Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

SERMÃO A BASE MISSIONÁRIA DA IGREJA

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 28.18-20
[18] Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. [19] Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; [20] ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”.

INTRODUÇÃO:

           Deus foi o primeiro a fazer missões, pois enviou seu filho Jesus para salvar a humanidade. Na história temos marcos missionários, como no Velho testamento que Deus criou o homem (Gn 1.26, 27), o homem pecou (Gn 3.6-10) e Ele prometeu resgatar o homem por alguém que iria esmagar a cabeça da serpente (Gn 3.15). Deus escolheu Israel para que atraísse todas as nações para o Senhor, podemos ver isto no chamado de Abraão quando dito que ele seria uma benção para todas as nações (Gn 12.3), mas Israel fracassou na sua missão e ao invés de atrair as nações para o Senhor, eles foram atraídos pelas praticas pagãs destas nações (Jr 2.13). No Novo Testamento Jesus veio e deu uma missão para a sua igreja realizar que é testemunhar Dele para todo o mundo, começando em Jerusalém, Samaria e até os confins da terra (At 1.8). Jesus enviou sua igreja para proclamar a sua graça, amor, poder e libertação.
         A igreja no período apostólico vivia isto de modo intenso e o Senhor acrescentava nas suas fileiras os que haviam de salvar (At 2.47). Houve um período da igreja em que a Palavra foi abandonada e passou a serem seguidos ensinos estranhos às Escrituras como: Uso de velas (310 a.D.); surgimento da Igreja Oficial do império – ICAR (323 a.D.); culto aos santos (375 a.D.); culto a virgem Maria (450 a.D.); criação do purgatório para que com o dinheiro dado pelo suplicio das almas fosse construída a basílica de S. Pedro em Roma (506 a.D.); veneração de imagens (723 a.D.); criação do dia de finados (1000 a.D.); criação do rosário (1090 a.D.); criação da inquisição (1184 a.D.); acréscimo dos livros apócrifos à Bíblia (1546 a.D.); assunção de Maria ao céu sem passar pela morte (1580 a.D.). Este foi um período de trevas, enganação e ignorância. Quando tudo parecia perdido alguns homens se levantaram para levar o povo de volta a sua Palavra, dentre estes, dois que se destacaram: Martinho Lutero e João Calvino. Mais tarde surgiram os movimentos missionários e várias igrejas enviaram missionários para várias regiões do mundo, inclusive para o Brasil que no ano 1557 recebeu alguns missionários enviados por Calvino. Eles realizaram o primeiro culto protestante no dia 21 de março de 1557, no Rio de janeiro, infelizmente estes foram mortos pelo Pe. José de Anchieta, ficando conhecidos como os “Mártires da Guanabara”. No ano de 1855 um médico presbiteriano escocês chamado Robert Kalley iniciou um trabalho protestante somente com estrangeiros, inclusive com os cultos em inglês. Somente no ano 1859 é que se originou a primeira igreja presbiteriana e evangélica no Brasil Império com o intuito de evangelizar os brasileiros através do Rev. Asbel Green Simonton, tendo iniciado o trabalho presbiteriano em solo brasileiro no dia 12 de agosto de 1859.  Podemos ver algumas Pessoas deixaram sua marca na história missionária da Igreja. Que marcas deixaremos para nossa posteridade?
          Nesta passagem de Mateus este relata quando Jesus faz seu discurso de despedida e ao mesmo tempo comissiona seus discípulos a continuar a sua obra que Ele começou. Ele enviou a igreja para proclamar o evangelho. Este discurso está presente também em Marcos 16.1-20; Lucas 24.36-53; João 20.19-23; Atos 1.1-11. Nestes trechos há um desafio a anunciar o evangelho e confiar no agir de Deus, pois o Deus que envia também é o mesmo que convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Nestas passagens citadas podemos ver o motivo para a missão da igreja que seria: “A missão é a obra de Deus confiada á igreja (At 1.8) que, seguindo o exemplo de Cristo, proclama por palavras e ações o reino de Deus (Jo 20.21), chamando todas as pessoas (Mc 16.15), ao arrependimento e a fé em Cristo (Lc 24.46, 47), ensinando os discípulos dele a se integrarem em igrejas locais (Mt 28.19). Toda missão tem uma base de sustentação, e quem sustenta a missão da igreja é Cristo. Nesta passagem eu gostaria de tratar sobre a base missionária da igreja, baseado no tema abaixo.

TEMA: A BASE MISSIONÁRIA DA IGREJA

1.    BASEIA-SE NA AUTORIDADE DE CRISTO SOBRE TODAS AS COISAS. V. 18
“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”.

          Este texto fala que Jesus tem toda autoridade, ou seja, Ele tem poder absoluto. O termo usado aqui se refere não aquela autoridade que Jesus tinha no céu, mas a que Ele conquistou como o Verbo encarnado, por isso o autor sacro usa o termo “[...] me foi dada [...]”. Ele se encarnou para nos representar, a este homem o Pai deu a autoridade para iniciar e consumar a obra salvadora. Ele não tem apenas autoridade sobre algumas pessoas, mas Ele está no controle de tudo que existe, vejamos algumas vertentes dessa tão grande autoridade de Cristo.

1.1 Jesus tem autoridade sobre a igreja. Ef 5.23
“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo”.

         O crente ao se unir à igreja confessa que “Jesus é o Senhor”. Senhor é quem manda, assim reconhecemos sua autoridade ao ingressar no seu corpo. Já sabemos que Jesus tem todo poder, já nos dobramos perante Ele. Paulo fala que para ser salvo precisa confessar com a boca que Jesus é o Senhor e crê no coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos (Rm 10.9-10). A palavra “Senhor” no grego é Kyrios e significa elevado, alguém que controla, domina e guia. Segundo Martins (1992), o mundo ainda não chegou a este conhecimento do senhorio de Jesus, mas quando alguém passa a fazer parte da igreja de Cristo passa a entender essas coisas e tem a responsabilidade de anunciar isto, vejamos um pouco das palavras do autor abaixo:

[...] A igreja é diferente [...] já sabe que Jesus tem todo poder, já dobrou os joelhos perante Ele, confessou com os seus lábios que Ele é o Filho de Deus, já se submeteu a Ele.  Ser liberto do império das trevas quer dizer tornar-se súdito do Filho de Deus em um novo reino [...] o salvador fala aos seus discípulos com autoridade[...] essas pessoas deixaram tudo para segui-lo, assim submetendo-se a Ele [...]” (MARTINS 1992, p.138).

          Será que temos reconhecido esta autoridade de Jesus, pois nem sempre temos buscado  viver em submissão a Ele, pois mesmo já tendo sido alcançado pelo agir do Espírito Santo, muitas vezes queremos viver o evangelho a nossa maneira, uma forma triste de verificar isto é na obra missionária, pois a igreja tem a responsabilidade de proclamar Cristo a todos, mas tem se omitido a ir aos lugares mais necessitados como os sertões preferindo os grandes centros e as facilidades destes. Que possamos nos arrepender e anunciar Jesus a todos os recantos da nossa cidade, região, país e mundo! A autoridade de Jesus não se limita somente a Igreja, mas Ele domina também o mundo, isto será visto a partir de agora. 
  
1.2  Jesus tem autoridade sobre o mundo. Ap 1.5
“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados”.

          Jesus também tem o controle sobre o mundo. Ele guia as nações e tem em suas mãos o controle da história, e a história não é cíclica como dizem os gregos, mas ele caminha para um futuro inédito escrito pelas próprias mãos de Deus. Sua vontade jamais é frustrada pelos acontecimentos (Jó 42.1-2).  O rei Nabucodonosor achou que era grande e insultou ao Senhor, ele perdeu um parafuso da cabeça e começou a andar feito quadrúpede e comer capim igual a jumento, aí caindo em si reconheceu o governo eterno de Deus sobre todos os reinos (Dn 4.29-31, 37). Deus governa o nosso passado, presente e futuro. o mundo ainda não reconhece isto, mas um dia  verá Ele na sua glória e aí será tarde demais. Sua autoridade já nos foi revelada, mas o mundo ainda não viu isso por ter seus olhos cegados por satanás (II Co 4.3-4). Jesus nos manda evangelizar o mundo porque Ele tem autoridade sobre toda a humanidade, assim podemos fazer discípulos de todas as nações. Não adianta o mundo se levantar e muito menos o mal que Ele nos dá a vitória.
   
1.3 Jesus tem autoridade sobre o mal. Ap 1.17-18
[17] Quando o vi, cai a seus pés como morto. Porém, Ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último [18] e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.
      
          O mal tenta impedir a obra do Senhor em nós, mas não consegue, pois ele está sujeito à autoridade de Deus. Ele tentou Jó, mas teve que pedir licença a Deus, e Deus estabeleceu os limites da sua tentação a Jó (Jó 1.6-12; 2.1). O inimigo queria destruir Pedro, mas Jesus não permitiu (Lc 22.31-32). Na obra missionária enfrenta-se muitas lutas, principalmente quando começam as conversões as lutas se intensificam, isto são questões espirituais. O império romano com o aval do diabo tentou acabar com a igreja, prendeu João na ilha de Patmos e exterminou vários cristãos, no entanto, no exílio João viu lá em patmos uma porta aberta para o céu (Ap 4.1); em outra ocasião Paulo e Silas levaram uma surra de varas por libertar uma jovem possessa e na prisão cantavam e oravam quando um anjo abalou a prisão (At 16.25-26), pois com Jesus o mal se torna em bem, a prisão se torna em culto e o pior dos lugares se torna se torna uma porta aberta para o céu. O mal não pode deter a igreja, pois esta é vitoriosa! Há uma musica de Luiz de Carvalho que relata a invencibilidade da igreja de Cristo, diz assim no refrão:

“Ninguém detém, é obra santa
Ninguém detém, é obra santa
Nem satã, nem o mundo todo
Podem apagar este ardor
Ninguém detém, é obra santa
Esta causa é do Senhor!”

          Não devemos temer o mal, pois o Senhor está conosco e maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 4.4). Não existe força do mal que seja páreo para a autoridade de Jesus Cristo. Não tem preto velho, nem tranca rua ou qualquer outro ser infernal que possa com Jesus, ele vai como um rolo compressor derrubando tudo. Sendo assim podemos ir levar o evangelho até outros que ainda não o conhecem. A porta que Deus abre ninguém pode fechar (Ap 3.8), então vamos em frente que Cristo nos impulsiona a marchar com oração, Bíblia, consagração e compaixão. Ele vai adiante de nós quebrando as portas de ferro que estão a nossa frente (Is 45.2). Ele venceu o mal e com Ele nós também vencemos! ALELUIA!!! BENDITO É O NOME DE JESUS!!!
 
1.4 Jesus tem autoridade divina. Jo 1.1
”No Principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

          Jesus é um com o Pai (Jo 10.30), vivem em íntima união de propósitos. O Pai sempre atende o Filho quando intercede por nós (Jo 11.41-42). A intercessão perfeita de Cristo por nós garante a salvação (Hb 7.25) e os resultados do nosso trabalho, por isso que Paulo diz que podemos fazer a obra do Senhor com firmeza e constância que ela não é em vão (I Co 15.58). O apóstolo João disse que o Deus glorificado que Isaías viu no capitulo 6 era o próprio Senhor Jesus (Jo 12.37-41), assim sendo Ele é Deus e tem autoridade divina, mas conquistou também esta autoridade como homem perfeito e Nele nós podemos realizar sua obra na certeza de que teremos resultados. Segundo PACKER (2002) se Ele é soberano nós podemos evangelizar, pois existem os eleitos e ao ouvir a Palavra crerão. Assim, podemos fazer missões na certeza que teremos êxito, pois a base da nossa missão não é nossa capacidade de persuadir, nem é nossa própria força, mas a autoridade de Jesus, o Senhor da Igreja. ALELUIA!!!
          Jesus tem toda a autoridade sobre a igreja, mundo e mal. Ele tem autoridade divina. Devemos nos ajoelhar perante Ele, louvando-o e trabalhar para Ele. Ele já nos ordenou a alcançar as nações, conforme será visto no ponto abaixo.

2.    BASEIA-SE NA ORDEM DE TRABALHO DADA POR JESUS A SUA IGREJA. V.19, 20a
“[19] Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo [...] e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado [...]”

          Jesus deu uma ordem para que sua igreja trabalhe para o seu reino, para a igreja se movimente e faça o que Jesus ordenou. A missão principal da Igreja é a adoração (Jo 4.23-24) e depois disso vem a evangelização (Jo 4.39-42), pois se eu não for adorador farei um trabalho defeituoso não apenas na evangelização, mas em todas as demais áreas da vida cristã. Aqui gostaria de tratar sobre o aspecto do trabalho evangelístico e missionário da igreja que será descrito abaixo.

2.1 O trabalho da igreja é ordenado por Jesus: Fazer discípulos de todas as nações
“[...] fazei discípulos de todas as nações [...]”

          Jesus disse que tem toda autoridade, aqui nos dá a ordem de ir a todas as nações. Ou seja, o programa de Cristo tem alcance global, atinge a todos os povos. O pacto de Lausane definiu que a missão da igreja é “pregar toda a Escritura, em todo tempo, e a toda criatura”, então tomemos cuidado com os que só querem pregar para ricos ou pobres, brancos ou negros, o evangelho deve chegar a todos. A ordem principal aqui neste trecho é fazer discípulos, mas fazer discípulos não é apenas dar um folheto, ou pregar uma vez e abandonar a pessoa evangelizada, é fazer como Cristo fez com os doze, dedicar-lhe tempo até chegar à maturidade. É como um adestrador de cavalo que leva o animal para ir acompanhando a carroça enquanto um já adestrado puxa, com o tempo ele já manso pode ir fazendo junto com o outro, depois disso faz sozinho. O nosso campo não é apenas nossa família, cidade, pais; mas o mundo inteiro. Como disse John Wesley: “O mundo é o nosso campo”, então aqui se exclui a pescaria em aquário feita por algumas igrejas, fazer discípulos é ir buscar pessoas que ainda não ouviram falar de Jesus e buscar levá-las a Cristo como Paulo afirmou que buscava pregar onde Cristo ainda não fora anunciado (Rm 15.20), façamos assim também levando o evangelho de Cristo a todos. Mas, para chegar às nações precisamos iniciar com os que estão mais próximos. Como diz um velho chavão missionário que exprime a seguinte ideia: “Se você diz que tem um chamado missionário para evangelizar na Bolívia, comece evangelizando Dona Olívia”.

2.2  O trabalho da igreja é detalhado por Jesus: Como fazê-lo?

          Cristo não apenas ordena, mas também define como deve ser este trabalho. Este trecho no grego indica gerúndio denotando assim Constancia e continuidade, não desistir, não parar de fazer missões e evangelismo. A igreja Presbiteriana já foi a maior igreja do Brasil, mas quando deixou de valorizar a evangelização começou a perder terreno. Graças a Deus que este aspecto tem sido retomado pela igreja no preparo de leigos para a obra missionária, um exemplo disso é o envio de inúmeros alunos para o CPO de Garanhuns-PE e Patrocinio-MG pelas igrejas. Vamos examinar um pouco o detalhamento de Jesus sobre o trabalho da igreja, ou seja, a forma como a igreja irá realizar este trabalho.

·         Indo até onde as pessoas estão.
“[...] Ide, portanto [...]”

          A igreja ao realizar a missão de anunciar Jesus não deve esperar as pessoas procurar a igreja, mas deve ir até elas, como diz o poeta que “o artista vai aonde o povo está”. O grande problema na obra missionária é que muitos vão com a visão errada de alcançar status; ou fugir de problemas; busca por aventuras, quando a obra de Deus não é lugar para aventureiros; apenas para ter uma profissão garantida. Alguns motivos corretos para fazer missões são promoção da glória de Deus entre os povos; buscar alcançar os perdidos por gratidão ao Senhor em tê-lo alcançado; preocupação de por Palavras e ações tornar Cristo conhecido. A realidade é que muitos não estão indo, a realidade é que há inúmeras pessoas sem Jesus e muitos crentes estáticos, assistindo a banda passar enquanto as seitas se proliferam. Você está indo aos perdidos ou espera que outros façam? Lembre-se que para fazer discípulos é preciso ir à procura dos perdidos, como Deus foi em busca de Adão no Éden (Gn 3.8-9), o pastor em busca da ovelha perdida (Lc 15.3-7). Aquele que semeia a palavra de Deus terá resultados, pois Ela não volta vazia (Is 55.11). Que possamos sair do nosso mundo encantado e ir até os perdidos!

·         Incorporando-os a uma igreja local.
“[...] batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo [...]”

          A igreja é uma comunidade que Deus escolheu e por meio dela o evangelho de Cristo é proclamado. O rito de iniciação por meio do qual a pessoa é incorporada à igreja é o batismo. Aqui não trataremos sobre formas de batismo, mas sobre a necessidade de se está associado a uma igreja local, o autor aos hebreus alerta o povo que não deixe de congregar, mas admoestar uns aos outros (Hb 10.25).
          A igreja foi figurada por alguém como uma fogueira e na qual os paus se aquecem um ao outro. Não podemos cair na bobagem de Caio Fábio que vive a dizer que a igreja é coisa de homens. A igreja é projeto de Deus, é mais que vencedora e tem a missão de preparar discípulos para servir ao Senhor e fazer outros discípulos de Cristo. Quando Cristo nos reconciliou com Deus nos concedeu o ministério da reconciliação, a fim de que outros sejam também alcançados pela graça de Deus (II Co 5.18-21), isto fazemos por meio da igreja local. Lucas descreve a missão da igreja em termos de evangelização, libertação, restauração e proclamação (Lc 4.18, 19).
          Alguém que foi discipulado não deve ser jogado a sua própria sorte, mas entregue a uma igreja local e ela o instruirá e ensinará a também fazer discípulos. O homem foi criado para viver em sociedade e a igreja é uma comunidade de adoradores que buscam viver para glória de Deus e proclamar esta glória entre as nações, ou seja, é o ambiente perfeito para um salvo viver. Os que servem a Deus são definidos como “povo de propriedade exclusivo de Deus” (I Pe 2.9), povo é aglomerado de pessoas e não um individuo solitário, então não há base para ser crente em casa. O salvo precisa está na igreja.

·         Ensinando-os a guardar os ensinos de Jesus.
“[...] e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado [...]”.

          O discipulador não deve somente ensinar a ortodoxia cristã, mas também a ortopraxia. Além de ensinar a verdade das Escrituras deve-se também falar da importância da obediência. Eles precisam saber sobre o que Jesus ordenou e que está na Bíblia toda. Não devemos negar a verdade da Palavra de Deus às pessoas, mas é importante o que vem depois do conhecimento. Tiago falou que os cristãos não devem ser apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra (Tg 1.22),ou seja, o mais importante não é o que se ouve, e sim o que se faz com o que se ouve. Doutrina e obediência, teologia e devoção, conhecimento e prática devem andar juntas. Alertamos que a maior ferramenta de quem discípula é seu exemplo de vida, afinal Spurgeon dizia que o mundo não conhece teologia nem dogmas, o que vêem é nosso amor demonstrado uns pelos outros e por eles. Jesus tinha autoridade para pregar e ser seguido porque seus ensinos condiziam com suas práticas. Sua teologia condiz com sua prática de vida?

3.    BASEIA-SE NA PROMESSA ENCORAJADORA DA PRESENÇA DE JESUS. V.20b
“[...] E eis que estou convosco todos os dias até consumação do século”.

          Jesus encerra o seu discurso trazendo uma promessa consoladora para os seus servos que seria sua maravilhosa presença com eles, não é uma promessa de um político ou de um homem falível, mas de Jesus o perfeito homem e verdadeiro Deus. Vejamos um pouco sobre o que Jesus falou detalhado abaixo.

3.1  A presença de Cristo é uma realidade na sua igreja.
“[...] E eis que estou convosco [...]”

          Os missionários precisam muitas vezes deixar pai, mãe, irmãos e amigos. Muitas vezes deixam sua terra para ir a lugares longínquos com outras línguas e culturas. Ao lançar Mão no arado o missionário não deve olhar para trás. Muitas vezes há pessoas que mesmo dentro da igreja tentam dissuadir o irmão de sair para outras terras, afinal em todo lugar tem pessoas para evangelizar, mas o que as pessoas muitas vezes não entendem é que é melhor cumprir a ordem de Jesus. Ele promete que não nos deixará só, assim sendo quando formos para um novo lugar plantar uma igreja, o Senhor Jesus nos acompanha.
          O Senhor que prometeu sua presença conosco é o mesmo que sempre cumpriu suas promessas sem falhar.  Quando obedecemos o seu chamado missionário não corremos o risco de ficarmos sem assistência, pois Jesus, o nosso divino companheiro, amigo fiel e fonte inesgotável de onde recebemos tudo que precisamos, nos assistirá em todas as coisas. O Apostolo Paulo diz que nada nos separará do amor de Deus em Cristo Jesus (Rm 8.37). Ele está e sempre será conosco! ALELUIA!!!

3.2  A presença de Cristo é permanente na igreja.
“[...] E eis que estou convosco todos os dias [...]”

          Algo muito importante nesta passagem é que Jesus usou o verbo no presente “[...] estou [...]”, ele não disse estarei nem estive. Ele afirma que está presente em nossa vida e que iria continuar presente conosco. A partir do dia que fomos alcançados pela graça de Deus em Cristo Jesus sua presença está em nossa vida. Outra expressão usada foi [...] todos os dias [...], ou seja, até mesmo nos momentos ruins Ele está com seu povo. Quando parece que ninguém se converte no campo, quanto mais pregamos as pessoas parecem que não dão ouvidos, ou quando falta visão para a igreja, Jesus está presente conosco. Ore pedindo despertamento missionário na igreja. Não desista da missão que o Senhor te chamou e não demore a atendê-la que inúmeras pessoas estão esperando uma palavra de salvação. Jesus é contigo! Sua presença está em sua vida! Não pare! ALELUIA!!!

3.3 A presença de Cristo garante a vitória final a igreja.
“[...] E eis que estou convosco [...] até a consumação do século”

          A palavra consumação exprime o cumprimento do plano salvador de Deus para o seu povo, a presença de Jesus estará conosco até a consumação do século, ou seja, até a vitória final de Cristo e de sua igreja. Neste desfecho glorioso da história o Senhor Jesus será glorificado por todos, inclusive pelos que o rejeitam agora (Fp 2.10-11). Esta será também a vitória final de Cristo sobre o mal (Ap 20.10), a conclusão da obra da redenção dos eleitos. Jesus mandou que fosse pregado o evangelho a todos os povos e garante sua presença na vida da igreja. Esta gloriosa presença leva igreja a ter resultados positivos na evangelização, pois quem convence de pecado é o Espírito Santo (Jo 16.8). O evangelho chegará a todos os povos, é certo que sim. Afinal, em Apocalipse João viu uma grande multidão de salvos de todas as tribos, povos, línguas e nações (Ap 5.9; 7.9)
          A sua presença na igreja traz resultado para o seu trabalho de evangelização. Afinal de contas, Ele é quem abre o coração do pecador (At 16.14-16), concede arrependimento para a vida (At 11.18; II Co ), coloca a fé no coração (Ef 2.8), etc., A presença de Jesus garante que a vitória da igreja é algo certo e concreto e um dia em um coral belo cantará louvores com seus membros de todos os povos. Amém!!

CONCLUSÃO:

        Esta mensagem ora transmitida, longe de presumir ser um compêndio sobre missões, é apenas uma introdução a este assunto muito importante que é a missão da igreja.  Se os queridos irmãos desejarem saber mais sobre este tema muito importante para o povo de Deus, abaixo você pode ter a oportunidade de conhecer alguns autores que tratam sobre o assunto em questão. Esta mensagem trouxe um pouco de luz sobre um texto muito conhecido que trata sobre a grande comissão, foi detalhado sobre a base missionária da igreja que é: A autoridade de Cristo sobre todas as coisas; a ordem de trabalho dada por Cristo para sua igreja e; a promessa encorajadora de Jesus aos seus servos. Temos feito a obra de Cristo? Se temos feito, a fazemos segundo nos prescreve o Senhor ou segundo nos indica nosso coração?

APLICAÇÃO:

          Houve uma história de uma criança chamada Lindik que vivia com seus pais em uma tribo, e naquela tribo havia uma tradição de que ninguém podia entrar no templo sagrado. Um dia Lindik brincando acabou entrando naquele templo sem noção do perigo devido a sua tenra idade, mas o sacerdote disse que ela deveria ser sacrificada. Os pais dela tentaram dissuadir o sacerdote do seu pensamento macabro, mas foi em vão, eles viram sua linda flor Lindik ser lançada de um despenhadeiro.
          Muitos anos depois chegaram aquela região uns missionários ingleses e anunciaram o amor de Jesus e sua disposição de perdoar o pecador. Aquela aldeia inteira se entregou ao Senhor e aquelas práticas pagãs foram substituídas pelo perdão divino.  Os pais de Lindik chegaram para os missionários e contaram a história de sua filha, eles perguntaram: Por que vocês demoraram tanto a chegar? Ainda falaram: Se vocês tivessem chegado antes Lindik estaria viva, e os missionários com as cabeças baixas choravam a sua negligência e demora a chegar aos povos não alcançados. O que faremos, esperaremos outras Lindiks morrerem para chegarmos às pessoas não alcançadas? Obedeceremos ao chamado de Jesus para irmos até os confins da terra? Para Jesus não há meio termo, é sim ou não. Qual a sua decisão?

REFERENCIAS:
AMORIM, Marcos Severo de. Missões em Toda Parte. 1 ed. Santa Bárbara D’Oeste - SP: SOCEP, 2008
GEORGE, Sherron K. A Igreja Evangelística. 4 ed. Patrocínio - MG: CEIBEL, 2001
GEORGE, Sherron K. A Igreja Missionária. 1 ed. Patrocínio - MG: CEIBEL, 1990.
LEONARD, John. Além do Brasil: Introdução a Missões. 5 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1992.
MARTINS, José.  A Igreja: Um Estudo Doutrinário. 4 ed.  Patrocínio - MG: CEIBEL, 1995.
PACKER, J. I. A Evangelização e a Soberania de Deus. 1 ed. São Paulo – SP: Cultura Cristã, 2002.
NASCIMENTO, Adão Carlos. A Razão da Nossa Fé. 2 ed. São Paulo - SP: Cultura Cristã, 2011.



Veronilton Paz da Silva
Presbítero da IPB Monteiro-PB
Missionário Presbiteriano no Campo Missionário do Serrote
Profº de Teologia CEIBEL
Assistente Administrativo na PM Monteiro
Formação de Evangelista pelo CEIBEL
Formação de Obreiro pelo IBN
Bacharel em Teologia pelo IHT

Graduando em Letras Língua Portuguesa na UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário