Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 2.39-40

TEXTO: LUCAS 2.39-40

39 Cumpridas todas as ordenanças segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. 40 Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

INTRODUÇÃO

Nós vimos até aqui a Soberania de Deus no nascimento de Jesus (vv.1-6), que nosso coração deve parecer com a manjedoura e não com hospedaria, na pimeira tinha lugar para Cristo e nas segunda, não (v.7). Observamos ainda que os homens como os pastores precisam ter um encontro com Jesus (vv.8-20). Também examinamos que Jesus é o nome do Rei que salva (v.21). Observamos que o Senhor cumpriu a purficação e resgate da lei para nos salvar (vv.22-24), observamos que Ele usa homens e mulheres como cidadãos autênticos do reino como Simeão e Ana (vv.25-39). Agora veremos sobre a humanidade de Jesus e as suas implicações para nós.

ASSUNTO: O EVANGELHODO REINO DE DEUS

TEMA: JESUS SE FEZ TOTALMENTE HOMEM PARA ESTABELECER O REINO NA TERRA

1. JESUS CUMPRIU TODAS AS ORDENANÇAS DA LEI. V.39a

1.1 Jesus não veio para abrogar a lei, mas cumprir. Mt 5.17,18

Jesus não retirou a lei, ele a cumpriu plenamemte, vejamos: A. Jesus não veio para revogar a lei, Ele a cumpriu: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mt 5.17). B. Jesus cumpriu toda a lei sem escapar nada dela: “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terrapassem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mt 5.18). C. Jesus cumpriu to toda a lei sem falhar, pois Ele nunca pecou: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hb 4.15). A lei foi cumprida plenamente em Jesus!

1.2 Jesus era a realidade para aquilo que a lei era sombras. Hb 10.1; Cl 2.16,17; Hb 8.5

A lei não era a realidade, mas apontava para seu cumprimento em Jesus, observemos: A. A lei era a sombra da obra realizada por Cristo: 16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Cl 2.16-17). B. A lei era a sombra dos bens recebidos futuramente em Cristo: “Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem” (Hb 10.1). C. A lei era a sombra da realidade celeste na pessoa de Jesus: “Os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte” (Hb 8.5). Jesus é a realidade que a lei apontava em símbolos!

1.3 Jesus é o fim principal para onde a lei aponta finalmente. Rm 10.4

A lei tem a finalidade de apresentar Jesus, conforme observamos (Rm 10.4). Anotações: A. A lei serviu de aio para nos conduzir a Cristo: “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gl 3.24). B. A lei nos aponta para a realidade do nosso pecado: “Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3.20). C. A lei tem um fim último que é Cristo e sua salvação pela fé: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4). A lei nao serve para nos salvar, ela aponta para Jesus e a sua salvação!

2. JESUS QUIS VIVER COM PESSOAS DESPREZADAS. V.39b

2.1 Jesus foi viver neste local para levar luz para onde estava nas trevas. Mt 4.15-16

A Escritura nos fala que Jesus foi viver em um lugar que as pessoas estavam total escuridão espiritual e foi levar luz para suas trevas (Mt 4.15-16). Notas: A. As pessoas sem Cristo estavam vivendo nas trevas do pecado: 15 Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! 16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Mt 4.15-16). B.Jeus veio trazer sua luz para que não vivamos mais nas trevas: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo;quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12). C. Jesus traz luz e ilumina os olhos do coração para entendermos o evangelho: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (II Co 4.6). Jesus nos traz luz, livrando-nos das trevas do pecado!

2.2 Jesus foi viver neste local para levar vida aos que viviam na sombra da morte. M 4.16

O texto afirma que aquelas pessoas estavam em morte espiritual e perigo eterno, Jesus levou vida àquele lugar (Mt 4.16). Anotaçoes: A. As pessoas daquela região viviam no paganismo, por isso estavam longe de Deus na sombra da morte: “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Mt 4.16). B. As pessoas que estão longe de Cristo no pecado, estão mortas espiritualmente, isto é, na sombra da morte: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1). C. As pessoas que estão longe de Cristo precisam recebê-lo para terem vida espiritual e eterna: “Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.40). Jesus traz vida aos que vivem na morte espiritual!

2.3 Jesus foi viver neste local para levar o arrependimento, a fim de que entrem no reino de Deus. Mt 4.17

Jesus foi para um local de pessoas que viviam desprezadas para lhes anunciar o evangelho: “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos,porque está próximo o reino dos céus” (Mt 4.17). Verdades: A. Jesus foi para aquela região, não para ser pop star, mas pregar o evangelho (v.17). B. Jesus na sua pregação falou sobre arrependimento dos pecados para aquelas pessoas (v.17). C. Jesus na pregação enfatizou a urgência de tomar uma decisão para integraro reino (v.17). Jesus levou a Palavra de arrepedimento, somente assim acessaremos o reino de Deus!

3. JESUS EXPERIMENTOU CRESCIMENTO. V.40

3.1 Experimentou crescimento físico. V.40a

A passagem nos diz que Jesus como homem cresceu de forma física: “Crescia o menino e se fortalecia […]” (v.40a). Aplicações: A. É necessário alimentar o nosso corpo para termos crescimento físico: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja” (Ef 5.29). B. É necessário cuidar da saúde para termos crescimento físico: “Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Lc 5.31). C. É necessário cuidar do corpo para termos crescimento físico: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja” (Ef 5.29). Para crescer fisicamente devemos cuidar do corpo!

3.2 Experimentou crescimento intelectual. V.40b

O texto continua dizendo que Jesus cresceu intelectualmente: “Crescia o menino […] enchendo-se de sabedoria […]” (v.40b). Explicações: A. Precisamos estudar para crescermos intelectualmente: “No dia seguinte, ajuntaram-se a Esdras, o escriba, os cabeças das famílias de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, e isto para atentarem (estudarem) nas palavras da Lei” (Ne 8.13). B. Precisamos cuidar de preencer a mente com coisas úteis para crescermos intelectualmente: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8). C. Precisamos evitar as coisas inuteis como contendas para crescer intelectualmente: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente” (II Tm 2.24). O crescimento intelectual é dever do cristão. Então não devemos exaltar a ignorância!

3.3 Experimentou crescimento espiritual. V.40c

Por fim o texto trata sobre o crescimento espiritual de Jesus que deve ser o nosso também (v.40c). Pontuações: A. O crescimento espiritual é fruto da graça de Deus: “Crescia o menino […] e a graça de Deus estava sobre ele” (v.40c). B. O crescimento espiritual se dá por: 1. Vida regular de leitura bíblica: “Buscai no livro do Senhor e lede: Nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do Senhor o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará” (Is 34.16). 2. Oração: “Orai sem Cessar” (I Ts 5.17). 3. Comunhão dos santos na congregação: “Então, disse Davi a toda a congregação: Agora, louvai o Senhor, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao Senhor, Deus de seus pais; todos inclinaram a cabeça, adoraram o Senhor e se prostraram perante o rei” (I Cr 29.20). C. O crescimento espiritual se dá por uma busca tendo intimidade com Deus: “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25.14). O crente deve crescer espiritualmente, buscar ao Senhor na Palavra, oração e comunhão.

CONCLUSÃO

Nós vimos na mensagem que Jesus se fez totalmente homem para implantar o reino de Deus na terra. Ele cumpriu todas as ordenanças da lei, nos livrando da condenação da Lei para salvação; Ele foi viver com pessas desprezadas para trazer luz, vida eterna desde que se arrependessem e; passou por crescimento fisico, intelectual e espiritual. Aplicação: Crentes: Somos livres da condenação da lei, pessoas que impoem a lei para salvação estão desligados de Jesus. Ele veio até nós quando merecíamos seu desprezo, Ele nos acolheu com amor, assim sendo, nada que você faça para ele é comparável ao que Ele fez por você. Jesus cresceu e nós também devemos crescer física, intelecual e espirtualmente. Não Crentes: Nós vimos numa parte da mensagem que Jesus disse que para a pessoa entrar no reino de Deus deveria se arrepender dos seus pecados. Você gostaria de render seu coração a Jesus e ter certeza de salvação, entrando no reino de Deus? Arrependa-se hoje e aceite Jesus como seu Único Senhor e Salvador. Quer fazer isso agora?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário