Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de abril de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 3.1-15

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 3.1-15
1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. 9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: 10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? 11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. 12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]. 14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

INTRODUÇÃO
Metamorfose significa mudança, é a transformação de um ser em outro, como no caso da lagarta que entra em um casulo e depois do processo se torna em borboleta, ou seja, de uma forma em outra. No sentido figurado metamorfose é a mudança considerável que ocorre no caráter, no estado ou na aparência de uma pessoa. É a transmutação física ou moral. Esta metamorfose na vida cristã se chama novo nascimento ou regeneração, o desafio para todos nós é saber se de fato já passamos por esta experiência, para isto expomos o tema acima e dele extrairemos algumas lições, que serão exauridas abaixo. A passagem aqui trata de um dos sermões mais importantes de Jesus, este foi pregado para uma única pessoa, o líder judaico Nicodemus, ele foi falar com Jesus à noite, mui provavelmente por causa da sua posição religiosa, Cristo iniciou falando sobre o assunto da regeneração, fato este desconhecido pelo seu ouvinte, Jesus precisou explicar para ele sobre este assunto chamado novo nascimento ou regeneração para que aquele líder pudesse entender, sobre este rico assunto iremos extrair algumas lições, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE O NOVO NASCIMENTO

I.             O NOVO NASCIMENTO É UMA OBRA SOBERANA DE DEUS. 1-2; 8-13

a)    O que não é regeneração.

1.     O Conhecimento teológico embora seja importante, não faz do teólogo um regenerado. V.1-2
1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

2.     O intelecto humano embora seja importante, não se define regeneração de acordo com este, mas revelação divina. V.9-12
9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: 10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? 11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. 12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?

b)    O que é regeneração.

1.     É um ato de Deus mediante a intervenção do seu Filho Jesus Cristo. v.13
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]”.

2.     É um ato de Deus mediante a ação soberana do Espírito Santo. V.8
O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”.

II.           O NOVO NASCIMENTO É UMA NECESSIDADE URGENTE DO SER HUMANO. V.3-7

a)    A regeneração é o meio pelo qual Deus nos introduz no seu reino. V.3
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

b)    A regeneração acontece por meio da água (Palavra) e Espírito Santo (Espírito). V.4-5
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

c)     A regeneração ajuda o salvo a lutar contra a carne. V.6-7
6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

III.         O NOVO NASCIMENTO TEM UMA LIGAÇÃO INTIMA COM A OBRA DE CRISTO. V.14-15

a)    A regeneração só é possível por causa da obra de Cristo realizada na cruz. V.14
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado”.

b)    A regeneração traz a vida eterna para todo o que crê Nele. V.15
15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”.

CONCLUSÃO
Nesta mensagem trouxemos algumas lições sobre o novo nascimento que foram assim enunciadas: PRIMEIRA, O NOVO NASCIMENTO É UMA OBRA SOBERANA DE DEUS: Vimos que conhecimento teológico ou intelectual não é novo nascimento, também vimos que regeneração é Deus agindo no pecador por meio do seu Filho e do Espírito Santo, de maneira soberana. SEGUNDA, O NOVO NASCIMENTO É UMA NECESSIDADE URGENTE DO SER HUMANO: Introduz o homem no reino de Deus, acontece por meio da palavra (água) e do Espirito e ajuda o salvo a vencer a carne. TERCEIRA, O NOVO NASCIMENTO TEM UMA LIGAÇÃO INTIMA COM A OBRA DE CRISTO: Só é possível por causa da obra de Cristo na cruz, e leva o homem à vida eterna por meio da fé em Jesus. Você já nasceu de novo? Já pertence a Jesus? Você já nasceu de novo? Se você ainda não teve um encontro com Cristo, faça isto agora em Nome de Jesus! Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário