Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM GÊNESIS 21.33

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 21.33
“Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno”.

INTRODUÇÃO
Há uma música de determinado grupo musical que diz: “Que seja eterno enquanto dure”, isto demonstra que as pessoas não estão entendendo aquilo que é eterno, pois o que é eterno, segundo o Dicionário Informal de Português é: ”Tudo aquilo que permanece eternamente; imutável”, não algo que dura muito tempo, mas algo que ultrapassa o tempo, que permanece na eternidade. Esta passagem continua falando sobre a vida de Abraão, tratando sobre alguns aspectos como: Nascimento de Isaque (21.1-7); expulsão de Hagar e de seu filho Ismael (21.8-21), depois ele faz aliança com Abimeleque (v.22-34). Este versiculo escolhido fala que Abraão invocou o nome do Senhor Deus eterno. A pergunta que fica é: O seu Deus tem uma validade temporária ou eterna? Gostaria de trata nesta mensagem sobre eternidade do Deus que o cristão serve, isto será explicado com base no tema abaixo.

TEMA: O DEUS QUE O CRISTÃO SERVE É ETERNO

1.     A SUA EXISTENCIA É ETERNA. Sl 90.2
“Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

1.1   Deus é declarado como sendo um Ser Eterno (Eu Sou). Êx 3.14
“Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros”.

1.2   Jesus é declarado como sendo o mesmo eternamente. Hb 13.8
Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.
                                                      
1.3    O Espírito Santo é declarado como sendo Eterno. Hb 9.14
“Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”

2.     A SUA CONDENAÇÃO É ETERNA PARA OS IMPIOS. Jd V.5-7
[5] Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; [6] e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; [7] como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição”.

2.1   A condenação eterna é para todos os que desprezam a Palavra de Deus. Jo 12.48
“Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”.

2.2   A condenação eterna é para todos os que negam Jesus, o Filho de Deus. Jd v.4
“Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”.

2.3   A condenação eterna é para todos os que vivem no pecado. Jo 8.21,24
[21] De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir. [24] Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”.

3.     A SUA SALVAÇÃO PARA O SEU POVO É ETERNA. Jo 10.27-29
[27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. [28] Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. [29] Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

3.1   A salvação eterna de é um presente Deus, por meio da Fé em Jesus. Ef 2.8
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.

3.2   A salvação eterna é uma realidade para todos os que crêem em Jesus. Jo 3.36
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

3.3   A salvação eterna é um ato divino para todos os que arrependidos se achegam a Jesus. II Co 7.9-10
[9] agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. [10] Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratou sobre eternidade de Deus e sua concepção pelos cristãos, foram extraídas algumas questões como: Primeira, A SUA EXISTENCIA É ETERNA; Segunda, A SUA CONDENAÇÃO É ETERNA PARA OS IMPIOS; Terceira, A SUA SALVAÇÃO PARA O SEU POVO É ETERNA. Como é o seu Deus, eterno ou temporário? Você sabia que a eternidade é uma realidade? Pois como Deus é eterno, a sua condenação é eterna e a sua salvação também é eterna. Se alguém ao partir daqui for com Cristo vai viver eternamente, mas se partir sem Cristo vai sofrer eternamente em tormentos. Qual a sua decisão?


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Pastor Presbiteriano Licenciado; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé - PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário