Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de abril de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 3.16-21

TEXTO: João 3.16-21
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. 21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

EXÓRDIO:
Vimos alguns soldados indo ao Haiti, entre eles alguns evangélicos, com uma missão: Ajudar na reconstrução daquele país depois do terremoto que o devastou. Aquelas pessoas deixaram suas famílias, país, amigos e partiram a uma terra distante com um alvo a ser alcançado que era a restauração dos sonhos, projetos e alegria dos haitianos. Cristo deixou tudo que tinha, sua glória para tornar-se homem com uma missão, restaurar o ser humano caído em Adão para uma nova vida com Deus, manifestando o Pai a eles através de si próprio.
.
NARRAÇÃO:
O evangelho foi escrito pelo discípulo a quem Jesus amava, que segundo Donald Kaller é o Apostolo João por provas indiretas do livros, como o autor teria que ser um apostolo, pois sabia a quantidade de peixes da pescaria – 153 (), os três mais próximos de Jesus eram Pedro, Tiago e João (), mas Pedro é flagrado conversando com o discípulo a quem Jesus amava que seria o autor (), Tiago faleceu 15 anos depois da ressurreição de Cristo segundo a história e o livro foi escrito bem depois disto. Há o testemunho de S. Eusébio que João havia escrito um dos evangelhos e S. Policarpo e S. Papias contemporâneos de João citam que João escreveu um dos evangelho, este foi escrito para que os homens cressem que Jesus era o Cristo (judeus) e o filho de Deus (gentios) e que crendo tivessem a vida eterna – salvação, ainda para combater heresias que negavam a humanidade de Jesus. João apresenta que Ele tornou-se homem sem deixar de ser Deus, veio aqui com uma missão a cumprir e soberanamente entregou-se e cumpriu sua missão. “Está consumado” (Jo 19.30). Eu quero falar baseado neste texto sobre alguns aspectos desta missão de Jesus no mundo.

TEMA: A MISSÃO DE JESUS NO MUNDO: ASPECTOS DESTA MISSÃO.

1. MANIFESTAR O AMOR DE DEUS. V. 16

A palavra amor possui algumas palavras gregas que o dividem em sentidos diferentes, a palavra “Eros” refere-se á paixão sexual, outra palavra que descreve o amor é a palavra “Filos” que indica um gostar, amor fraternal, a terceira palavra que traz uma descrição sobre o amor é “ágape”, que significa amor incondicional, sacrificial em favor de outrem.

Este Versículo 16 do Capítulo 3 do evangelho de João é chamado por vários estudiosos de “O evangelho em resumo”, pois este pequeno trecho das escrituras nos traz um plano resumido da salvação de Deus para o ser humano, este plano é uma obra de amor de Deus para a humanidade caída. Por meio do seu filho, Ele nos amou apesar de não merecermos tão grande amor, sobre este amor podemos aprender algumas verdades benditas:

1.1. Deus ama de uma maneira livre (v.16a).
O texto diz “porque Deus amou [...]”, esta passagem denota que a causa do amor de Deus nos amar, está Nele e não em nós. Ele não teria razão para nos amar se Ele olhasse para nós, estávamos mortos em delitos e pecados (Ef 2.1), éramos seus inimigos por causa dos nossos pecados (Rm 5.10), todos nós estamos nesta situação de pecadores, Deus poderia nos condenar, porém, escolheu amar de maneira livre, Deus não é forçado a amar o ser humano, Ele ama porque Ele quer, mesmo nós sendo pobres e fracos pecadores. Que amor é este?

1.2 Deus ama de uma maneira extensiva (v.16b).
Continuando o versículo diz que “[...] Deus amou o mundo”, este trecho está afirmando que o amor se estende a todos os cantos da terra, Deus não amou somente os judeus, Ele amou o mundo, ele amou judeus e gentios. Ele ama o rico e o pobre, doutores e analfabetos, o prefeito é o gari da prefeitura, Ele ama sem acepção de cor, posição social, etnia, etc. O seu amor se estende ao mundo inteiro. Deus ama você! Se está se sentindo-se só e abandonado, saiba que Deus se importa com você! Que amor é este?

1.3 Deus ama de uma maneira inexplicável (v.16c).
Ele continua dizendo que “Porque Deus [...] amou de tal maneira [...]”, o que se entende aqui é que seu amor não é explicado de maneira satisfatória pela mente humana, o homem natural não vai entender o que acontece na vida de alguém que foi alcançado pela graça de Deus, Ele pega o pecador jogado na sarjeta da vida, aquele que ninguém dá nada por ele, livra-o do pecado, das drogas, do roubo, do assassinato e devolve ele recuperado para a sociedade. Para Deus não há pessoa irrecuperável, Ele pode pegar o mais desgraçado dos pecadores e o transformar em um servo de Deus. Seu amor não tem explicação. Que amor é este?

1.4 Deus ama de uma maneira comprovada (v.16d).
A conversa continua e Jesus agora fala da grande prova que Deus deu do seu amor ao enviar seu Filho para ser rejeitado, escarnecido, pendurado numa cruz, uma morte para criminosos. Ele falou: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito [...]”. Jesus passou por todo o sofrimento nos substituindo. Muitas pessoas dizem que amam, mas Deus não apenas disse, Ele provou seu grande amor ao enviar seu filho para morrer por nós, pobres pecadores (Rm 5.8), o amor de Deus não é uma teoria falaciosa, é algo bem comprovado pela morte do seu Filho em lugar de pecadores iguais a nós. Que amor é este?

1.5 Deus ama de uma maneira salvadora (v.16e).
Deus pelo seu amor salvador salva todo aquele que crê na pessoa do seu Filho Jesus Cristo, sobre isso Jesus disse que sua morte foi “para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, ou seja, a maneira de você obter a vida eterna é aceitar o sacrifício de Jesus na cruz do calvário, no teu lugar. Crendo no seu santo Nome, você está livre da condenação e entrarás salvo nas moradas celestiais, aqui se exclui a necessidade de qualquer outro salvador, mediador ou intercessor, nossa crença precisa estar alicerçada somente em Jesus. Você já crê em Jesus Cristo? Ele morreu para te dá vida eterna. Que amor é este?

2. MANIFESTAR A SALVAÇÃO DE DEUS. 17,18

2.1 Ele veio para salvar o mundo: judeus e gentios. V.17
17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.

2.2 Ele veio salvar o mundo, mas quem não crê recebe condenação. v.18
18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.

3. MANIFESTAR A LUZ DE DEUS. v.19-21

3.1 Existem pessoas que rejeitam esta luz. v.19-20

3.1.1 Estas caminham para condenação. v.19a
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo [...]”

3.1.2 Estas têm medo desta luz, pois suas más ações são descobertas e reprovadas. v.19b-20.
“[...] os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras”.

3.2 Existem pessoas que querem esta luz. v.21
21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

3.2.1 Estas praticam a verdade. v. 21a
21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz [...]”

3.2.2 Desejam que suas obras sejam manifestas, pois são feitas com a ajuda de Deus. v.21b
“[...] a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus”.

CONCLUSÃO:

Nós neste trecho da palavra de Deus vimos que Cristo veio a este mundo com uma missão de reatar a comunhão do homem caído com Deus, ainda que esta missão tem aspectos importantes como: 1. Manifestar o amor do Pai. 2. Manifestar a Salvação do Pai. 3. Manifestar a luz do Pai. Nós estamos levando a sério a missão de Jesus, estamos fazendo sua vontade aqui na terra, cumprindo nossa missão, estamos vivendo na luz ou fugindo dela? Eu gostaria de perguntar-lhe sobre este último aspecto sobre a luz: Você aproxima-se da luz do senhor, se a resposta foi positiva, amém! Mas se esta foi negativa e você ver suas falhas como empecilho para aproximar-se desta luz, outros tiveram.. Pedro depois da pesca maravilhosa disse a Jesus: “Afaste-se de mim que sou um pecador” e Jesus disse: “Não temas de agora em diante serás pescador de homens” (Lc 5.8-9). Isaías quando viu a majestade de Deus, disse: “Ai de mim estou perdido sou pessoa de lábios impuros” e o Deus gracioso enviou o seu anjo com uma brasa viva e tocou nos seus lábios e purificou o seu pecado e o preparou para a obra missionária (Is 6.5-8), este mesmo Deus continua purificando aqueles que se aproximam Dele por meio de Cristo e os prepara para falar do seu amor. Aleluia!!! Se você desejar receber a Cristo neste instante eu quero orar com você neste instante: “Senhor Deus! Eu te peço que neste instante me aproximes desta luz gloriosa que é Jesus e me faças uma nova criatura, retira de mim qualquer coisa que me faça te desagradar; se há algum pacto que eu fiz ou que alguém fez por mim com alguma entidade eu rejeito, pois meu coração a ti pertence. Perdoa todos os meus pecados e me aceita como teu filho (a) em Nome de Jesus! Você meu irmão que anda meio escondido, se você está em pecado confessa e deixa o pecado que você alcançará misericórdia. A Palavra de Deus te desafia a uma mudança de atitude e neste instante queremos orar por você, aí mesmo onde você está ergue teu coração ao Pai e teu Pai que te ver em secreto te responderá.

4 comentários:

  1. QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA.. MUITO BOM. ÓTIMO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz! É o Senhor o diretor da faculdade bereana? Prazer em tê-o aqui. Diga qual o seu email para lhe fazer uma pergunta. Obrigado por estar na nossa página!

      Excluir
  2. Que esboço maravilhoso que Deus abençoe

    ResponderExcluir