Total de visualizações de página

sábado, 15 de fevereiro de 2014

SERMÃO BASEADO EM I JOÃO 2.1-6


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: I JOÃO 2.1-6
[1] Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; [2] e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. [3] Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. [4] Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. [5] Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: [6] aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

INTRODUÇÃO
          Um julgamento é composto das seguintes partes: Acusação, defesa, corpo de jurado, juiz, etc., mas um personagem muito importante neste julgamento é o advogado. O advogado de defesa vai fazer todos os esforços para que seu cliente saia dali inocentado. Você já precisou de um advogado alguma vez na vida? Sabia que na vida espiritual precisamos de um advogado? Sabe quem é este advogado? Este advogado só pode ser Jesus.
          O apóstolo João foi quem escreveu esta carta por volta do ano 90 d.C. ele iniciou a carta falando sobre a vinda de Jesus: Disse que Ele veio como homem, foi visto, contemplado e apalpado (I Jo 1.1); veio trazer a vida, a comunhão e a alegria do Pai para nós (I Jo 1.2-4). A partir do v.5 ele trata a razão porque Ele precisou vir aqui, que foi o pecado do homem, pois Deus é luz e não pode conviver com trevas (I Jo 1.5-6), assim o Filho de Deus precisou vir para desmanchar a destruição que do pecado por meio do seu sangue (morte) na cruz (I Jo 1.7). Depois disto Ele trata sobre a universalidade do pecado e a oferta perdoadora do Senhor, pois mesmo nós sendo pecadores, ele oferece perdão gracioso para nós (I Jo 1.8-10), a partir desta passagem lida João apresenta a maneira como Jesus perdoa os pecados, se oferecendo como um advogado de defesa para todo aquele que confesse seu pecado (I Jo 1.9) e que deseja andar com Ele, nós trataremos sobre este assunto sobre o tema abaixo.

TEMA: CRISTO, O NOSSO PERFEITO ADVOGADO.

1.    É UM JUSTO ADVOGADO. V.1

1.1   Intercede por nós quando pecamos. V.1a
“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado [...]”

1.2   Intercede porque tem crédito junto ao pai. V.1b
“[...] temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

2.    É A PROPICIAÇÃO PELO PECADO. V.2

2.1   O sacrifício de Cristo só salva quem Nele crê, pois o Mestre morreu para salvar somente a sua igreja. V.2a
“E Ele é a propiciação pelos nossos pecados [...]”

2.2   Mas o sacrifício de Cristo tem poder para salvar o mundo inteiro. V.2b
“[...] e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”.

          Mundo na Bíblia pode ser grande quantidade de pessoas (Jo 12.19), planeta terra (Sl 24.1), prática pecaminosa contra Deus (I Jo 2.15), eleitos de Deus  de todas as nações, ou seja, judeus e não judeus (Jo 3.16, I Jo 2.2).

3.    EXIGE QUE GUARDEMOS OS SEUS MANDAMENTOS. V.3-6

3.1   O que não vive os seus mandamentos não está Nele. V.3-4
[3] Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. [4] Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”.

3.2   Só está Nele quem guarda os seus mandamentos e pratica o que Ele praticou. V.5-6
“[5] Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: [6] aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.

CONCLUSÃO:
            Nesta mensagem apresentamos Cristo como o nosso advogado, tendo as seguintes características: É um justo advogado; É a propiciação pelo pecado; Exige que guardemos os seus mandamentos. Qual a nossa reação com relação a tudo isto? Confiamos na sua perfeita justiça? Esperamos no seu perdão gracioso? Somos guardadores dos seus mandamentos? Se a resposta é negativa, chegou a hora de colocar em prática, arrependendo-se dos seus pecados e praticando o evangelho da suficiência de Cristo para interceder, perdoar e cumprirmos sua vontade. Gostaria de convidar você para se aproximar-se de Jesus, e tomá-lo como seu advogado: Crendo Nele, Confiando Nele e, se entregando a Ele a partir deste momento.

Autor: Veronilton Paz da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário