Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ÊXODO 2.23-25

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ÊXODO 2.23-25
23 Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. 24 Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. 25 E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição”.

EXÓRDIO
Outro dia uma pessoa estava esperando um exame para fazer uma cirurgia, ela ficou angustiada e entediada, seu coração amargava com as dores que sentia e somente aquela intervenção cirúrgica iria retirar aquelas dores, um dia chega o resultado do enxame, ela fez a cirurgia e sumiram as dores. Que alívio ela sentiu!!! Se estamos enfrentando amarguras, lutas e tribulações, precisamos clamar ao Senhor e Ele nos ouvirá.

NARRAÇÃO
O povo de Israel estava passando por um período de escravidão no Egito, esteve durante 430 anos (Êx 12.40), aquele povo foi ao Egito por meio de Jose, ali Deus os livrou da fome (Gn 50.19-21), mas um dia um rei que não conhecia José assumiu no Egito e passou a tratar os hebreus com amargura e tirania (Êx 1.8-11), o povo crescia e se multiplicava naquele país (Êx 1.12), a tirania aumentou de tal forma que Moisés relata que eles gemiam sob a servidão (v.23), dá aqui a ideia de um escravo que trabalha levando castigos físicos. Deus não havia esquecido seu povo, Ele ouviu o seu gemido (v.24), ou seja, podemos ter a certeza que Deus ouve os nossos gemidos, as nossas dores, ele viu as nossas noites indurmidas, mas Ele não se esqueceu de ti, você está gravado na mão Dele (Is 49.16), clame a Ele agora, há esperança para você, Deus não perdeu um milímetro do controle da sua vida. Deus atentou para a condição do seu povo (v.25) e agiu em favor deles levantando Moisés para ser o libertador do seu povo (Êx 3.10), quando o povo de Deus clama, Ele se levanta do trono e age em nosso favor e sobre este assunto iremos extrair algumas lições tendo como base o tema abaixo.

TEMA: QUANDO O POVO DE DEUS CLAMA AO SENHOR

1.     O SEU CLAMOR CHEGA AO CÉU. V.23
23 Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus”.

1.1   O nosso clamor sobe até o céu porque o Espírito Santo leva as nossas orações ao Pai. Rm 8.25-27
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

1.2   O nosso clamor sobe até o céu porque Jesus intercede por nós à direita do Pai. Rm 8.34
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”.

1.3   O nosso clamor sobe até o céu porque é de lá que vem a resposta. Ap 8.1-5
1 Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora. 2 Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. 3 Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; 4 e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. 5 E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto”.

2.     O SEU CLAMOR É OUVIDO POR DEUS. V.24
24 Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó”.

2.1   Deus ouve as orações porque o seu ouvido não está surdo para que não possa ouvir. Is 59.1-2
1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir”.

2.2   Deus ouve as orações porque Ele conhece as nossas palavras antes de pronunciarmos. Sl 139.2
4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda”.

2.3   Deus ouve as orações porque conhece até os propósitos do coração. Jr 17.10
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.

3.     O SEU CLAMOR É ATENDIDO POR DEUS. V.25
25 E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição”.

3.1   O Senhor atende a nossa oração quando o buscamos com humildade. Sl 10.17
17 Tens ouvido, SENHOR, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás”.

3.2   O Senhor atende a nossa oração quando o buscamos com perseverança. Is 62.6-7
6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.

3.3   O Senhor atende a nossa oração quando o buscamos com confiança. Sl 40.1-4
1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. 2 Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. 3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. 4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira”.

3.4   O Senhor atende a nossa oração quando o buscamos submissos à sua vontade. I Jo 5.14-15
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre o clamor que o povo de Deus deve fazer a Ele, trabalhamos algumas lições, assim explicadas: Primeira, o seu clamor chega ao céu: O nosso clamor sobe até o céu porque o Espírito Santo leva as nossas orações ao Pai, porque Jesus intercede por nós à direita do Pai e porque é de lá que vem a resposta. Segunda, o seu clamor é ouvido por Deus: Deus ouve as orações porque o seu ouvido não está surdo para que não possa ouvir, porque Ele conhece as nossas palavras antes de pronunciarmos e porque conhece até os propósitos do coração. Terceira, o seu clamor é atendido por Deus: O Senhor atende a nossa oração quando o buscamos com humildade, quando o buscamos com perseverança, quando o buscamos com confiança e quando o buscamos submissos à sua vontade.  Precisamos clamar ao Senhor, pois Ele sabe tudo o que precisamos, busquemos a sua face hoje.

APLICAÇÃO:
Crentes – A. W. Tozer disse que “a distancia entre você e Deus é apenas um clamor, uma oração”, você tem orado? Quanto tempo faz que você se ajoelhou para orar e perdeu a hora na presença de Deus? Quero lhe convidar a voltar a se deleitar na presença de Deus, se você desejar, se ajoelhe agora e ore ao Senhor se deleite na sua presença! O Senhor não te censura, clame, chore em sua presença. Ele é o teu Deus, Ele é o teu Pai, Ele te entende! Clame a Ele agora, em Nome de Jesus

Não crentes – Você que tem buscado solução em muitas portas, clamado a muitas pessoas, seres e entidades, mas você não tem felicidade na alma, alegria na vida e nem paz no coração, clame ao Senhor agora, do mais profundo da sua alma clame a Ele agora. Faz 22 anos que Jesus me alcançou com a sua graça, naquela noite de sábado, ao chegar em casa convertido, ajoelhei e ali fiz minha primeira oração, eu sentia uma alegria, um prazer, um calor gostoso na alma, que sinto até hoje. A partir daquele dia, Jesus me apontou a porta, pois antes disso eu clamei por vários nomes, confiei na religião, mas a religião não retirava de mim a angústia, nem os tormentos malignos que eu enfrentava, mas naquela noite eu conheci o NOME que está acima de todo nome, o nome bendito de Jesus! Você pode hoje clamar por Ele hoje e alcançar a vida eterna! Clame a Ele agora, em Nome de Jesus!

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário