Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de junho de 2018

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILIPENSES 3.12-14


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: FILIPENSES 3.12-14
12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

INTRODUÇÃO
    
O site Conceitos traz uma definição de atleta, atestando que:

A palavra atleta provém do grego athletes e por sua vez do termo aethos, que significa esforço. Atendendo a sua origem etimológica, o atleta é aquele que compete com esforço por um prêmio. Fora da etimologia, o atleta é aquele que pratica alguma modalidade relacionada ao esporte, mais específico ao atletismo. (Via conceitos.com: https://conceitos.com/atleta/)

     Esta carta de Paulo chamada a carta da alegria, que ele escreveu da prisão trata da alegria da vida cristã (Fl 2.4-7). O apostolo dos gentios estava aqui usando uma linguagem conhecida no meio atlético, pois o atleta não poderia correr olhando para trás, ele esquecia as coisas que ficaram (v.13a), prosseguia para frente (v.13b), tendo como alvo um premio na chegada final (v.14), ele utilizou esta linguagem esportiva para aplicar à vida cristã, queremos trabalhar esta temática tendo como base o seguinte tema:

TEMA: SEMELHANÇAS DA VIDA DE UM ATLETA COM A VIDA CRISTÃ

I.                      A VIDA CRISTÃ E A SUA SEMELHANÇA COM A VIDA DE UM ATLETA NA TRAJETÓRIA.I Co 9.24-27

1.                   A vida cristã é como a trajetória de um atleta, muitos a iniciam, mas nem todos a concluem, o cristão deve correr até o fim. V.24
24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”.

2.                   A vida cristã é como a trajetória de um atleta, ele se domina, para alcançar uma coroa, ou seja, despreza as coisas do mundo para alcançar as coisas do céu. v.25
25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”.

3.                   A vida cristã é como a trajetória de um atleta, possui uma meta que é não ser desqualificado, ou seja, não envergonhar o evangelho. v.26-27
26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

II.                   A VIDA CRISTÃ E A SUA SEMELHANÇA COM A VIDA DE UM ATLETA NA SUA DISCIPLINA. II Tm 2.3-5

1.                   Na corrida da vida cristã somos disciplinados, para futura coroação, pelos sofrimentos por causa do Nome de Jesus. V. 3
3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus”.

2.                   Na corrida da vida cristã somos disciplinados, para futura coroação, por que o objetivo presente é agradar ao Senhor Jesus. V. 4
4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou”.

3.                   Na corrida da vida cristã somos disciplinados para futura coroação, obedecendo as normas deixadas por Jesus. V. 5
5 Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”.

III.                  A VIDA CRISTÃ E A SUA SEMELHANÇA COM A VIDA DE UM ATLETA NA UTILIDADE. I Tm 4.6-8

1.                   A vida do atleta para ser útil precisa de uma alimentação adequada, o cristão para ser útil na carreira cristã precisa se alimentar da Escritura. V.6
6 Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”.

2.                   A vida do atleta para ser útil precisa de exercícios adequados, o cristão para ser útil na carreira cristã precisa se exercitar na piedade. V.7-8a
7 Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. 8 Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa [...]”

3.                   A vida do atleta para ser útil precisa de uma promessa de uma premio, o cristão para ser útil na carreira cristã precisa ter a promessa da vida eterna. V.8b
“[...] porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”.

CONCLUSÃO
A vida atlética como vimos na mensagem tem muitas semelhanças com a vida cristã, trabalhamos aqui algumas delas que foram assim delimitadas: PRIMEIRA, A VIDA CRISTÃ E A SUA SEMELHANÇA COM UM ALTLETA ATLETA NA TRAJETÓRIA: A vida cristã é como a trajetória de um atleta, muitos a iniciam, mas nem todos a concluem, o cristão deve correr até o fim, ele se domina, para alcançar uma coroa, ou seja, despreza as coisas do mundo para alcançar as coisas do céu, possui uma meta que é não ser desqualificado, ou seja, não envergonhar o evangelho. SEGUNDA, A VIDA CRISTÃ E A SUA SEMELHANÇA COM A VIDA DE UM ATLETA NA SUA DISCIPLINA: Na corrida da vida cristã somos disciplinados, para futura coroação, pelos sofrimentos por causa do Nome de Jesus, por que o objetivo presente é agradar ao Senhor Jesus e obedecendo as normas deixadas por Jesus. TERCEIRA, A VIDA CRISTÃ E A SUA SEMELHANÇA COM A VIDA DE UM ATLETA NA UTILIDADE: A vida do atleta para ser útil precisa de uma alimentação adequada, o cristão para ser útil na carreira cristã precisa se alimentar da Escritura, de exercícios adequados, o cristão para ser útil na carreira cristã precisa se exercitar na piedade e de uma promessa de um premio, o cristão para ser útil na carreira cristã precisa ter a promessa da vida eterna. APLICAÇÃO: Como você tem corrido a trajetória da vida cristã? Você seria classificado ou desqualificado? Você vai chegar na linha de chegada do céu? Você está no time de Jesus? Se a resposta for negativa você pode ainda hoje entregar sua vida a Cristo e integrar este time vencedor.

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

2 comentários: