Total de visualizações de página

sábado, 28 de março de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 1.67-80


TEXTO: LUCAS 1.67-80
67 Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, 69 e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, 70 como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas, 71 para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; 72 para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança 73 e do juramento que fez a Abraão, o nosso pai, 74 de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, 75 em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias. 76 Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, 77 para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, 78 graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, 79 para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. 80 O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel”.

INTRODUÇÃO
Quando as palavras saem da nossa boca elas trazem algo que está lá dentro, externam o que está no coração, trazem á lume o que está escondido no recôndito da alma. Suas palavras demonstram que tipo de fruto do seu coração? Lucas nesta passagem trazem o extravasamento de Zacarias, sua alegria pela vinda do seu filho, sobretudo, sua vitória em ter a sua oração respondida.

TEMA: LIÇÕES APRENDIDAS NESTA PASSAGEM

1.       ZACARIAS FEZ DECLARAÇÕES CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. V.67,68a

a)       Zacarias cheio do Espírito Santo profetizou (Gr. “eprophēteusen”, sig. Proclamar, profetizar), ou seja, todo crente cheio do Espírito Santo proclama a Palavra. V.67
67 Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou [...]”

- Ele cheio do Espírito Santo pregou a Palavra, muitos que dizem cheios do Espírito Santo não pregam nada da Palavra de Deus, somente asneiras.
- Ele profetizou cheio do Espírito de Deus, muitos que dizem estar cheios do Espírito Santo, possuem conhecimento, mas não evangelizam, não pregam a Palavra.
- O homem de Deus, cheio do Espírito Santo deve pregar a Palavra fielmente, Deus o usa para que pessoas entendam sua mensagem.

b)       Zacarias cheio do Espírito Santo louvor ao nome do Senhor, ou seja, todo crente cheio do Espírito Santo tem louvor nos lábios. V.68a
67 Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel [...]”

- O enchimento do Espírito Santo faz com que nossa boca seja cheia de louvor, não de murmuração. Se você vive reclamando da vida, precisa buscar ser cheio (a) do Espírito Santo.
- Quando somos cheios do Espírito Santo, nossa língua não se enche de maledicência, mas de louvor ao Senhor. Não se enche de palavras torpes ou chocarrices, mas de palavras de louvor a Deus.
- Como você tem usado sua boca? Tem louvado a Deus, suas palavras exaltam a Cristo? Declaram a grandeza de Cristo?

2.       ZACARIAS DECLAROU QUE A PORTA DA NOSSA PRISÃO FOI ABERTA. V.68,77

a)       Ele redimiu (Gr. “lytrōsin”, sig. Libertar, alforriar), ou seja, estávamos presos como escravos, Ele abriu a porta da prisão e nos libertou. V.68
68 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”.

- Ele nos libertou, abriu a porta da nossa prisão, libertou-nos quando nos levou a conhecer a verdade e esta verdade nos libertou (Jo 8.32).
- O libertador Jesus nos redimiu (alforriar), nos libertou da escravidão do pecado, do diabo e do mundo e hoje livres podemos servi-lo livremente.
- Se você ainda não foi liberto por Cristo, basta clamar a Ele agora, dá o grito de liberdade, Ele traz verdadeira liberdade!!!

b)       A nossa prisão era por causa da impagável que devíamos a Deus por causa dos nossos pecados. VV.77; Sl 49.7-8
77 para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados”.

- Quando trata de dizer que Ele deu a seu povo conhecimento da salvação (Gr. Soteros, Sig. Libertação, preservação). Somos livres por Jesus porque Ele pagou a grande divida que nosso pecado.
- A dívida que nós devíamos ao Senhor era impagável para nós, como o salmista afirma: 7 Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate 8 (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.)”(Sl 49.7-8), nenhum ser humano poderia pagar uma dívida tão grande, somente Jesus poderia, por isso o apóstolo Paulo afirma: “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (Cl 2.14).
- Jesus quando estava na cruz disse: Está consumado (“Telestai”, “está pago”), a cruz foi o pagamento da nossa divida. Jesus pagou a nossa dívida e nos abriu a porta da prisão para a salvação. Para adquirir esta salvação basta entregar-se a Cristo urgentemente.

c)        A forma que ele pagou a divida que era contra nós foi pelo sangue derramado em nosso lugar. Cl 1.13;
13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”

- A palavra transportar (Gr. “metestēsen”, sig. Transferir, retirar), ou seja, foi ele que nos retirou, transferiu do império do reino da escuridão para o reino do seu filho amado.
- Deus não apenas nos libertou, Ele nos tirou de um lugar para outro, das trevas para a luz, isso denota a sua soberania, Ele nos arrancou das garras do inimigo para o seu reino bendito.
- Precisamos entender que a única maneira do homem ser liberto é por meio de Jesus, não há libertação fora de Cristo. Somente Ele pode libertar-nos dos nossos pecados.

3.       ZACARIAS RETRATOU QUE UMA BATALHA FOI VENCIDA. VV.69-75

a)       A batalha foi vencida trazendo salvação. VV.69-70
69 e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, 70 como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas”.

- A salvação de Deus é plena, ele não deixa o homem salvo, mas totalmente salvo (v.79a), confirmando isso o autor aos Hebreus afirma a plenitude da salvação de Jesus dizendo que Ele “pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25), Não existe vida fora de Cristo, não há salvação sem Jesus.
- Ele salva o homem de maneira poderosa, ninguém pode nos tirar das suas mãos (v.69b), Jesus afirmou a não perda da salvação ao dizer: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28), a nossa salvação tem como base o poder de Deus para nos assegurar a salvação.
- Ele nos salva com base na sua promessa que não cairia por terra (v.70), Ele jamais deixará de cumprir a sua promessa, pois, prometeu que todo o que crê Nele tem a vida eterna (Jo 6.47). Se Ele prometeu, vai cumprir, basta que a pessoa creia.

b)       A batalha foi vencida e a libertação foi  trazida para o povo de Deus. V.71-73
“71 para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; 72 para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança 73 e do juramento que fez a Abraão, o nosso pai”.

- A libertação que nos é dada é dos nossos inimigos, Ele nos livrou do mundo, carne e diabo (v.71).
- A libertação que nos é dada é por misericórdia e não por méritos nossos. V.72
- A libertação que nos é dada tem por base a sua aliança feita com Abraão, mas que tem base na eternidade. V.72-73

c)       A batalha foi vencida e nós podemos adorar a Deus. V.74-75
74 de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, 75 em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias”.

- A nossa adoração é feita livremente, somos livres adorá-lo ao Senhor, buscar ao Senhor. V.74
- A nossa adoração é feita sem temor, o temor do nosso coração é afastado pelo Senhor para adorá-lo. V.74
- A nossa adoração é feita de maneira santa, pois para adorarmos a Ele precisamos andar em santidade, sem isto não há adoração. V.75

4.       ZACARIAS EXAURIU QUE O NOVO DIA RAIOU PARA O POVO DE DEUS. VV.78,79
78 graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, 79 para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”.

a)       O novo dia raiou graças a entranhável misericórdia de Deus. V.78
78 graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas”.

- O termo entranhável (gr. “splanchna”, sig. Afetos internos, nas tripas, misericórdia), isto significa que Deus nos ama e nos guarda no seu coração.
- A palavra misericórdia (Gr. “eleos”, sig. Compaixão, afeto ardente), Deus nos ama de modo ardente, Ele nos ama de modo intenso.
- Por causa deste grande amor Deus nos visitou de maneira grandiosa e salvadora.

b)       O novo dia raiou nos visitando o Sol Nascente das alturas. V.78
78 graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas”.

- Dizer que O Sol Nascente das alturas nos visitou é dizer que a iniciativa de salvar a humanidade foi de Deus, Ele poderia abandonar o homem à sua própria sorte, mas decidiu enviar o seu Filho para nos salvar.
- O sol é essencial para a vida na terra, Jesus é essencial para termos a vida eterna, fora Dele não há salvação.

c)       O novo dia raiou tirando pessoas das trevas para a luz. V.79
79 para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”.

- Os homens estavam em trevas, cegueira espiritual, escuridão total precisando ser libertado por Cristo
- Jesus é a verdadeira libertação, nos tirou da escuridão do pecado para a sua presença. Ele é a luz do mundo e quem o segue não anda nas trevas.

d)       O novo dia raiou tirando pessoas da morte para a vida. V.79
79 para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”.

- Os homens sem Cristo estão mortos em delitos e pecados (Ef 2.1), Jesus veio nos livrar desta morte espiritual para nos dar a verdadeira vida.
- Somente Jesus pode tirar um morto espiritual da situação que ele se encontra, o homem se encontra totalmente incapaz de buscar a Deus por si só, então o Pai traz eles até o Filho (Jo 6.44), livrando-os desta situação cadavérica e lhe dando uma vida nova, regeneração, novo nascimento.

e)       O novo dia raiou dirigindo os nossos passos no caminho da paz. V.79
79 para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”.
- Jesus é o príncipe da paz (Is 6.9), somente  Ele traz paz para um coração amargurado, somente Ele dá paz quando tudo parece contrário, uma prisão com Cristo torna-se um culto (At 16.25), e uma ilha de exílio torna-se uma porta aberta para p céu (Ap 1.9; 4.1-2)
- Spafford perdeu três filhas em um naufrágio e muito emocionado, chorando bastante foi ao lugar do naufrágio e ali disse: “Está tudo bem com a minha alma”, escreveu um dos mais belos hinos de louvor dizendo:”Se paz a mais doce me deres gozar/Se dor a mais forte eu sofrer/ Ou seja o que for, tu me faz saber/Que feliz com Jesus sempre sou”. Se sua alma está aflita e desesperada, não se preocupe que Jesus quer te dá paz, basta que se entregue a Ele hoje.

5.       ZACARIAS TEVE O SEU FILHO PREPARADO POR DEUS. VV.76,80

a)       O menino seria profeta do altíssimo e prepararia o caminho do Senhor. V.76
76 Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos”.

- Ele seria um profeta do Altissimo que pregaria e como um candeeiro aceso arderia nos corações dos homens.
- Ele precederia o Senhor, prepararia o povo, faria um cerimonial para o recebimento do Rei Jesus.
- Ele Prepararia o caminho do Senhor através da mensagem de arrependimento porque estava próximo o Reino de Deus.

b)       O menino estava sendo fortalecido por Deus. V.80
80 O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel”.

- O menino crescia, ou seja, ele adquiria conhecimento sobre Deus. Ele crescia no conhecimento teológico da aliança, do VT, das profecias sobre o Messias para preparar o povo sobre a vinda do Senhor.
- O menino se fortalecia em espírito, ou seja, ele buscava uma vida piedosa. Ele não apenas tinha conhecimento, mas também ´piedade, tinha luz na mente e fogo no coração.
- O menino viveu nos desertos, ou seja, se isolou das pessoas para se aproximar de Deus, precisamos muitas vezes afastarmo-nos das pessoas para termos momentos a sós com Deus, Jesus fazia isso, nós também devemos fazer.
- O menino se manifestou a Israel na hora certa ao povo para pregar, ou seja, devemos esperar a hora certa de Deus manifestar o nosso ministério as pessoas, há tempo para tudo.

c)       O menino haveria de se manifestar a Israel para realizar o seu ministério. V.80
“80 O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel”.

- A manifestação dele proclama arrependimento e mudança de vida. Sobre isso Lucas registra que Ele proclama o arrependimento, fato verificado na passagem:
2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.3 Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados” (Lc 3.2-3), mas ele também cobrava do povo atitudes que comprovassem o seu arrependimento, exauridas no versículo: 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Lc 3.8). Não basta palavras precisa ter pratica.

- A manifestação dele pregava juízo e condenação para quem não se arrependesse. João falou de modo duro contra o pecado e sobre a realidade do juízo, sobre isso veremos a seguinte passagem: 9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” Lc 3.9). O evangelho tem a realidade do amor de Deus que salva o pecador arrependido, mas condena o pecador impenitente que quer continuar a viver em pecado.
- A manifestação dele, custaria a sua própria vida por sua fidelidade a Deus. Herodes prendeu João porque Ele falou contra o seu adultério com Herodias, mulher do seu irmão, aquela mulher odiava João por falar contra o seu pecado, ela tramou contra ele colocando sua filha para dança na festa de Herodes, ele disse que ela poderia pedir qualquer coisa, ela instigada pela mãe disse queria a cabeça de João Batista em uma bandeja. Assim morreu o ultimo dos profetas por pregar a verdade. Você prefere estar confortavelmente ou pregar fielmente as Escrituras?

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre o cântico de Zacarias algumas lições descritas abaixo:

Primeira, Zacarias fez declarações cheio do Espírito Santo: Ele profetizou e louvou ao Senhor. Aplicação: Crente cheio do Espírito Santo prega a Palavra e louva, assim sendo, quem diz ser cheio do Espírito Santo e não prega a Palavra fielmente, é um impostor. Crente precisa louvar ao Senhor, tira a amargura do coração, encha seu coração de louvor ao Senhor.

Segunda, Zacarias disse que a porta da nossa prisão foi aberta: Ele nos redimiu da escravidão, pagou a divida que não podíamos pagar, o pagamento foi através do seu sangue derramado na cruz. Aplicação: Você já é liberto do pecado? Saiba que Jesus morreu para que você seja totalmente livre, volte-se para Ele, pois o sangue derramado na cruz pode te livrar totalmente, te garantir liberdade plena e um lugar no céu.

Terceira, Zacarias retratou que uma batalha foi vencida: Foi trazida salvação, libertação dos inimigos e podemos Deus adorar a Deus livremente. Aplicação: Jesus nos oferece salvação gratuitamente, Jesus venceu nossos inimigos para nos oferecer esta salvação bendita. Fomos libertados para adorar a Deus, então não perca tempo com discussões infrutíferas, adore ao Senhor, louve a Ele, exalte o seu nome.

Quarta, Zacarias exauriu que o novo dia raiou para o povo de Deus: Graças  entranhável misericórdia de Deus, nos visitando o Sol Nascente nas Aluras (Jesus), tirando-nos das trevas para a luz , da morte para a vida e nos dirigindo no caminho da paz. Aplicação: Deus é misericordioso para conosco, enviou o seu Filho (Sol Nascente nas alturas – Jesus) para nos salvar, tirou a escuridão, cegueira que havia na nossa vida, arrancou-nos da morte espiritual para uma nova vida com Cristo e nos traz o seu caminho de paz. Nós precisamos de Jesus, somente Ele dar vida, somente Jesus pode trazer paz para o nosso coração. Renda-se aos cuidados Deele ainda hoje, Ele deseja trazer paz, alegria e salvação para o teu coração.

Quinta. Zacarias teve o seu filho preparado por Deus: Foi profeta e preparou o caminho do Senhor, estava sendo fortalecido por Deus, havia de se manifestar a Israel para realizar o seu ministério. Aplicação: Todos nós temos hoje a voz profética para proclamar o evangelho de Cristo levar a Palavra para que Cristo faça a obra no coração delas. Estamos fazendo isto? Todos nós somos fortalecidos por Deus, a nossa força vem toda Dele, precisamos depender somente Dele. A nossa vida segue assim? Todos nós devemos estar preparados para apresentar as pessoas o nosso Deus. Estamos vivendo deste modo?

Aplicação evangelística: Você que está hoje aqui já tem certeza que se partir daqui hoje irá morar eternamente no céu com Cristo? Tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, precisas entregar a vida a Cristo ainda hoje para morar eternamente no céu, salvo, entregando-se a Ele e o reconhecendo como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Você deseja entregar-se totalmente aos cuidados de Cristo hoje, neste instante? Procure-nos se você mora em Zé Doca, se mora em outra cidade, entre no Messenger. Deus abençoe!

Autor: Veronilton Paz da Silva: Pastor Presbiteriano; Missionário Plantador de Igreja na Cidade de Zé Doca – MA; Bacharel em Teologia pela FATERGE; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Pós Graduado em Bíblia Pelo CPAJ/Mackenzie; Mestrado em Teologia pela FILEMON; Formação de Evangelista pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane; Curso de Formação de Obreiros pelo Instituto Bíblico do Norte; Curso de Formação Missiológica pelo Seminário Presbiteriano do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário