TEXTO: II TIMÓTEO 3.14-17
“14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.
INTRODUÇÃO
O Dia da Bíblia foi criado na Inglaterra em 1549 pelo bispo Cranmer, a primeira comemoração no Brasil ocorreu em 1948 em São Paulo, no ano 2001 este dia passou a fazer parte da lei federal 10.335. A Escritura é a Palavra de Deus no Antigo e Novo Testamento, a Bíblia original contém 66 livros, 39 do VT e 27 no NT, Jesus e os apóstolos usavam a Escritura original hebraica sem os apócrifos, Atanásio, Jerônimo e inúmeros outros pais latinos condenaram os livros apocrifos, a Bíblia original contem 22 livros que correspondem aos 39 da Bíblia Protestante. Paulo orienta Timóteo a que tenha apreço á sagrada Escritura, por ser a palavra de Deus. Nós iremos falar disso a partir do tema exposto.
TEMA: BÍBLIA, A REVELAÇÃO ESCRITA DE DEUS!
1. A ESCRITURA DEVE SER CONHECIDA. VV.14-15
I. Devemos conhecer para permanecer na Escrituras. V.14
A Escritura diz que para permanecer na Palavra de Deus: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste” (v.14).Lições: A. Para ser verdadeiro discipulo é preciso conhecer e aprender das Escrituras (v.14). B. Para ser verdadeiro discípulo é preciso permanecer na Escritura (v.14; Jo 8.31). C. Para ser verdadeiro discipulo é preciso crer nas Escrituras (Jo 5.39). O discipulo de Cristo conhece e permanece nas Escrituras!
II. Devemos conhecer para ter convicção da verdade da Escritura. V.14
Ao saber do que a Escritura afirma, precisamos ter convicção das suas verdades, vejamos: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste” (v.14). Aplicações: a) A Escritura deve ser ensinada inteiramente: Foste inteirado (v.14). b) A Escritura deve ser crida de forma convicta: Sabendo de quem o aprendeste (v.14). c) A convicção da verdade vem por uma operação interna do Espírito Santo (Rm 8.16). Ao conhecer da Escritura devemos ter conviçao da sua verdade!
III. Devemos conhecer as Escrituras e ensinar aos filhos desde a infância. V.15
Quando conhecemos devemos passar o ensino adiante à nossa descendência: “E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (v.15). Verdades: a. A revelação de Deus está escrita (v.15). b. A revelação de Deus é sagrada (v.15). c. A revelação de Deus deve ser ensinada desde a infância (v.15). Ensine aos seus filhos a revelação divina que está revelada na Escritura e ore para que recebam a salvação!
2. A ESCRITURA TRAZ O CONHECIMENTO PARA SALVAÇÃO. V.15
I. A Escritura nos traz conhecimento sobre a salvação. V.15
A sabedoria para salvação está na Bíblia: “E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (v.15). Anotações: a. A Escritura traz o conhecimento necessário à salvação (v.15). b. Os teológos de Westimenter afirmam, com base na Escritura, que quanto a salvação, doutos ou indoutos podem entender para ser salvos (CFW, I, VII). c. O conhecimento quanto à salvação está na Escritura e o Espírito traz para nós (Jo 16.13).
II. A Escritura nos traz conhecimento de quem nos dá a salvação. At 4.11-12
O texto nos apresenta Jesus como Salvador: “11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.11-12). Notas: a) Jesus é a pedra fundamental da fé e salvação (v.11). b) Jesus é o único que pode nos salvar (v.12). c) Jesus é o único nome que invocamos para salvação (v.12). Jesus é o único que pode nos salvar, rendamo-nos a Ele!
III. A Escritura nos traz conhecimento de como ter certeza de salvação. I Jo 5.13
A Bíblia diz que podemos ter certeza da vida eterna: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (I Jo 5.13). Aplicações: A. Deus tem um livro escrito (v.13). B. O livro foi escrito para sabermos que temos vida eterna (v.13). C. O livro escrito afirma que a forma de ter certeza da salvação é crendo em Jesus (v.13). Se alguém disser que ninguém poder ter certeza de salvação, está fora a Bíblia, pois esta diz que quem crê em Jesus tem vida eterna!
3. A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS. V.16
I. A Escritura foi inspirada por Deus (Gr. “Theospeneustos”, soprada por Deus). V.16
A Escritura saiu da boca de Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. Lições: I. Inspirada vem do grego “Theospneustos” e significa que foi soprada por Deus (v.16). II. A Inspiração divina envolve somente a Escritura (v.16). III. A inspiração é verbal (palavras) e plenária (conteúdo) (v.16). Sendo inspirada por Deus, os manuscritos originais são infalíveis e inerrantes! A Bíblia é totalmente digna de confiança!
II. A inspiração da Escritura se estende aos seus autores apenas. II Pe 1.20-21
A Bíblia diz que os autores bíblicos sao movidos ou inspirados por Deus : “20 Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Pe 1.20.21). Verdades: A. A Escritura profética não é fruto da interpretação humana (v.20). B. A Escritura não veio da vontade falha do homem (v.21). C. A Escritura foi movida (Gr. Pheromenoi, transportar) pelo Espírito Santo aos homens (v.21). A Bíblia foi escrita por homens movidos por Deus!
III. A inspiração da Escritura a torna uma autoridade máxima em questão de fé e vida. Tg 1.22
O texto nos apresenta a necessidade da união do conhecimento e pratica das Escrituras: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1.22). Aplicações: A. É preciso conhecer a Palavra de Deus (v.22). B. Conhecer deve vir acompanhado de uma vida pratica (v.22). C. Conhecimento da Escritura sem pratica é engano (v.22). A Escritura é nossa autoridade máximo para crer e viver!
4. A ESCRITURA TRAZ RESULTADOS SATISFATÓRIOS. V.16-17
I. Quem dela se utilizar vai ter sua vida guiada por Deus na Palavra. V.16
I. Útil (Gr. “Ophelimos”, lucrativo), quem aprende a Palavra com Deus é quem lucra. II. Ensino (Gr. “Didaskalian’, ensino, didática), o ensino cristão é na Palavra de Deus. III. Repreensão (Gr. “Elegmon”, repreensão, reprovação), Deus reprova os erros nos seus filhos na Palavra. IV. Correção (Gr.”Epanorthôsin’, correção, disciplina), O Senhor corrige seus filhos com disciplina. V. Educação na Justiça (Gr. Paideian en Dikaiosynê, Treinamento na retidão), a Escritura nos treina para uma vida correta!
II. Quem dela se utiliza vai ser equipado para realizar a obra. V.17
Deus convidar seu povo a se equipar para realizar a obra de Deus: “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” (v.17). Lições: I. A Palavra de Deus visa nos levar à completude (V.17). Perfeito (Gr. “Artios”, completo). II. A Palavra de Deus visa nos equipar para a obra (v.17). Perfeitamente habilitado (Gr. “Exêrtismenos”, totalmente equipado). III. A Palavra nos prepara para trabalhar para Cristo (v.17). Boa obra (Gr. Ergon Agathon, Trabalho bom”).
CONCLUSÃO
A Escritura sagrada precisa ser conhecida, ela traz conhecimento para a salvação, é inspirada por Deus e traz resultados satisfatórios, nos capacitando para ser vir a Cristo e sua obra. Precisamos buscar colocar a Escritura na mais alta estima na nossa vida, ela é a revelação oficial de Deus para nós. Você pode ler a mesma para saber sobre a vida eterna, crer nela para tomar posse da salvação e praticá-la para ter uma vida com Deus. Você que já diz ter certeza de vida eterna precisa levar esta palavra a outros, se você ainda não tem esta certeza, creia nesta palavra, renda sua vida a Cristo, Ele te oferece certeza absoluta de salvação na Palavra. Você quer?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário