Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de julho de 2020

SERMÃO TEMÁTICO NO VERBO ABAIXAR


TEXTO: I SAMUEL 2.7
“O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta”.

INTRODUÇÃO
A palavra de Deus traz o verbo abaixar em várias passagens se referindo a ação de Deus de modo positivo salvando, libertando, avivando, exaltando os humildes. Também traz o verbo abaixar no sentido negativo do juizo de Deus, bem como da humilhação que Ele faz abatendo os soberbos, traremos de modo bem simples uma meditação neste verbo abaixar, para isso trabalharemos este assunto tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES SOBRE O VERBO ABAIXAR NAS ESCRITURAS

1. O SENHOR ABAIXA ALGUNS E LEVANTA OUTROS,
“O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta” (I Sm 2.7).

O texto lido trata que o Senhor abaixa e também exalta (I Sm 2.7), então sob esta perspectiva Deus irá abaixar uns e também exaltar outros. Assim sendo, precisamos entender que este papel de fazer isso é de Deus e não do homem. Deixe que Deus faça, pois se você intenta exaltar e/ou abaixar pessoas está tomando o lugar de Deus. Sobre esta ação de Deus iremos aprender algumas verdades.

a) O Senhor abaixa em humihação os soberbos. Sl 147.6
“O Senhor ampara os humildes e dá com os ímpios em terra”.

Os impios serão abaixados até a terra, eles desejam subir ao lugar mais alto da terra, não importa se para isso precisem trapacear, mentir, matar ou fazer qualquer maldade, desde que atinjam o seu objetivo. Estes receberão de Deus a devida punição pelo seu erro que é a queda, caindo por terra, pois Deus conhece a impiedade das pessoas, muitas vezes deixa os homens pensar que estão sob o controle e, assim com a ilusão da inatingibilidade, acaba caindo nas suas proprias armadilhas, Deus os pôe em lugares escorregadios () e eles cairão por causa das suas impiedades ().

b) O Senhor levanta em honra os humildes. Pv 29.23
“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.

Os homens muitas vezes quando são humilhados aqui na terra, estando eles corretos, ficam preocupados e não poucos tentam fazer justiça com as próprias mãos. Talvez, hoje você esteja nesta situação, passando por momentos que estão atentando contra o sua honra, você precisa então colocar diante de Deus e verás que Ele honra aquele que é humilde, que não se defende, mas permite que Deus o defenda. Os humildes obterão honra se o Senhor for o seu advogado, se entregar ao Senhor a sua causa e deixar que Ele aja e o honre.

c) O Senhor abaixa até o inferno quem rejeita Jesus. Mt 11.23
“Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje”.

Cristo emite uma palavra de juizo contra Cafarnaum, pois, mesmo Cristo tendo realizado milagres ali, eles o rejeitaram, Ele ainda evocou as cidades de Sodoma e Gomorra, pois se tais feitos houvessem sido realizados se converteriamm, ao passo que aquela cidade vendo sinais miraculosos do Senhor ali, o rejeitaram. Não há outro caminho para quem rejeita a Jesus senão ser abaixado até o inferno, como está escrito: “Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno” (v.23a), então, se você está rejeitando as verdades bíblicas sobre Jesus você caminha largamente para a condenação. Mude de atitude!!!

d) O Senhor levanta até os céus quem recebe Jesus. Mt 10.32
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

Jesus vai dizer que aqueles que o recebem aqui na terra será recebido lá no céu, conforme o texto afirma. Jesus está garantindo aqui vida eterna para quem o receber, para quem o confessa como Senhor e Salvador: 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10.9-10), aquele que conhecer a Cristo aqui e se entregar a Ele será levantado até o céu, receberá um lugar nas mansões celestiais. Quando isso acontece na sua vida? Quando você crê em Jesus e rende a sua vida a sua vida a Ele, então entregue-se a Ele e seja elevado até as regiões celetiais. Já tens certeza de salvação?

2. O SENHOR ABAIXA OS CÉUS E DESCE ATÉ NÓS
Abaixa, Senhor, os teus céus e desce; toca os montes, e fumegarão” (Sl 144.5).

Aqui nesta passagem o salmista está tratando sobre o verbo abaixar como uma visitação que Deus faz ao seu povo, abaixando os céus e descendo até nós, Esta descida de Deus até nós nos traz alguns beneficios eestes serão trazidos á lume a seguir.

a) O Senhor abaixa os céus até nós e traz avivamento. Is 64.1-3
1 Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença, 2 como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença! 3 Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença”.

A oração do profeta foi de uma devocional sem tamanho, ele usa um vocativo para demonstrar seu desejo intenso de receber uma visitação especial do Senhor, ele disse: “Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença” (v.1), ele traz aqui uma alusão a quando Deus descia e os montes tremiam diante de Deus, Ele está demonstrando que esta visitação de Deus traz avivamento de maneira poderosa, Deus descer é visitar seu povo é avivamento, Deus trazendo vida para o seu povo, tirando da frieza espiritual para um novo viver. O profeta olhava para o passado para concluir que Deus fez e poderia fazer de novo, como assim define: “2 como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença! 3 Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença” (vv.2-3), quando este avivamento desde sobre o povo de Deus, o nome Dele é notado pelas pessoas, como afirma: “para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença!” (v.2). Este avivamento, esta visitação especial de Deus pode vir sobre você, busque!

b) O senhor desce os céus até nós e traz desejo de orar, fogo e glória do céu alegria para adorá-lo. II Cr 7.1-3
1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. 2 Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor. 3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”.

Nesta passagem vemos que Deus desceu sobre o povo de modo intenso quando houve oração (v.1), muitos crentes vivem uma vida apática porque não oram, não tiram um tempo para oração, se não orarmos ficaremos fracos, viveremos uma vida cristã inssossa, mas se vivermos uma vida regular de oração seremos cheios de poder. Quando Deus desceu ali os sacerdotes não podiam entrar lá porque a glória do Senhor preencheu aquele lugar (v.2), ou seja, quando Deus nos visita não há lugar para glória humana, pois ali caberá somente a glória de Deus. O Senhor desceu ali e houve uma disposição de louvor e adoração do povo ao seu Deus. Convide-o para ddescer sobre você!

c) O Senhor desce os céus até nós e traz a unidade para a sua igreja. Sl 133
1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre.

A igreja de Cristo foi chamada para ser unida, mas somente irá ser una a igreja que o Espírito descer sobre ela, aquela igreja será viva e abençoada. Somente o Espírito Santo ao descer sobre a igreja quebra paredes de separação, desfaz as discórdias, faz com que haja perdão e os irmãos vivam, isto agrada a Deus (v.1). Mas, esta igreja unida é não apenas recebe um pouco do Espírito, recebe muito do Espírito, pois o óleo desce sobre a cabeça, barba e até para a roupa (v.2), esta ação é constante, ele cita o Monte Hermom que devido a sua altura o orvalho congelava e ia caindo aos poucos, ficando tudo verde o ano inteiro (v.3). Mas, uma das evidências de uma igreja visitada por Deus é a sua unidade. Você promove a unidade ou desunidade da igreja?

3. O SENHOR ABAIXA A SI MESMO PARA SUBIR E RECEBER HOMENS PARA SI. Sl 68.18-20

O Senhor se abaixou, se humilhando até a morte e sepultura, depois disso Ele foi exaltado vencendo a morte para trazer salvação aos homens, conquistando a vida eterna e nos entregando gratuitamente, aprendemos que:

a) Cristo se abaixou para subir e para consquistar homens para si. Sl 68.18a
18 Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o Senhor Deus habite no meio deles”.

O Senhor se humilhou, se abaixando até as partes mais inferiores da terra (morte e sepultura), depois Ele subiu até os mais altos céus (ressurreição e ascenção), ao subir Ele conquistou homens, ou seja, sua morte comprou homens de todas as tribos, povos, linguas e nações, ao dizer que Ele conquistou homens para si está dizendo que eles não conquistaram a sua salvação, eles foram conquistados para salvação por Jesus Cristo. Os homens que Jesus recebeu como premio pela sua conquista, até homens rebeldes Cristo conquistou, pois imagine, os apostolos como Tiago, João, Pedro, Paulo eram rebeldes, mas Cristo não desistiu deles. Ele conquistou homens para salvação. Você já faz parte do numero dos salvos? Se não, entregue-se a Cristo!

b) Cristo se abaixou e subiu para habitar no meio dos homens que Ele conquistou. Sl 68.18b
18 Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o Senhor Deus habite no meio deles”.

Continuando, o Salmista fala que Cristo habitaria no meio dos homens que Ele conquistaria por sua morte, ressurreição e ascenção. Jesus habita no meio do seu povo, Ele passeia no meio da igreja, está presente na nossa vida todos os dias. Jesus está presente na vida do povo, por isso que não há solidão espiritual na vida de quem que tem Jesus porque sua presença é constante conosco. Se sua vida está vazia, perdeu o sentido e você está com sua alma cansada, venha para Cristo hoje e terás a presença Dele constante em tua vida. Jesus habita com todos aqueles que tiveram um encontro com Ele, assim sendo, você pode hoje convidá-lo para habitar a sua vida se pela fé você passará a gozar de vida e paz eterna!

c) Cristo se abaixou e subiu para nos trazer a salvação. Sl 68.19
19 Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação”.

Quando Deus se abaixou pagou pelos nossos pecados e nos deu a salvação, depois quando subiu Ele nos preserva salvos, pois ele leva o nosso fardo todos os dias e garante a nossa salvação. A salvação não é uma conquista humana, é um presente de Deus. Mas, um presente é dado a quem quer receber, então você pode hoje ter a certeza de que depois da morte irá morar eternamente com Cristo, salvo eternamente. A salvação está disponível para você hoje, tome posse dela por meio da fé em Jesus Cristo. Faça isso agora!!!

d) Cristo se abaixou e subiu para ser o nosso libertador. Sl 68.20
20 O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte”.

O Senhor Jesus quando desceu (morte e sepultamento) e subiu (ressurreição e ascenção), trouxe libertação para os homens que estão com Ele. Jesus é o nosso libertador, as Escrituras afirmam que “se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36), Quando Jesus realizou sua obra, seja na humilhação e na exaltação, traz libertação. Para ser liberto precisamos de Jesus, Ele abriu as portas da prisão espiritual que vivíamos, quebrou as correntes que nos prendiam e as algemas que nos mantinham aprisionados, nos dando total liberdade. Libertou-nos do pecado, do mundo e diabo para que livres pudessémos buscar a Deus.

CONCLUSÃO
Vimos nesta reflexão sobre o verbo abaixar que abaixar alguns e levanta outros; Ele abaixa os céus e desce sobre nós e que Ele abaixou a si mesmo para subir e atrair homens para si. Aplicação: Ele abaixa os soberbos e levanta os humildes, abaixa os impios até o inferno e os que recebem a Cristo até o céu. Ele desce sobre nós e nos traz avivamento, alegria para adorá-lo e unidade para a igreja. Jesus atraiu pecadores para si, passa a habitar na vida daqueles que o receberam, trazendo salvação e libertação para quem Nele crê. Você é humilde ou arrogante? Cristo já desceu na sua vida, já trouxe avivamento para o seu coração? Já tens certeza de salvação? Já foi liberto por Cristo? Busque a Cristo em oração e se você ainda não sabe se vai morar no céu com Ele, entregu-se a Ele hoje para receber um lugar eterno nas moradas celestiais.

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva - IPB Zé Doca - MA


sábado, 11 de julho de 2020

SERMÃO TEMÁTICO SOBRE O VERBO ABATER


TEXTO: SALMO 136.23
“A quem se lembrou de nós em nosso abatimento, porque a sua misericórdia dura para sempre”.

INTRODUÇÃO
O verbo abater tem um significado negativo de humilhação, frustração, cansaço, Deus abate o ser humano, ou seja, Ele pesa a sua mão sobre o ser humano, mas, também deixa de abater aqueles que buscam andar conforme sua palavra. Iremos hoje trazer uma reflexão sobre este verbo para que descubramos o que é abater, o que pode nos abater e o que fazer para não se abater. Extrairemos algumas lições, expostas a partir deste assunto, tendo como base o tema delimitado.

TEMA: REFLEXÃO BASEADA NO VERBO ABATER

1. O SIGNIFICADO DA PALAVRA ABATER

Você já ficou abatido (a)? Com certeza todos nós um dia estivemos abatidos pelos nosso problemas, de outras pessoas, etc. O abatimento quando vem não escolhe cor, idade, classe social ou religião, pois todos os homens estão fadados aos abatimentos da vida e iremos examinar de maneira simples alguns significados que podemos ter para o abatimento na Bíblia

a) Abatido significa humilhado. Pv 29.23
“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.

Esta passagem está tratando sobre sobre um contraste entre soberba e humildade, sendo usado o verbo abater para significar humilhar aquele que é soberbo, que pensa mais de si do que realmente é. O trecho da Escritura diz que quem é soberbo será abatido e o humilde honrado, apresentando de maneira clara um dos significado deste verbo como sendo humilhar. Saia da soberba que ela pode te levar à queda. Um seminarista de um famoso seminário presbiteriano foi convidado para pregar em uma grande igreja Presbiteriana daquele cidade, ele subiu no púlpito orgulhoso dizendo que ia dar um show de conhecimento, mas se atrapalhou não se deu bem, no final ele ia descendo a escada do púlpito triste e cabisbaixo, o pastor da igreja disse: “Se você tivesse subido como você está descendo, você estaria descendo como você subiu”. Seja humilde, os arrogantes serão abatidos!

b) Abatido significa frustrado. Jó 5.11-12
11 para pôr os abatidos num lugar alto e para que os enlutados se alegrem da maior ventura. 12 Ele frustra as maquinações dos astutos, para que as suas mãos não possam realizar seus projetos”.

Aqui nesta passagem ele diz que Deus coloca os abatidos num lugar alto, e que ele frustra os planos maquinados pelos astutos e os impede de realizar seus projetos. Deus aqui nos traz uma outra ideia de abatido que é frustrado. Todos nós já fomos frustrados por algo que planejamos e não aconteceu. Mas, aqui Deus trata dos astutos como aquelas pessoas que fazem planos maus, sem buscar agradar a Deus, estas pessoas serão abatidas, seus planos maus serão abatidos por Deus e eles ficarão frustrados. Deus não perdeu o controle da situação, Ele muitas vezes deixa os perversos pensarem que são inatingíveis, mas chegará a hora deles prestarem contas das suas ações, então o abatimento do juízo de Deus cairá sobre eles e lhes infundirá terror.

c) Abatido significa cansado. Sl 102.23
“Ele me abateu a força no caminho e me abreviou os dias”.

Nesta passagem o salmista está declarando que Deus lhe abateu as forças, ou seja, lhe trouxe cansaço. Quando o homem pensa que foram as suas forças que lhe trouxeram a vitória, Deus retira as suas forças para eles entendam que não foi seu braço que lhe trouxe vitória, mas o braço forte do Senhor. As nossas forças não são imbatíveis, pois o único imbatível é Deus. Se você confia no braço mortal para ter segurança, você estará em maus lençóis, as Escrituras afirmam que “Se o Senhor não edificar a casa em vão vigiam os que edificam, se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela” (Sl 127.1). As suas forças são falíveis e podem sumir a qualquer momento, confie na força de Deus!

2. O QUE PODE NOS ABATER.

Nós vimos acima alguns significados do verbo abater que foram enumerados como: Humilhado, frustrado e cansado. nesta parte da mensagem veremos o que pode nos causar abatimento. Não iremos citar tudo que pode nos abater fisicamente ou espiritualmente, citaremos apenas três coisas que nos causam abatimento que são:

a) O pecado do orgulho nos abate. Jó 40.11
“Derrama as torrentes da tua ira e atenta para todo soberbo e abate-o”.

Deus abate o soberbo, o primeiro soberbo abatido por Deus foi o diabo que devido à soberba ter subido ao seu coração, ele perdeu o seu lugar de dignidade. O pecado dos nossos primeiros pais foi a soberba, pois criados para viver com Deus e por sugestão da serpente passaram a querer viver como Deus. Nesta passagem de provérbios apresenta a ira de Deus contra o pecado do orgulho, Deus abate o orgulhoso, pois a ruina precede a queda, aquele que vive na soberba está cavando debaixo dos seus próprios pés para sua própria queda. Fuja do pecado da soberba, ele te levará ao abatimento e a queda fatal, arrependa-se da soberba!

b) A ansiedade nos deixa abatido. Pv 12.25
“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra”.

A palavra ansiedade significa estrangulamento, sufocamento, pois a ansiedade traz falta de ar, palpitação, ela impede de você de viver as bênçãos do presente porque está preocupado com o futuro que você nem sabe como será. O texto diz que a ansiedade abate o homem, pois um homem ansioso fica triste, cabisbaixo e abatido, necessitando de uma boa palavra que levante seu ânimo. Paulo então diz que não devemos viver ansiosos por coisa alguma, mas orar a Deus e a sua paz encherá a nossa mente. Jogue fora a ansiedade, pois nada você pode fazer para mudar o futuro. Sua história já está desenhada por Deus, jogue fora a ansiedade.

c) A tristeza nos traz abatimento. Pv 15.13
“O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”.

A tristeza chega para todas as pessoas e elas nos abatem. Um cantor secular disse que “não existe felicidade, o que existem são momentos felizes”, ou seja, para este cantor o que existe constantemente é tristeza. Mas, para o cristão não existe tristeza, o que existe são momentos tristes. Pois, da mesma forma que a tristeza nos abate, se o coração for alegre o rosto fica formoso, ou seja, fica com semblante alegre. O coração é um lugar que somente Deus pode penetrar, assim sendo, somente Ele pode alegrar o coração do homem, quando alegra traz um semblante límpido, transparente e suave. Busque a alegria de Deus e tenha o seu coração repleto de paz e o abatimento sairá de sua vida.

3. O QUE FAZER PARA NÃO SE ABATER.

Após o autor apresentar três significados do verbo abater que são: Humilhado, frustrado e cansado; após isso diz que o pecado, ansiedade e tristeza podem nos abater; a partir deste momento iremos trabalhar sobre o que fazer para não se abater, sugerimos algumas possibilidades de vencer o abatimento.

a) Para não se abater a pessoa precisa esperar confiante no Senhor. Sl 42.11
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.

O ser humano para não se abater pelas circunstâncias da vida necessita confiar em Deus, o Salmista inicia o salmo falando do desejo de voltar a estar reunido com o povo de Deus (vv.1-4), continuando ele diz que sua alma está abatida por causa dos seus inimigos (vv.6-7, 9-10), após isso ele demonstra sua esperança em Deus (v.4,8,11). Repete o mesmo refrão duas vezes, nos versículos 4 e 11, aqui, o autor está dizendo que mesmo que a alma esteja abatida e perturbada, devemos esperar confiantemente em Deus, pois Ele ainda o levantará para louvá-lo. Ele esperou em Deus e o abatimento da sua alma foi embora. Faça você a mesma coisa, espere em Deus e tudo o que te abate cairá por terra.

b) Para não se abater a pessoa precisa abandonar todo e qualquer pecado. Sl 38.3, 6
3 Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. 6 Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo”.

Davi estava abatido devido as consequências do seu pecado, inclusive, o pecado trouxe abatimento no seu corpo (v.3) e na sua mente (v.6), para sair desta situação ele deveria deixar o pecado, abandonar toda situação pecaminosa. Se sua alma está abatida, precisas verificar teu coração se não estás vivendo de modo carnal e por consequência o seu coração e sua vida fica abatida por causa do peso da mão de Deus como está escrito em outro salmo: 3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” (Sl 32.3-4), somente depois de confessar e deixar o pecado este abatimento espiritual sai da vida da pessoa conforme o salmista afirma mais à frente: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” (Sl 32.45). Abandone o pecado e retire de sobre você este abatimento espiritual que pode comprometer toda a sua vida.

c) Para não se abater a pessoa precisa viver uma vida de humildade. Ez 21.26
“Assim diz o Senhor Deus: Tira o diadema e remove a coroa; o que é já não será o mesmo; será exaltado o humilde e abatido o soberbo”.

Para escapar deste abatimento espiritual precisamos viver humildemente, pois como o orgulhoso será abatido, o humilde será exaltado, escapando deste abatimento espiritual. Deus nos convida a humildade, este texto lido nos ensina que se eu você formos humildes seremos honrados. Reflitamos se as quedas que têm nos acometido não acontecem porque temos abandonado a humildade. Seja humilde a ponto de parecer com Jesus, pois Ele foi humilhado até a morte, mas ao terceiro dia foi exaltado, nós precisamos olhar para isso e pensar que a humildade nos leva a ser exaltados pelo Senhor e honrados diante de Deus. Ainda que os homens não reconheçam de inicio, mas chegará o dia que Deus nos honrará diante deles. Sejamos humildes.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem sobre o verbo abater nas Escrituras e examinamos as lições: Primeira, Abatido significa humilhado, cansado e frustrado; Segunda, podemos ficar abatido pelo pecado do orgulho, ansiedade e tristeza; Terceira, nós evitaremos cair no abatimento confiando e esperando em Deus, abandonando o pecado e vivendo em humildade. Aplicação: Você se sente cansado, frustrado e humilhado, Jesus te oferece descanso, Ele cuida de ti, tem o melhor para você. Se você estiver em pecado abandone, confie em Deus e viva humildemente, Jesus tem vida eterna para você. Receba hoje o passaporte para a mansão celestial por meio da fé em Jesus. Você quer?

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva - IPB Zé Doca - MA


sábado, 4 de julho de 2020

REFLEXÃO BÍBLICA BASEADA EM COLOSSENSES 2.6-7


TEXTO: COLOSSENSES 2.6,7
6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”.

Introdutoriamente, gostaria de dizer que numa maratona o atleta experiente começa com uma velocidade menor e vai progredindo até tomar a dianteira, Pois se ele gastar muita energia no início, faltará no final, os inexperientes gastam tudo de si, enquanto no final não possuem a energia necessária para vencer. O apóstolo Paulo desejava o crescimento espiritual de verdade sem máscaras, pois estava ocorrendo experiências subjetivas sem progresso eespiritual em Cristo. Iremos tratar sobre o progresso espiritual e os seus beneficios para avida cristã, para isto trabalharemos sobre os Beneficios do Crescimento espiritual.

Primeiro, o progresso espiritual em Cristo traz firmeza. Esta verdade pode ser observada no termo “radicados” (v.7a), pois de acordo com o linguista Aurélio Buarque de Hollanda. raidicado significa arraigado, enraizado, firmado em algum lugar, que é dificil de ser retirado. Ou seja, alguém que está arraigado em Cristo, não há quem possa nos tirar das suas mãos (Jo 10.28), o progresso espiritual nos faz ficar firmes em Cristo e no seu poder. Por isso que o crente não deve parar, mesmo quando estar fraco, deve permanecer buscando a Deus e Ele lhe firmará os passos, mas se quando passamos por instantes de desânimo, deixamos de buscar ao Senhor, ficaremos mais fracos ainda. Jesus quer nos dar firmeza, busque a sua presença, enraize sua vida no Senhor.

Segundo, o progresso espiritual em Cristo traz edificação. Podemos examinar na palavra “edificados”, que indica que Deus é o nosso edificador, Ele faz isso usando os diversos meios conforme a sua multiforme graça para trazer edificação ao povo de Deus. Nós fazemos nossa parte um plantando a semente do evangelho, outro colhendo os frutos, mas o crescimento quem dá é Deus (I Cor 3.6). Ele é quem esifica a sua lavoura, quem faz crescer o seu trigo, quem concede crescimento à sua igreja, quem acrescenta os salvos ao seu povo. Precisamos tomar cuidado para nós não idolatramos os numeros e achar que o importante é encher o templo de gente, Deus não quer uma igreja com seu templo inchado de gente sem edificação. Também não devemos achar que o mellhor é a igreja não crescer numericamente, pois se a igreja for edificada em Cristo, ela vai crescer da maneira correta. Nós queremos que a igreja cresça em numero com qualidade.

Terceiro, o progresso espiritual em Cristo traz confirmação. Examinamos esta assertiva na passagem que diz “confirmados na fé”, na qual o apostolo Paulo visava que aqueles irmãos fossem confirmados com base no conhecimento de Cristo, pois havia uma heresia que estava assolando a igreja de Colossos, era uma mistura do legalismo judaizante com o gnosticismo, eles criam que recebiam revelações superiores vindas de direto do céu. Eles diziam que cristãos eram vulneraveis a seres espirituais e para aplacar a ira, eles deveriam venerar eles através de culto aos anjos (Cl 2.18), abster-se de algumas comidas e dias especificos (Cl 2.16). Paulo aqui estava dizendo que eles deveriam ser confirmados na fé doutrinária, no corpo teológicos deixado de modo racional por Cristo e pelos apostolos. Não são as experiencias que nos levam a conhecer a Cristo, mas a Palavra de Deus, pois Ela testifica sobre Jesus (Jo 5.39).

Quarto, o progresso espiritual em Cristo traz instrução. Continuando Paulo vai dizer que o conhecimento de Cristo para eles vem pelo ensino instrutivo da igreja, examina-se isso nas seguintes palavras do apóstolo: “Tal como fostes instruidos”, Ele aqui está nos ensinando que com o progresso espiritual nos tornamos mais instruidos na doutrina e pratica. Sobre esta verdade o autor William S. Smith afirma que o evangelho ensina o crer e o que fazer com o crer. A cada dia que passa nos tornamos conhecedores e praticantes do evangelho mais do que no príncipio da fé. Alguns dizem por ignorância que não precisa estudar, mas praticar, porémantes de praticar eu preciso conhecer, para depois colocar em pratica (Tg 1.22).

Quinto, o progresso espiritual em Cristo traz instrução. A passagem diz “crescendo em ações de graças”, ou seja, Paulo estava aqui trazendo a verdade da ingratidão daquela igreja que, com facilidade, esquecia dos seus verdadeiros mestres para dar ouviddos às novidades dos falsos mestres que estavam trazendo heresias para aquela igreja. Todos nós somos tendentes a sempre pedir e raramente agradecer, como os dez leprosos curados por Jesus, todos foram curados, mas somente um voltou para agradecer e este era estrangeiro (Lc 17.12-19). Muitas vezes vemos somente o sofrimento como um boneco que sempre diz: Oh Dia! Oh Céus! Oh Tudo! O progresso espiritual nos ajuda a agradecer a Deus as vitórias que superam as lutas. Minha irmã, meu irmão, seja agradecido a Deus por tudo que Ele tem feito por você. Lembre-se da ordem de Paulo: “Sede agradecidos!”

Para concluir, gostaria de refrescar sua mente que o progresso espiritual em Cristo nos faz ter firmeza, eddificação, confirmação na fé, instrução e gratidão. Temos crescido verdadeiramente em Cristo? Você precisa crescer verdadeiramente em Cristo, então ore neste instante e peça para que Ele te dê um crescimento saudavel, que conhecamos as Escrituras, mas que este conhecimento seja banhado pelo Espírito Santo e que possas ser tomado do saber e da glória de Cristo neste instante.

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva

quarta-feira, 1 de julho de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM APOCALIPSE 11.1-2


TEXTO: APOCALIPSE 11.1-2
1 Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram; 2 mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa”.

INTRODUÇÃO
Há algumas medidas que são utilizadas no dia a dia, tais como: Medidas de massa como Quilo e seus derivados; Capacidade com o litro e suas submedidas, medidas de comprimento e seus subprodutos. Para medir massa se utiliza uma balança, volume ou capacidade, um litro, para o comprimento, metro e outros, neste texto a medida de comprimento foi utilizada para trazer lições espirituais para a igreja. Os vv.1-2 quando descrevem um caniço de medir, indicam uma figura do conhecimento de Deus sobre o seu povo, embora ele condene aqueles que estão no meio, mas não são do meio. Ele preserva os seus eleitos mesmo com os ataques. O templo simboliza a presença de Deus, quando Deus mede, cuida, julga e guarda o seu povo. Quando se refere ao altar está se referindo aos adoradores do altar, o átrio exterior indica a perseguição contra o povo de Deus, mesmo eles sendo calcados com intensidade,esta tribulação será limitada por Deus pelo tempo simbólico de 42 meses. Sobre esta medida de Deus que é certa e exata, nós iremos trabalhar tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A MEDIDA CERTA PARA A VIDA VEM DE DEUS

1. DEUS TEM A MEDIDA CERTA PARA O SEU POVO. V.1a
1 Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara [...]”

1.1 Deus mede quem faz parte do seu povo.

A. Com a medida da renuncia do eu. Lc 9.23
23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

B. Com a medida da santidade de vida. I Pe 1.13-16
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

C. Com a medida da plenitude do Espírito Santo. Ef 5.18
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

1.2 Deus mede quem lidera seu povo.

A. Deus tem a medida da vida do líder em sua presença. Jr 3.15
15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”.

B. Deus tem a medida da dedicação do líder ao rebanho. At 20.28
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”.

C. Deus tem a medida da vivencia do líder na Palavra e oração. At 6.4
4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra”.

1.3 Deus mede quem abandona seu povo.

A. Deus na sua medida justa diz que Ele nunca foi de fato convertido. I Jo 2.19
19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”.

B. Deus na sua medida justa diz que Ele está caminhando em condenação. Pv 21.16
16 O homem que se desvia do caminho do entendimento na congregação dos mortos repousará”.

C. Deus na sua medida justa diz que Ele não serve de exemplo para nós. Mt 23.1-3
1 Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: 2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. 3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem”.

2. DEUS TEM A MEDIDA CERTA PARA O SERVIÇO DO SEU POVO. V.1b
“[...] e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram”.

2.1 Deus mediu o seu santuário onde se realiza o serviço
“[...] e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus [...]”

A. O santuário de Deus (Crente) não é lugar de conversas inconvenientes. Ef 5.4
4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças”.

B. O santuário de Deus (Crente) não é lugar de praticas que o destruam. I Co 3.16-17
16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”.

C. O santuário de Deus (Crente) não é lugar de negligencia ao serviço do Senhor. Jr 48.10
10 Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”

2.2 Deus mediu o seu altar no qual se realiza o serviço.
“[...] e também me foi dito: Dispõe-te e mede o [...] o seu altar [...]”

A. O altar é lugar de sacrifício espiritual, no sacrifício oferecemos o melhor (Primícias). Gn 4.3-5
3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante”.

B. O altar é lugar de sacrifício espiritual, realizamos sacrifícios de louvor. Hb 13.15
15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”.

C. O altar é lugar de sacrifício espiritual, o nosso culto é este sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Rm 12.1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

2.3 Deus mediu a adoração de quem realiza o serviço.
“[...] e também me foi dito: Dispõe-te e mede [...] os que naquele adoram”.

A. A adoração deve ser em espirito e em verdade, ou seja, em qualquer lugar e com a vida. Jo 4.23-24
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

B. A adoração deve ser com um coração quebrantado e não apenas com os lábios. Mt 15.8-9
7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

C. A adoração deve ser dirigida somente a Deus. Mt 4.10
10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”.

3. DEUS TEM A MEDIDA CERTA PARA A TRIBULAÇÃO DO SEU POVO. V.2
2 mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa”.

3.1 Deus limita a tribulação que passamos nesta vida para nos ensinar. V.2a
2 mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios [...]”

A. A nossa tribulação produz perseverança. Rm 5.3
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança”.

B. A nossa tribulação não pode nos separar do amor de Deus. Rm 8.35-39
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

C. A nossa tribulação deve ser enfrentada com paciência. Rm 12.12
12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”.

3.2 Deus limita o tempo da nossa tribulação neste mundo para nos preservar. V.2b
[...] estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa”.

A. Deus limita a tribulação apenas por causa do seu povo. Mt 24.21-22
21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados”.

B. Deus limita a tribulação vindo no tempo certo com livramento. I Co 10.13
13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.

C. Deus limita a tribulação porque conhece a nossa fragilidade. Is 41.10-14
10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. 11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. 12 Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. 13 Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. 14 Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel”.

3.3 Deus limita a tribulação presente com a glória do mundo porvir. Rm 8.18
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

A. A nossa tribulação é limitada quando atentamos para o eterno e não para o que é temporal. II Co 4.18
18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”.

B. A nossa tribulação é limitada quando estamos ocupados com Deus. Ne 6.2-4
2 Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. 3 Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? 4 Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta.

C. A nossa tribulação é limitada quando temos pessoas ao nosso lado para nos fortalecer. Is 41.6
6 Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse:  forte”.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que Deus tem a medida certa para o seu povo, examinamos que: Primeiro, DEUS TEM A MEDIDA CERTA PARA O SEU POVO: Deus mede quem faz parte, quem lidera, quem abandona seu povo. Segundo, DEUS TEM A MEDIDA CERTA PARA O SERVIÇO DO SEU POVO: Deus mediu o seu santuário, o seu altar, a adoração de quem realiza o serviço. Terceiro, DEUS TEM A MEDIDA CERTA PARA A TRIBULAÇÃO DO SEU POVO: Deus limita a tribulação que passamos nesta vida para nos ensinar, limita o tempo da nossa tribulação neste mundo para nos preservar, limita a tribulação presente com a glória do mundo porvir. APLICAÇÃO: Se Deus hoje medir o santuário da tua vida, o teu altar de serviço a Ele, a tua tribulação, bem como tua reação nelas, você passa na medida? Deus disse por meio do profeta Daniel ao rei Belsazar: “Pesado foste na balança e achado em falta” (Dn 5.27), como você quer ser encontrado na balança de Deus ou na medida de Deus? Na medida certa ou em falta? Para ser achado na medida certa você precisa estar em Cristo: Amando-o, obedecendo-o e servindo-o, pois somente Ele tem a medida certa para nossa vida.