Total de visualizações de página

domingo, 22 de março de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 1.57-66


TEXTO: LUCAS 1.57-66
57 A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho. 58 Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo. 59 Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João. 61 Disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que tenha este nome. 62 E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem. 63 Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram. 64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus. 65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas. 66 Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.

INTRODUÇÃO
A vida do cristão é um meio de Deus transmitir vida as pessoas, conta-se uma história de um cristão que durante muito tempo orou esperando a benção de ter uma casa, quando ele conseguiu, chamou todos os seus parentes e amigos e disse: “Alegrai-vos comigo, porque adquiri uma casa com o auxilio do Senhor”, os seus parentes e amigos acharam uma bobagem ele chamar eles para mostrar uma casa que comprou, mas para aquele cristão, seu objetivo não era mostrar a casa, mas apresentar o Deus que lhe deu a casa. Nesta passagem apresenta o testemunho de Deus através da vida de Zacarias e Isabel, gerando temor, louvor e divulgação do evangelho, iremos aprender algumas lições sobre o testemunho do Senhor na vida dos seus servos, para isto trabalharemos a passagem a partir do tema exposto.

TEMA: VIDA CRISTÃ, UM TESTEMUNHO DO DEUS VIVO

1.       ISABEL COMPARTILHOU A SUA ALEGRIA. VV.57-58

a)       A alegria que ela compartilhou demonstrava que para Deus era possível um estéril dar à luz na idade avançada. V.57
57 A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho”.

- Isabel compartilhava a alegria de ver algo impossível (filho na velhice e esterilidade), algo impossível também aconteceu conosco, pois era impossível sermos salvos, mas Deus tornou possível por meio do seu Filho Jesus, ssejamos alegres com a salvação que Ele nos proporcionou.
- Deus continua realizando ainda hoje coisas impossíveis aos olhos humanos, seja milagre ou a transformação de um imprestável pecado em um servo de Deus, o devolvendo a sociedade. Isabel compartilhou a sua alegria, nós não devemos esconder a alegria que Cristo nos deu, mas compartilhar com os outros. Seja uma testemunha, um canal da graça de Deus para alcançar outros.
- Isabel e Zacarias tiveram o seu pedido atendido, no tempo certo deu a luz e compartilhou a sua alegria.

b)       A alegria que ela compartilhou demonstrava a misericórdia de Deus e não merecimentos humanos. V.58
“58 Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo”.

- Os parentes deles ouviram (deles) que o senhor agiu com sua misericórdia (Gr. Eufilankos, Deus algo que não mereciam), ninguém merece nada de Deus, somos responsáveis por orar, porém, a resposta da oração é fruto da misericórdia de Deus, nunca dos nossos merecimentos.
- Eles divulgaram que a misericórdia de Deus foi grande na vida deles, eles sabiam do VT, entendiam que todo homem é pecador, nada receberia de Deus, se o próprio Deus não lhe desse o que exigia. Grande é a misericórdia deste Deus. Isto é que é Deus meus irmãos.
- Você foi alcançado pela grandiosa misericórdia de Deus? O que espera para divulgar aos quatro cantos a grandeza da misericórdia deste Deus maravilhoso?

c)       A alegria que ela compartilhou foi acolhida por outras pessoas solidárias ao seu sofrimento e agora unidos à sua alegria. V.58
“58 Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo”.

- Aquela irmã ao compartilhar sua alegria, pessoas da sua vizinhança e parentela que sabiam da sua longa espera, para eles já impossível, agora viram sua alegria e se regozijaram com ela. Aquelas pessoas, quem sabe, viam eles esperando a promessa se cumprir, talvez pensavam “coitados, estéril e agora velha, que fim para um casal tão piedoso”, mas de repente alguém diz: “Sabe Isabel, aquela estéril e velha, teve um filho na velhice”. Houve alegria, louvor a Deus porque Ele visitou os seus servos, cumpriu sua promessa. DEUS É FIEL!!!
- Aquelas pessoas se alegraram com eles, festejaram a sua vitória, que bom saber que Deus visitou alguém! Saber que Ele agiu com misericórdia, ver a promessa Dele se cumprir em alguém. Que Deus visite pessoas neste momento, que Ele traga não apenas as suas bençãos, mas a sua santa presença.

2.       ZACARIAS TEVE A SUA LIMITAÇÃO CURADA. VV.59-64

a)       Ele, mesmo tendo a sua limitação ainda por ser curada, foi fiel à sua fé. V.59-63
“59 Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias”

- A sua limitação (mudez) foi devido ao pecado da incredulidade com respeito ao que o anjo falou sobre o nascimento de João Batista, ou seja, não brinque com o pecado que este traz o juízo de Deus para sua vida. Deus te corrige porque Ele te ama. Fuja do pecado!
- Apesar do seu pecado continuou firme à sua fé, levou o seu filho para ser circuncidado. Circuncidar o filho era o mesmo que dizer: “Eu não gerei um filho para o mundo, mas para o Senhor, era consagrá-lo a Deus.
- Zacarias falhou , mas se arrependeu e foi aceito por Deus. Você que está afastado (a) do Senhor, volte-se que Ele te perdoa e recebe. Caiu? Levante-se e prossiga, no Senhor há compaixão e copiosa redenção, arrependa-se ainda hoje!

b)       Ele, mesmo tendo a sua limitação ainda por ser curada, foi obediente à ordem de Deus. V.60-63
60 De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João. 61 Disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que tenha este nome. 62 E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem. 63 Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram”.

- Antes de ter a sua limitação Ele obedeceu à ordem de Deus de dá o nome de João ao filho, João significa graça, ou seja, Deus usa homens conforme a sua graça. Ele atendeu a ordem de Deus reconhecendo que seu filho foi um presente da graça de Deus.
- Será que estamos prontos a obedecer, mesmo sem ser curados? Zacarias obedeceu antes de receber a cura. Temos tido a infelicidade de ouvir sermões que dizem para “colocar Deus contra a parede”, forçar Deus a dar a benção”, “que Deus é obrigado a fazer”. Estes pregadores são inimigos da graça, Deus nunca ofereceu riquezas como troca de adoração a Ele. Quem ofereceu riquezas, glorias e fama para quem o adorasse foi satanás, não Jesus (Mt 4.8-10).
- O verdadeiro cristão sabe que tudo que recebeu de bom vem de Deus, Ele já nos deu o melhor, seu Filho Jesus. Ele nos dando bençãos, o louvaremos, Ele não nos dando o louvaremos. Ele é Deus, a Ele seja toda glória. A Ele adoramos!

c)       Ele, teve a sua limitação curada, sua fala foi usada para louvar a Deus. V.64
64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus”.

- Ele teve sua mudez curada, sua boca se abriu, sua língua foi desimpedida. Um dia nossa boca estava presa e nossa língua escrava do pecado, Jesus abriu nossa boca e libertou nossa língua para proclamar as suas maravilhas. Louvado seja Deus!
- A língua de Zacarias quando desimpedida, não a usou para outra coisa, senão para louvar a Deus, exaltá-lo, glorificar a Deus. Para que você tem usado a sua língua, para louvar a Deus ou para falar coisas inadequadas? Para louvar a Deus ou para falar mal do outro?
- O desafio que esta passagem deixa para nós é que usemos nossa língua para louvor e glória do Senhor, pois um dia daremos contas das nossas palavras. Se você se alimentasse das palavras que sai da sua boca, elas alimentariam o seu organismo ou o envenenariam?

3.       ZACARIAS E ISABEL TIVERAM SUA REVERÊNCCIA PERCEBIDA. VV.65,66
64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus. 65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas. 66 Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele”.

a)       A vida do crente ao louvar a Deus gera um temor solene nas pessoas. V.64,65
64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus. 65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas.

- Quando louvaram a Deus, seu louvor fez as pessoas temerem a Deus, gerou um respeito ao Deus que eles serviam, tal como aconteceu com Nabucodonosor quando os três jovens foram lançados na fornalha ardente, quando Daniel foi jogado na cova dos leões, quando Daniel interpretou o Sonho do rei, quando Deus fez Nabucodonosor comer capim igual a uma mula. Gerou louvor, admiração e respeito ao Deus todo poderoso.
- A sua vida tem sido de louvor a Deus a ponto das pessoas exaltarem, admirarem e respeitarem o seu Deus? Temo dizer que o nome evangélico hoje está desgastado devido a um monte de asneiras ensinadas por inúmeras igrejas evangélicas e pelas praticas pecaminosas de pastores e membros das igrejas. É tempo de se arrepender, de voltar para Deus, para que nossa vida seja um objeto de louvor ao Senhor nesta terra!!
- Mude sua vida ainda hoje, se você ainda não vive a vida que Deus quer que você viva, mude hoje, se arrependa, volte-se para Deus, Ele é rico em perdoar, pode transformar sua vida e mudar você.

b)       A vida do crente ao louvar a Deus deve ser divulgada para que outras pessoas o conheçam. V.65
65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas”.

- O louvor gerado pela vida do crente precisa ser divulgado mais e mais para que pessoas se rendam ao nome. As pessoas divulgaram o que Deus havia feito na vida zacarias e Isabel. Elas achariam o que divugar da ação de Deus na sua vida? Então não se esconda!
- George Withfield era um pregador piedoso que a Palavra era verdade viva na boca dele, um dia um ateu ia correndo apressado para a praça e alguém perguntou “para onde você vai com tanta pressa?” Ele respondeu “vou ouvir George Withfield”. A pessoa disse “Mas você não crê em nada do que Ele prega”, o ateu disse “quando estou perto dele tenho vontade de crê”. Como é a sua vida? O que você prega é verdade na sua vida?
- Busquemos esta vida intensa de louvor a Deus que a nossa presença em qualquer lugar leve as pessoas ao louvor e quebrantamento a Deus! Viva o evangelho, mas viva intensamente!!!

c)       A vida do crente ao louvar a Deus deve apontar para a sua ação poderosa. V.66
66 Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele”.
- Todos imaginavam como seria João Batista, pois um Deus tão grande que fez um milagre tão grande, que grandes coisas poderia fazer através daquele menino que iria nascer?
- O profeta que quando falava no juízo de Deus derretia os corações na presença de Deus. Homens de todas as classes como publicanos, soldados, pessoas simples do povo lhe procuravam e lhe perguntavam o que fazer para agradar a Deus, ele de modo tão gracioso lhes apresentava o amor de Deus e o caminho da mudança.
- Porém, este menino seria o profeta que falaria a verdade contra o pecado, mesmo que desagradasse os poderosos, pois fala para o rei Herodes: “Herodes, adultero, a mulher que estás com ela não é tua”; aos escribas, fariseus e demais religiosos que não serviam ao Senhor dizia: “Raça de víboras, serpentes como escapareis da condenação do inferno? Produzam frutos dignos de arrependimento! Toda arvore má que dá má fruto será cortada e lançado no fogo. Se seu pastor não tem coragem de falar contra o pecado, Ele não é um verdadeiro pastor, mas um charlatão, um embusteiro!

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem, sobre a vida de zacarias e Isabel, que a vida cristã é um testemunho do Deus vivo. Atestamos as seguintes lições:

Primeira, Isabel compartilhou a sua alegria. Ele demonstrou que para Deus era possível uma estéril dar á luz na idade avançada, isso aconteceria por misericórdia divina e não méritos humanos e, foi acolhida por outros na sua alegria. Aplicação: Busque compartilhar a sua alegria, exaltando o Deus misericordioso e atribuindo a Ele as suas dadivas, alegre-se com o seu irmão para a glória de Deus.

Segunda, Zacarias teve a sua limitação curada. Antes da cura ele foi fiel a fé, obedeceu a ordem de Deus e louvor a Deus com a cura. Aplicação: Servir a Deus não pode depender do que Ele lhe dar, Ele já te deu o melhor, Jesus; precisamos obedecer a Deus independente das suas bençãos, quando recebermos algo de bom, sabemos que tudo veio Dele, Zacarias fez isso e o louvou, que você e eu possamos louvar ao Senhor sabendo que tudo de bom veio Dele, que Ele é Único e Suficiente para as nossas vidas, não precisamos de ajudantes, intercessores, somente Dele.

Terceira, Zacarias e Isabel tiveram sua reverencia percebida. O seu louvor gerou um temor solene nas pessoas, foi divulgada para outras pessoas e apontou para a ação poderosa de Deus. Aplicação: As pessoas devem exaltam, admiram e glorificam a Deus através da minha e da sua vida. A nossa vida deve ser uma divulgação do evangelho para que as pessoas o conheçam e, sempre a nossa vida deve apontar para ação poderosa de Deus, afinal, somos frágeis vasos de barro e o poder pertence totalmente a Ele.

Aplicação evangelística: Você que está hoje aqui já tem certeza que se partir daqui hoje irá morar eternamente no céu com Cristo? Tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, precisas entregar a vida a Cristo ainda hoje para morar eternamente no céu, salvo, muitos estão temendo o corona vírus, mas há algo pior que o corona vírus chamado pecado que pode levar tua alma ao inferno se você não se arrepender e não voltar-se para Cristo, entregando-se a Ele e o reconhecendo como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Você deseja entregar-se totalmente aos cuidados de Cristo hoje, neste instante? Procure-nos se você mora em Zé Doca, se mora em outra cidade, entre no Messenger. Deus abençoe!

Autor: Veronilton Paz da Silva: Pastor Presbiteriano; Missionário Plantador de Igreja na Cidade de Zé Doca – MA; Bacharel em Teologia pela FATERGE; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Pós Graduado em Bíblia Pelo CPAJ/Mackenzie; Mestrado em Teologia pela FILEMON; Formação de Evangelista pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane; Curso de Formação de Obreiros pelo Instituto Bíblico do Norte; Curso de Formação Missiológica pelo Seminário Presbiteriano do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário