Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 2.49-52

TEXTO: LUCAS 2.49-52

49 Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? 50 Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera. 51 E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração. 52 E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”.

INTRODUÇÃO

Tratando sobre o nascimento e infância de Jesus nós vimos que: 1. Deus na sua soberania usou um decreto de um rei ímpio para levar José e Maria ao lugar e hora certa (vv.1-6); 2. Nosso coração deve parecer com a manjedoura, não com a hospedaria (v.7); 3. Os homens precisam encontrar com Jesus como os pastores de belém (vv.8-20); 4. Jesus é o nome do Rei Salvador (v.21); 5. Jesus passou pela purificação e resgate da lei para nos purificar e resgatar para salvação (vv.22-24); 6. Deus usa homens e mulheres como cidadãos do reino como Simeão e Ana (vv.25-38); 7. Jesus tornou-se homem para implantar o reino de Deus (vv.39,40); 8. Jesus como homem foi religioso na familia da aliança (vv.41,42); 9. Não Podemos Esquecer Jesus, pois Ele é o rei do reino (vv.43-45); 10. Jesus Deve Ser Encontrado Por Quem Integra O Reino De Deus (vv.46-48), no trecho de hoje (vv.49-52) veremos sobre as duas naturezas de Jesus: Divino/Humana, faremos isso tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

TEMA: JESUS É ENCONTRADO E SUAS DUAS NATUREZAS APARECEM NO REINO

I. A SUA NATUREZA DIVINA É EXPOSTA. VV.49-50

a. Ele é o Filho de Deus que é igual a Deus (v.49)

Jesus se declara como Filho de Deus ao dizer que Ele era seu Pai, vejamos: “Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? (v.49). Verdades sobre Jesus como Filho: 1. Jesus não é menor do que Deus, mas igual a Deus: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18). 2. Jesus é a revelação do Pai, pois quem vê Ele vê o Pai: 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14.8,9). 3. Jesus é um Deus com o Pai em essência divina: 30 Eu e o Pai somos um. 31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. 32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? 33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (Jo 10.30-33). Jesus como Filho é igual a Deus, isto é, Ele é Deus!

b. Ele é o Filho de Deus que é chamado de Deus (v.49; Jo 1.1)

A Escritura diz que Jesus é o Filho de Deus, mas diz também que Ele é Deus (v.49). Anotações:

1. Jesus é chamado por Deus na Escritura Sagrada: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). 2. Jesus é chamado de Deus pelo próprio Pai: 7 Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; 8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino” (Hb 1.7,8). 3. Jesus é o Deus verdadeiro que nos dá vida eterna: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I Jo 5.20).

c. Ele é o Filho de Deus que tem nome divino EU SOU (v.49; Jo 8.24).

Jesus ao se declarar Filho denotava sua divindade (v.49), conforme se observa: 1. Jesus diz que quem não crê Nele como Deus (EU SOU) morrerá nos seus pecados: “Por isso vos digo que vós morrereis nos vossos pecados. Porque se não credes que Eu Sou, vós morrereis nos vossos pecados” (Jo 8.24). 2. Jesus usou o mesmo termo divino (EU SOU) que Deus usou para falar com Moisés: “Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros” (Êx 3.14). 3. Jesus usou o termo divino (EU SOU) para falar da sua existência eterna: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8.58).

II. A SUA NATUREZA HUMANA É DEMONSTRADA. VV.51-52

a. Como ser humano estava preso as limitações desta vida (v.51).

Jesus nasceu como homem, com um corpo limitado, vejamos: “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração” (v.51). Aplicações: I. Ele nasceu como homem, mesmo sendo obra do Espírito Santo: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo” (Mt 1.18). II. Ele viveu como homem (Lc 11.37; Jo 4.7; Mt 8.24). Comeu: “Ao falar Jesus estas palavras, um fariseu o convidou para ir comer com ele; então, entrando, tomou lugar à mesa” (Lc 11.37). Bebeu: “Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber” (Jo 4.7) Dormiu: “E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia” (Mt 8.24). III. Ele morreu como homem numa cruz: “A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8). IV. Ele como homem precisou viajar para sua terra de morada: “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso” (v.51).

b. Como homem tinha que seguir as regras sociais da família (v.51).

O texto nos apresenta Jesus como humano se adequando as regras da sociedade, inclusive na familia (v.51). Explicações: I. Jesus como homem foi submisso aos seus pais: “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso” (v.51). II. Jesus como homem pagou impostos para os homens: “Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?” (Mt 17.24). III. Jesus como homem ía à sinagoga cultuar: “Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles” (Mt 12.9).

c. Ele passou pelas fases do crescimento humano (v.52)

Jesus como homem passou pelo progresso humano e do povo de Deus, observemos: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (v.52). Notas: I. Jesus cresceu intelectualmente: Sabedoria (v.52). II. Jesus cresceu fisicamente: Estatura (v.52). III. Jesus cresceu espiritualmente: Graça (v.52). IV. Jesus cresceu de forma integral: Diante de Deus e dos homens (v.52).

III. A SUA NATUREZA HUMANA E DIVINA NÃO SÃO COMPREENDIDAS. V.50

a. Os homens naturais tem sua mente impedida de entender Cristo plenamente.

O texto nos diz que nem mesmo seus pais humanos o entenderam, vejamos: “Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera” (v.50). Verdades: 1. Há um véu sobre o coração das pessoas impedindo-as de conhecer a Jesus: 14 Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. 15 Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. 16 Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado” (II Co 3.14-16). 2. Há uma cegueira espiritual sobre o coração das pessoas que as impede de crê: “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (II Co 4.4). 3. Há uma incompreesão natural do ser humano, até dos salvos, quanto as coisas de Deus: Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera” (v.50).

b. Os homens precisam de uma ação de Deus para que compreendam o evangelho.

A Sagrada Escritura nos diz que para que os homens entendam o evangelho, Deus age primeiro neles, conforme vemos: 1. Deus traz a sua luz retirando toda a cegueira e escuridão do coração: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (II Co 4.6). 2. Deus abre o entendimento para que compreendamos as Escrituras: “Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45). 3. Deus revela seu filho ao nosso coração para que sejamos salvos: 15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue” (Gl 1.15,16).

c. Os homens quando compreendem espiritualmente a obra de Cristo são por ela alcançados.

A Bíblia nos aponta que para entender a Palavra de Deus para vida eterna, precisam ter uma ação divina, vejamos: 1. Os pecadores que o Pai traz ao Filho virão até Ele de uma vez por todas: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6.37). 2. Os pecadores que o pai traz ao Filho serão ressuscitados no último dia para salvação: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.44). 3. Os pecadores que o Pai traz ao Filho serão salvos por Ele eternamente: “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.40)

CONCLUSÃO

Nesta mensagem bíblica nós vimos que Jesus é Deus e Homem ao mesmo tempo, não sendo compreensível à mente humana, mas sendo uma verdade bíblica, mesmo que eu não entenda, devo aceitar, negar um ou outro leva á condenação, pois está negando a verdade bíblica. Aplicação: Crentes: Jesus sendo Deus, Ele sempre existiu, se fez homem para nos salvar, não podemos aceitar qualquer ensino que negue a verdade sobre Jesus, se não defendemos esta gloriosa doutrina da Trindade Santíssima, somos falsos cristãos, se a pregarmos somos negligentes, assim sendo devemos ter coragem de pregar a verdade de Jesus, o Homem perfeito e Deus majetoso. Você tem feito isso? Não Crentes: Nós vimos em uma parte da mensagem que nós não conhecemos a Jesus espiritualmente por nosso próprio intelecto, mas Deus age em nosso coração, nos alcança para a salvação, basta que creiamos, nos entregando a Cristo. Você quer receber a bênção da salvação? Precisa receber Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Quer fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário