 37.4). Deus tem um plano, confiemos e Ele nos levará até o porto final!

2. DEUS QUER QUE NÓS OREMOS A ELE. VV.12-13

A. A oração deve ser feita somente a Deus. V.12a

A Bíblia proíbe qualquer oração a outro que não seja Deus: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim [...]”. Verdades: A. Deus nos abençõa através da oraçao (v.12). B. Orações feitas a outros seres e não a Deus são pecaminosas (v.; Mt 6.9; Os 4.12). C. A oraçao deve ser feita somente em nome de Jesus (Jo 14.13-14). Você tem orado? Tem feito da forma correta, como a Bíblia indica? Deixar de orar é pecado e orar da forma errada também é!

B. A oraçao feita ao Senhor tem uma resposta. v.12

Deus responde as nossas orações: “[...] e eu vos ouvirei”. Verdades: I. Deus responde com um “sim” (I Sm 30.8). III. Deus responde com um “não” (II Sm 5.23), III. Deu responde com um “espere” (II Sm 5.24). IV. Ele responde orações dentro da sua vontade que é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). Ore, aguarde a vontade de Deus, Ele responde as nossas orações e envia a resposta do céu à terra (Ap 8.5). Ore que sua resposta virá!

C. A oração que Deus se agrada vem de um coração totalmente Dele. V.13

Vemos que a oração é buscar à presença de Deus: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Verdades: a. Buscar ao Senhor em oração é uma ordem (v.13). b. Buscar ao Senhor em oração deve ser feita de todo coração (v.13). c. Buscar ao Senhor com um coração totalmente Dele é o segredo da resposta (v.13). Busquemos ao Senhor de todo o coração, Ele quer que o encontremos na oração!

3. DEUS QUER QUE DESCANSEMOS NA SUA GRAÇA. V.14

A. Nós encontramos Deus por que Ele se deixa ser achado por nós. V.14

Deus deixa-se ser encontrado por nós: “Serei achado de vós, diz o Senhor [...]”. Verdades: I. O homem jamais conheceria Deus, mas Deus se revelou a este (Dt 29.29). II. Deus na sua graça vem ao nosso encontro e nos permite encontrá-lo (v.14). III. Ao encontramos Jesus devemos entender que Deus nos fez encontrá-lo (Jo 6.44). Deus se deixa ser achado por nós por causa da sua graça infinita!

B. Nós tivemos uma mudança de vida porque Ele mudou nossa sorte. V.14

Deus faz uma mudança na nossa vida mudando a nossa história: “[...] e farei mudar a vossa sorte [...]”. Verdades: A. Deus muda nossa sorte nos tornando uma nova pessoa (II Co 5.17). B. Deus muda nossa sorte perdoando todos os nossos pecados (Cl 2.13). C. Deus muda nossa sorte nos dando certeza absoluta de salvação (Jo 5.24). Jesus pode mudar situações, transformar pessoas, mudando a sua sorte!

C. Nós temos os cumprimentos das promessas de Deus, pois Ele é fiel para cumprir. V.14

Deus cumpre as suas promessas: “[...] congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio”. Verdades: a) Deus promete que o povo iria retornar do exílio, eles deveriam confiar (v.14). b) Deus promete que eles iriam voltar do exílio, Ele é fiel e cumpre suas promessas (Lc 1.37). c) As promessas tem o Sim e o Amém em Cristo (II Co 1.20). Deus tem promessas de Deus para a nossa vida, eles se cumprirão!

CONCLUSÃO

Nós vimos nesta mensagem de ano novo que Deus requer que nós confiemos nos seus planos, oremos a Ele e descansemos na sua graça. Irmãos e amigos amados. Este ano que ora se inicia deve ser de confiança em Deus, pois os seus planos não podem ser frustrados, oremos de coração contrito que Ele nos ouve, larguemos toda confiança na forma humana e dependamos totalmente da sua Graça. Se você ainda não rendeu seu coração a Cristo, pode fazer isso hoje e iniciar o ano novo com uma vida nova. Quer faze isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário