Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

REFLEXÃO BÍBLICA


Salmo 42.1-2
1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”

Você está com sede? Deseja saciar-se?

Um menino chegou à uma casa, após uma longa caminhada em busca das cabras do pai. Chegando ali perto em uma casa falou: “Por favor! Tenho sede! Um pouco de água por favor!” Uma senhora gentil ofereceu aquela água retirada do pote e ele sorveu aquele líquido precioso tornando-se revigorado.

Davi estava pensando sobre a ânsia de um animal chamado corça em busca de uma fonte de água refrescante onde mataria sua sede e refrigeraria o seu corpo por causa do calor. Ele reflete que a nossa alma tem uma sede intensa não de uma água física, mas espiritual que satisfaz a alma, sobre isto podemos depreender algumas lições irrefragáveis para o nosso coração.

Primeira, quem deseja saciar-se em Deus, sua alma precisa suspirar por Deus: 1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma (v.1), suspirar é ter paixão, amor desmedido, querer viver para agradar Deus, buscar agradar a Ele, se preciso for morrer pelo Senhor, por isso Paulo diz que o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fp 1.21), ele estava disposto a morrer para não negar a sua fé.

Saciar-se em Deus é viver com tanta paixão por Ele a ponto de suspirar por Ele. Quando um casal de namorados estão apaixonados, eles suspiram de paixão, eles ocupam sua mente um com o outro, o crente deve ocupar sua mente com Deus, precisamos viver para agradá-lo, ter o coração ardendo quando fala em Jesus, ter sua alma aquecida quando busca ao Senhor. Você tem suspirado pelo Senhor?

Segundo, quem deseja saciar-se em Deus, sua alma precisa ter sede de Deus: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo (v.2a), dizia o teólogo Santo Agostinho que o homem possui um vazio do tamanho de Deus e que só Deus pode preencher este vazio, devido a isto o homem anda em vários lugares em busca de paz, vive nos bares, bordéis, drogas, outros buscam satisfazer-se nas coisas materiais, vários estão em busca de religiões diversas, porém, a solução para este vazio não está em ninguém mais, somente em Jesus, ele mesmo disse: 37 [...] Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (Jo 7.37-38), venha à fonte das águas vivas que podem matar a sede da tua alma e te dá satisfação eterna.

Ele é a fonte, nós sedentos pecadores quando vamos até Ele com sinceridade de coração, Ele não nos lança fora, pelo contrário, Ele nos acolhe (Jo 6.37), busque nesta fonte que nunca seca, a agua (satisfação) que Ele nos dá nunca se acaba (Jo 4.14). Sua alma está aflita? Jesus é a solução, Ele satisfaz a sua alma!

Terceira, quem deseja saciar-se em Deus precisa ter um encontro com Deus: “[...] quando irei e me verei perante a face de Deus?” (v.2b), o ser humano nascido sob o domínio do pecado, é totalmente incapaz de levantar-se por si só, precisou que Deus viesse até Ele, Jesus se fez homem e veio habitar entre nós (Jo 1.14), o pecado formou uma parede de separação entre o homem e Deus (Is 59.1-2), sendo assim não haveria nenhuma possibilidade dele encontrar-se com Deus a mesmo que Deus viesse ao seu encontro.

 Podemos ver isto exemplificado no pastor que foi ao encontro da ovelha perdida e não desistiu até que a encontrou (Lc 15.3-7), da mulher que perdeu a moeda e não ate recuperar seu dinheiro perdido (Lc 15.8-10), por isto que o apostolo João afirmou que Deus enviou o seu Filho como salvador do mundo (I Jo 4.14), não foi você que buscou a Deus, Ele veio ao teu encontro. O salmista disse que sua alma almejava o Senhor mais do que os guardas pelo amanhecer (Sl 130.6), se você está com o coração ansioso pelo Senhor, saiba que Ele vem ao teu encontro e não te lança fora!

Para Concluir dizemos que da forma como Davi suspirou, teve sede e desejou a presença do Senhor, nós precisamos entender que somente Deus é que pode nos satisfazer, da forma como Ele encheu o coração de Davi, também enche o nosso, como tornou Davi feliz, também nos fará, do modo como deu a salvação ao seu servo, também nos dá. Creia e se lance na fonte de águas vivas, Jesus Cristo.


Autor: Missº Veronilton Paz

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 4.46-54

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 4.46-54
46 Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte. 48 Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis. 49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra. 50 Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. 51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. 52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. 53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa. 54 Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia”.

INTRODUÇÃO
A Bíblia se resume a falar de Jesus Cristo, no Velho Testamento havia a promessa da vinda do Messias, no Novo Testamento há o cumprimento da vinda do Messias e todos esperamos a sua segunda vinda na qual Ele restaurará todas as coisas ao seu estado orginal, Jesus é o principal conteúdo deste livro Sagrado. Esta passagem fala que Jesus retorna a Caná da Galiléia onde transformara agua em vinho (v.46), encontra um homem com um filho doente à beira da morte (v.47), Jesus sabia que aquele precisaria ver algo acontecer para crê (v.48), o homem clamou que ele fosse lá para fazer seu filho voltar á vida (v.49), Jesus declarou a cura do filho do oficial e ele creu antes de ver a cura, aconteceu conforme a Palavra de Jesus e seu Filho foi curado (v.50-53). Esta mensagem concluiu com a salvação daquela família, Jesus nos ensina algumas lições muito preciosas aqui neste texto, que iremos refletir a partir do tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS NA CURA DO FILHO DO OFICIAL ROMANO

1.       JESUS SE SERVE DE MEIOS DIVERSOS PARA REALIZAR A SUA VONTADE. V.47-47a

1.1    Ele usou uma falta de vinho para que ali manifestasse a sua glória. V.46a
46 Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho [...]”

1.2    Ele usou uma enfermidade para que seu poder fosse apresentado as pessoas. V.46b
“[...] Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum”.

1.3    Ele usou homens para divulgar o seu nome e as suas maravilhas. V.47a
47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia [...]”

2.       JESUS É O ÚNICO QUE PODE AJUDAR O SER HUMANO NAS SUAS NECESSIDADES. V.47b, 49, 50b-53

2.1    O homem precisa buscar solução onde pode achar, ou seja , na pessoa de Jesus. V.47b

a.       Indo até Jesus achará a solução certa.
“[...] foi ter com ele [...]

b.       Clamando a Jesus receberá a resposta exata.
“[...] e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte”.

c.       Tendo perseverança na busca alcançará a vitória buscada. V.49
49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra”.

2.2    O Homem precisa crê na fonte onde está buscando solução, ou seja, na pessoa de Jesus. V.50b-53
“[...] O homem creu na palavra de Jesus e partiu. 51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. 52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. 53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa”.

a.       Precisa crê antes de ver e não ver para crer. V.50b
“[...] O homem creu na palavra de Jesus e partiu”.

b.       Precisa crê que as suas vitórias vem do Senhor. V.51-53b
51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. 52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. 53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive [...]”.

c.       Precisa crê e proclamar esta crença para os seus familiares. V.53c
“[...] e creu ele e toda a sua casa”.

3.       JESUS CONHECE O CORAÇÃO DO SER HUMANO POR COMPLETO. V.48
48 Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis”.

3.1    Jesus conhece as fraquezas do nosso coração e Ele nos faz fortes. II Co 12.9-10
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

3.2    Jesus conhece os nossos pecados ocultos do nosso coração, mas Ele nos perdoa. Sl 19.12
12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”.

3.3    Jesus conhece os nossos temores do nosso coração, mas Ele nos faz corajosos. II Cr 20.1-17
1 Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá. 2 Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. 3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. 4 Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR. 5 Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo, 6 e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. 7 Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo? 8 Habitaram nela e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: 9 Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. 10 Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir, cujas terras não permitiste a Israel invadir, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram, 11 eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua possessão, que nos deste em herança. 12 Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. 13 Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos. 14 Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, 15 e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. 16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. 17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem que extraímos desta passagem de João 4.46-54 trouxe algumas lições reflexivas para a nossa vida, as quais foram assim enunciadas: Primeira, Jesus se serve de meios diversos para realizar a sua vontade:  Usando uma falta de vinho para que ali manifestasse a sua glória, uma enfermidade para que seu poder fosse apresentado as pessoas e homens para divulgar o seu nome e as suas maravilhas. Segunda, Jesus é o único que pode ajudar o ser humano nas suas necessidades: O homem precisa buscar solução onde pode achar, crê na fonte onde está buscando solução, crê antes de ver e não ver para crer, crê que as suas vitórias vem do Senhor, crê e proclamar esta crença para os seus familiares, ele só encontrar solução na pessoa de Jesus. Terceira,  Jesus conhece o coração do ser humano por completo: Jesus conhece as fraquezas do nosso coração e Ele nos faz fortes, conhece os nossos pecados ocultos do nosso coração, mas Ele nos perdoa, conhece os nossos temores do nosso coração, mas Ele nos faz corajosos. Aplicação: Você já teve um encontro com Jesus, já é um instrumento nas mãos Dele?  Em quem você deposita a sua confiança nas horas de necessidades? Você sabia que o que você faz em oculto o Senhor sabe? O convite que fazemos é que você deposite a sua vida nas mãos de Jesus. Ele tem todo o poder e pode mudar toda a tua vida ainda hoje, faça isto agora! Em nome de Jesus!

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO TÓPICO BASEADO EM I REIS 14.15-16

TEXTO: I REIS 14.15-16
15 Também o SENHOR ferirá a Israel para que se agite como a cana se agita nas águas; arrancará a Israel desta boa terra que dera a seus pais e o espalhará para além do Eufrates, porquanto fez os seus postes-ídolos, provocando o SENHOR à ira. 16 Abandonará a Israel por causa dos pecados que Jeroboão cometeu e pelos que fez Israel cometer”.

INTRODUÇÃO
Há uma expressão intitulada “abandonar o barco”, ela faz parte dos ditados populares que significa “deixar pra lá, desistir, pular fora”, é usada quando uma pessoa deixa de lado alguma coisa para seguir outra ou porque cansou de esperar mudança ou porque por questão de justiça precisa dar uma lição em alguém, como por exemplo na frase:  A mãe decidiu abandonar o barco, uma vez que o filho não muda de comportamento, ela quis lhe dá uma lição. O texto de escolhido trata de Jeroboão, filho de Nebate e Zerua, serviu a Salomão como um dos chefes,  mas se rebelou e reinou sobre as dez tribos que não aceitaram Roboão, filho de Salomão, reinar sobre eles. Construiu dois bezerros de outro e instigou o povo à idolatria, por isso o Senhor os abandonou aos seus pecados, não iremos falar sobre estes aspectos da monarquia de Israel, iremos tratar sobre o verbo abandonar ao longo das Escrituras, extraindo algumas lições para nossas vidas, isto será feito a partir do tema abaixo.

TEMA: LIÇOES EXTRAÍDAS SOBRE O VERBO ABANDONAR A PARTIR DAS ESCRITURAS

1.        DEUS FOI ABANDONADO PELO HOMEM. Dt 28.20
20 O SENHOR mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me abandonaste”.

1.1     O homem que abandona a Deus é um louco. Dt 32.15
15 Mas, engordando-se o meu amado, deu coices; engordou-se, engrossou-se, ficou nédio e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação”.

1.2     O homem que abandona a Deus se esquece da sua Lei. Sl 119.53
53 De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei”.

1.3     O Homem que abandona a Deus rejeita a repreensão Dele. Pv 3.11-12
11 Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. 12 Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.

2.        DEUS ABANDONA AQUELES QUE SE ESQUECEM DELE. II Rs 21.13-15
13 Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; eliminarei Jerusalém, como quem elimina a sujeira de um prato, elimina-a e o emborca. 14 Abandonarei o resto da minha herança, entregá-lo-ei nas mãos de seus inimigos; servirá de presa e despojo para todos os seus inimigos. 15 Porquanto fizeram o que era mau perante mim e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje”.

2.1     Quem se esquece de Deus é entregue aos seus pecados. Rm 1.24
24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si”.

2.2     Quem se esquece de Deus será lançado no inferno. Sl 9.17
17 Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus”.

2.3     Quem se esquece de Deus será esquecido lá no céu. Mt 10.32-33
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

3.        DEUS NÃO ABANDONA AQUELES QUE SE APROXIMA DELE. Hb 13.5
5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.

3.1     Todos aqueles que vão até o Senhor, Ele não os abandona. Jo 6.37
37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.

3.2     Todos aqueles que vão até o Senhor recebem misericórdia e ajuda. Hb 4.14-16
14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

3.3     Todos aqueles que vão até o Senhor encontram a Vida eterna. I Jo 5.11-13
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”.

CONCLUSÃO
Tratamos nesta mensagem sobre o verbo abandonar ao longo das Escrituras, examinamos que: Primeiro, Deus foi abandonado pelo homem: O homem que abandona a deus é um louco, se esquece da sua lei e rejeita a repreensão dele. Segunda, Deus abandona aqueles que se esquecem Dele: Quem se esquece de deus é entregue aos seus pecados, será lançado no inferno, será esquecido lá no céu. Terceira, Deus não abandona aqueles que se aproxima Dele: Todos aqueles que vão até o senhor, ele não os abandona, recebem misericórdia e ajuda, encontram a vida eterna. Como você tem vivido? Você vive com Cristo ou tem o abandonado? Saiba que todo aquele que abandona Cristo não terá lugar no céu, mas tem uma passagem comprada para o inferno, e todo aquele que se aproxima Dele recebe misericórdia e vida eterna. Você só tem duas opções: Ou você recebe a Jesus ou você o abandona, e recebe as consequências. Qual a sua decisão?


AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva