Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2018

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ROMANOS 1.1-7

TEXTO: ROMANOS 1.1-7

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, 3 com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi 4 e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor, 5 por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios, 6 de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo. 7 A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

INTRODUÇÃO

Antigamente nós ficamos esperando chegar um cidadão vestido de amarelo e azul, ele trazia nas suas mãos noticias dos nossos amigos e parentes que moravam fora, esta pessoa era o carteiro. A correria era grande quando ele chegava para saber se tinham noticias, esperava-se que fossem boas, dos seus parentes. A palavra evangelho vem de uma palavra grega “evangello” é significa boa noticia, este evangelho que Jesus trouxe, chegou até nós, por isso estamos aqui reunidos louvando o seu nome. Você já foi alcançado por este evangelho? A autoria da carta aos Romanos é do apostolo Paulo (v.1), o seguinte esboço é proposto pelo Rev. William S. Smith: I. Introdução (v.1-17); II. Nenhuma salvação fora do evangelho (1.18-3.20): III. A justiça ela fé (3.21-5.21); IV. Justiça e vida (6 – 8); V. O mistério de Israel (9 – 11); VI. A nova obediência (12.1-15.13); VII. Conclusão (15.14-16.27). A passagem separada faz parte da introdução e está inserida na saudação geral, ele trata do evangelho de Deus, este evangelho tem um conteúdo que é Jesus Cristo, uma exigência que é a obediência e uma aplicação aos que Deus chama eficazmente para o servir, iremos explicar cada um destes itens a partir do tema abaixo.

TEMA: O EVANGELHO DE DEUS

1. O CONTEÚDO DO EVANGELHO. V.1-4

a) O conteúdo do verdadeiro evangelho é Jesus Cristo segundo as Escrituras. V.1-2

Esta carta tem como autor o apostolo Paulo, embora escrito por um amanuense chamado Tércio (Rm 16.22). Vejamos o texto a seguir : “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus” (v.1). Paulo era o nome romano de Saulo de Tarso, ele se declarou servo de Cristo (Gr. “doulôs”, escravo). Paulo também declarou que era chamado (Gr. “Kletos”, chamado particular) para ser um apostolo (Gr. “Apostolew”, enviado, desbravador, iniciador). Paulo foi separado para pregar não o que ele queria, mas para ensinar o evangelho de Deus. O evangelho que Paulo pregava não era baseado em homens, novas revelações ou tradições humanas, mas em Jesus Cristo como está registrado nas Sagradas Escrituras como se afirma a seguir: “O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras” (v.2). Confira se o que você ouve é baseado nas Sagradas Escrituras ou em doutrinas humanas!

b) O conteúdo do verdadeiro evangelho é Jesus Cristo como Filho de Deus. V.3

O conteúdo do evangelho de Deus é Jesus Cristo conforme se observa: “com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi” (v.3). Aqui Paulo vai dizer que o conteúdo do evangelho afirma que Jesus é o Filho de Deus (v.3a), mas, o que significa Jesus ser Filho de Deus? Alguns diriam que significaria que Ele é menor que Deus, mas as Escrituras afirmam o contrário disso, vejamos: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18), Jesus ser chamado Filho de Deus indica que Ele é igual a Deus. Ainda vai ser explorada a verdade que Jesus segundo a carne veio da descendencia de Davi (v.3b), aqui há um ensino que Jesus tornou-se homem, pois fazer-se carne é tornar-se um de nós (Jo 1.14, vir da descendencia de Davi, significa que Jesus é o Rei eterno que veio salvar o reinar sobre seu povo.

c) O conteúdo do verdadeiro evangelho é Jesus Cristo cheio de poder. V.4a

Depois Paulo vai afirmar que o conteúdo deste evangelho é Jesus, Ele é poderoso, conforme se registra: “E foi designado Filho de Deus com poder segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos [...]” (v.4a). Paulo diz que Jesus, o Filho de Deus tem poder (v.4), ou seja, Ele é poderoso para salvar e transformar o mais miserável dos pecadores, pois este evangelho de Jesus é o evangelho de poder (Rm 1.17), devido ao seu poder Ele viveu uma vida de santidade plena (v.4), devido a isto o autor aos hebreus vai dizer que Ele foi tentado em tudo, mas não pecou (Hb 4.15), a prova visivel do seu poder foi a sua ressurreição, pois Ele não poderia ser detido pela morte, Ele disse que tinha poder para entregar a sua vida e tomar de volta (Jo 10.18). Jesus é poderoso, por isso o evangelho de Cristo é o Evangelho de poder!!! ALELUIA!!!

d) O conteúdo do verdadeiro evangelho é Jesus Cristo como Senhor. V.4b

Paulo vai dizer ainda que este evangelho apresenta Jesus como Senhor como se observa a seguir: “[...] a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor” (v.4b). Nenhuma pessoa pode ter Jesus como Salvador se não tiver Ele como Senhor. O que é ter Jesus como Senhor? É você abrir mão das suas vontades, desejos e caprichos para obedecer ao Senhor Jesus. Observe bem que as Escrituras afirmam que você não será salvo sem render a vida a Jesus, recebendo-o como Senhor, entregando-se aos cuidados Dele e sendo-lhe obediente. Receba a Jesus como seu Senhor e Ele será teu salvador, você quer?

2. A EXIGÊNCIA DO EVANGELHO. V.5

a) A exigência do evangelho é a obediência por fé. V.5

A obediencia ao evangelho não deve ser feita por medo ou constrangimento, mas por fé como afirma a sequencia do discurso de Paulo: “por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios” (v.5). A igreja de Roma foi plantada, segundo afirma William Barclay, por pessoas alcançadas no dia de pentecostes (Rm 2.10)), e ao retornar para sua terra levaram a mensagem do evangelho, eles aprenderam que a obediência é um ato de fé. Coerência é alguém fazer ó que diz, mas convicção é fazer porque crê, ou seja, a obediência do cristão é por causa da sua fé. Ele obedece, mesmo quando ninguém da igreja o vê, por que obedece por fé e não por religiosidade.

b) A exigência do evangelho é a obediência por amor. Jo 14.21

O cristão não obedece com sentimento de raiva, ódio, por está obedecendo, mas por amor, sobre esta verdade observamos o Senhor Jesus dizendo: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14.21). A obediência está ligado ao amor, assim sendo, é hipocrisia alguém dizer que ama os pais, Deus, se vive na desobediência. Amar a Jesus não é colocar uma faixa na testa 100% Jesus, nem colocar uma camisa com o nome de Jesus, pois muitos são os que usam Jesus no peito, mas não tem peito para seguir Jesus. Vive na desobediência: Mentindo, tendo praticas religiosas antibiblicas, fornicando, não congregando, não dando testemunho, não contribuindo, simplesmente não amam Jesus! Ame a Jesus, obedecendo-o. Volte-se para Ele ainda hoje!!!

c) A exigência do evangelho é a obediência pela Palavra. I Sm 15.22-23

A palavra de Deus diz que Deus tem mais prazer na obediencia à Palavra do que seguir rituais religiosos:, conforme se aponta na passagem: 22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (I Sl 15.22-23). Temos visto muitos religiosos que estão dentro das igrejas obedecendo a regras religiosas, mas desobedecem a Palavra de Deus, muitos acham pecado a irmã usar maquiagem, calça comprida, brinco, quando as Escrituras afirmam que Deus deu estas coisas as mulheres de Israel (Ez 16.10-14), mas não acham pecado usar o púlpito da igreja para leiloar os votos da igreja para politicos em troca de piso, teto e beneficios para aquela igreja. Saul foi punido porque abandonou a Palavra de Deus, queria enganar a si mesmo com regras religiosas, muitos se escondem através do paletó e gravata para esconder a podridão que está no seu coração. Obedeça a Palavra de Deus, não regras humanas, religiosas e farisaicas, pois as dourinas elaboradas pelos homens nunca formaram os melhores homens, mas os maiores hipócritas.

3. A APLICAÇÃO DO EVANGELHO. V.6-7

a) O evangelho é aplicado aos que são chamados para pertencer a Cristo. V.6

O evangelho é aplicado ao nosso coração pelo Espírito Santo para pertencermos a Cristo: “De cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo” (v.6). Aqueles que são chamados pela pregação do evangelho, quando aceitam esta mensagem passam a pertencer a Jesus Cristo e sua vida passa a ter um dono, nunca mais estarão sozinhos nem enregues á prórpia sorte, Jesus protege os que estão sob sua guarda.

b) O evangelho é aplicado aos que são chamados ao Pai por amor. V.7a

O evangelho é aplicado à nós por causa do amor de Deus, Ele nos amou de tal modo que nos chamou para salvação, vejamos Paulo falando: “A todos os amados de Deus [...]” (v.7a). Deus amou-nos de tal modo que entregou seu Filho para morrer em nosso lugar, Ele então nos chama pela pregação do Evangelho, pois, o evangelho é a boa nova do amor de Deus para nos salvar. O termo “amados” (Gr. “Agapetos”) usado aqui se refere ao amor de Deus que é incondicional para o pecador. O evangelho é uma carta de amor de Deus para pecadores que nada merecem Dele, estes são chamados por amor e quando se rendem a este amor, recebem a salvação eterna gratuita.

c) O evangelho é aplicado nos que são chamados para serem santos. V.7b 

O evangelho é aplicado aos pecadores pela pregação do evangelho, mas a evidencia que estes foram alcançados pelo evangelho é uma vida de santidade como se observa: “[...] chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (v.7). O termo usado para santo (Gr. Hágion) Conforme Louis Berkhof, indicava uma casca de uma árvore tirada por alguem (separação) e esta pessoa pega a casca e faz nela uma obra de arte, de modo que as pessoas que olham para ela não verão a casca, mas a obra de arte que ela se tornou (transformação). Alguem que foi alcançado por Cristo nunca mais será a mesmo que era antes de conhecer o evangelho. Lembre-se que a salvação é pela graça, mas a maneira desta salvação ser evidenciada é por uma vida de santidade, distancia do pecado. Quem ´pertence a Cristo deve se afastar de todo o pecado!

CONCLUSÃO

Esta mensagem trouxe algumas lições sobre o Verdadeiro evangelho, enunciadas da seguinte forma: Primeiro, o conteúdo do evangelho: Jesus Cristo. Segundo, a exigência do evangelho: Obediência. Terceiro, A aplicação do evangelho: A todos que Deus chama eficazmente em Cristo. Você já foi alcançado (a) por este evangelho? Já possui certeza de salvação? Seu coração pertence a Cristo verdadeiramente? Aplicação: É impossível que alguém tenha conhecido a Cristo verdadeiramente e permaneça da mesma forma, se você conheceu o evangelho que é Jesus Cristo, vai querer viver em obediência a Ele, assim sendo, se ainda não está em obediência a Cristo necessita mudar de vida hoje. Se aqui existe alguém que ainda não tem certeza da sua salvação, o evangelho ainda não penetrou em teu coração, você pode hoje ainda render-se aos pés de Jesus e recebe-lo como teu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Deseja fazer isto?

REFERENCIAS

BARCLAY, William. Comentário do Novo Testamento. 1 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

CASIMIRO, Arival Dias. A Boa Notícia que Veio do Céu: Estudos Bíblicos em Romanos. 5 ed. Santa Barbara D’Oeste: Z3Ideia, 2018.

CHAMPLIN, Russel Norman. Comentário do Novo Testamento Versículo por Versículo V.III. 10 ed. Interlagos: Candeia, 1995.

GENEBRA, Bíblia de Estudo. Texto e Notas de Rodapé. 2 ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

HENDRICKSEN, Wlliam. Comentário de Romanos. 1 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2001

LOPES, Hernandes Dias. Romanos: O Evangelho Segundo Paulo. 1 ed. São Paulo: Hagnos, 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário