Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 2.1-7 (Sermão Tópico)

TEXTO: LUCAS 2.1-7

JESUS PROCURA UMA MANJEDOURA PARA HABITAR: ELE VAI ENCONTRAR LUGAR?
Outro dia uma mulher gravida estava viajando e deu à luz dentro de um carro, uma frase que foi dita pelo esposo daquela recém-mãe foi: “O carro tornou-se um hospital, nós nos tornamos parteiros”, no nascimento de Jesus a manjedoura se transformou um berço real, camponeses se tornaram súditos um curral se tornou o céu, Deus estava ali presente (Mt 1.23). Houve uma época em que um casal estava indo para a cidade de Belém para realizar o recenseamento imposto pelo imperador César Augusto (v.1), no decreto imperial todos os habitantes deveriam ir para a sua cidade nata (v.2-3)l. O casal era José e Maria, acontece que Maria estava grávida já prestes a dar a luz (v.6), a sua gravidez era especial, pois o ente que ela estava esperando era o Filho de Deus, Jesus, o Rei que estava por vir. Algo impressionante aconteceu ali, pois não houve lugar nos hotéis, pousadas e hospedarias (v.7). Este Rei não nasceu em palácio, mas em um casebre, não veio ao mundo rodeado de príncipes, serviçais e pompa, mas cercado de camponeses e animais, ao invés de ter um berço de ouro, teve um berço de palha, uma manjedoura (v.7). Qual é a manjedoura que vai acolher Jesus, o Filho de Deus, hoje? Há um lugar em nossa manjedoura para Ele?

1.        A MANJEDOURA QUE JESUS QUER HABITAR É O CORAÇÃO. At 16.14-15
14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso”.

1.1     O coração é o lugar de onde procede tanto o bem como o mal. Pv 4.23; Mt 15.19
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23)
19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mt 15.19).

1.2     O coração é o lugar principal do nosso culto. Mt 15.8-9
8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

1.3     O coração é o lugar onde nossas prioridades são definidas: Deus ou as coisas daqui. Mt 6.19-21
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração

2.        A EXIGENCIA DELE PARA HABITAR NESTA MANJEDOURA É UMA ENTREGA TOTAL. II Cr 16.9a
9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele [...]”

1.1     Para ter uma entrega total a Deus eu preciso negar a minha vontade e seguir Jesus. Lc 9.23
23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

1.2     Para ter uma entrega total a Deus eu preciso viver a vida de Jesus aqui. Gl 2.20
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

1.3     Para ter uma entrega total a Deus eu preciso minimizar a vida terrena e maximizar a glória celeste. Rm 8.18
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

3.        O RESULTADO DA SUA HABITAÇÃO NA NOSSA MANJEDOURA É A VIDA ETERNA (SALVAÇÃO). I Jo 4.14
14 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo”.

3.1     A vida eterna (salvação) que Ele dá você recebe no dia de hoje. II Co 6.1-2
1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)”.

3.2     A vida eterna (salvação) que Ele dá é segura e garantida. Jo 10.28
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

3.3     A vida eterna (salvação) que Ele dá você toma posse por meio da fé. Ef 2.8-9
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que Jesus procura uma manjedoura para habitar, extraímos algumas lições, exauridas da seguinte forma: Primeira, a manjedoura que Jesus quer habitar é o coração: O coração é o lugar de onde procede tanto o bem como o mal, é o lugar principal do nosso culto e é o lugar onde nossas prioridades são definidas: Deus ou as coisas daqui.  Segunda, a exigência que ele faz para habitar nesta manjedoura é uma entrega total: Para ter uma entrega total a Deus eu preciso negar a minha vontade e seguir Jesus, viver a vida de Jesus aqui e minimizar a vida terrena e maximizar a glória celeste. Terceira, O RESULTADO DA SUA HABITAÇÃO NA NOSSA MANJEDOURA É A VIDA ETERNA: A vida eterna (salvação) que Ele dá você recebe no de hoje, é segura e garantida e toma posse por meio da fé. Há lugar para Jesus na manjedoura do seu coração?

APLICAÇÃO
Crentes: Você que já é crente em Jesus, já declara pertencer a Ele, diz ter vida eterna, não pode viver em pecado, não pode viver na prática do engano, pois aquele que vive na prática do pecado não conhece a Deus. Se você é esta manjedoura que Jesus habita hoje, fuja do pecado, deixe as práticas do erro, pois se vive no pecado, seja mentindo, ou com uma vida sexual desregrada (fora do casamento) você precisa mudar de vida hoje, se de fato você pertence a Jesus.

Não Crentes: Você que reconhece ainda está longe de Jesus, que está vivendo uma vida ainda distante do Senhor. Ele quer habitar no seu coração, para isto você precisa ter uma entrega total a Ele e como resultado disto receberá Dele a (vida eterna) salvação. Você deseja que a sua vida seja a manjedoura hoje e que Jesus passe a habitar dentro de ti? Se deseja convide-o para fazer do teu coração a sua morada! Pois lá na cidade não houve lugar para Cristo, na manjedoura sim. Seja a manjedoura onde Jesus vai habitar! Feliz Natal! Que o Nosso Coração Seja a manjedoura onde Ele Habite!


Autor: Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário