Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM GÊNESIS 21.33

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 21.33
“Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno”.

INTRODUÇÃO
Há uma música de determinado grupo musical que diz: “Que seja eterno enquanto dure”, isto demonstra que as pessoas não estão entendendo aquilo que é eterno, pois o que é eterno, segundo o Dicionário Informal de Português é: ”Tudo aquilo que permanece eternamente; imutável”, não algo que dura muito tempo, mas algo que ultrapassa o tempo, que permanece na eternidade. Esta passagem continua falando sobre a vida de Abraão, tratando sobre alguns aspectos como: Nascimento de Isaque (21.1-7); expulsão de Hagar e de seu filho Ismael (21.8-21), depois ele faz aliança com Abimeleque (v.22-34). Este versiculo escolhido fala que Abraão invocou o nome do Senhor Deus eterno. A pergunta que fica é: O seu Deus tem uma validade temporária ou eterna? Gostaria de trata nesta mensagem sobre eternidade do Deus que o cristão serve, isto será explicado com base no tema abaixo.

TEMA: O DEUS QUE O CRISTÃO SERVE É ETERNO

1.     A SUA EXISTENCIA É ETERNA. Sl 90.2
“Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

1.1   Deus é declarado como sendo um Ser Eterno (Eu Sou). Êx 3.14
“Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros”.

1.2   Jesus é declarado como sendo o mesmo eternamente. Hb 13.8
Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.
                                                      
1.3    O Espírito Santo é declarado como sendo Eterno. Hb 9.14
“Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”

2.     A SUA CONDENAÇÃO É ETERNA PARA OS IMPIOS. Jd V.5-7
[5] Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; [6] e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; [7] como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição”.

2.1   A condenação eterna é para todos os que desprezam a Palavra de Deus. Jo 12.48
“Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”.

2.2   A condenação eterna é para todos os que negam Jesus, o Filho de Deus. Jd v.4
“Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”.

2.3   A condenação eterna é para todos os que vivem no pecado. Jo 8.21,24
[21] De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir. [24] Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”.

3.     A SUA SALVAÇÃO PARA O SEU POVO É ETERNA. Jo 10.27-29
[27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. [28] Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. [29] Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

3.1   A salvação eterna de é um presente Deus, por meio da Fé em Jesus. Ef 2.8
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.

3.2   A salvação eterna é uma realidade para todos os que crêem em Jesus. Jo 3.36
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

3.3   A salvação eterna é um ato divino para todos os que arrependidos se achegam a Jesus. II Co 7.9-10
[9] agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. [10] Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratou sobre eternidade de Deus e sua concepção pelos cristãos, foram extraídas algumas questões como: Primeira, A SUA EXISTENCIA É ETERNA; Segunda, A SUA CONDENAÇÃO É ETERNA PARA OS IMPIOS; Terceira, A SUA SALVAÇÃO PARA O SEU POVO É ETERNA. Como é o seu Deus, eterno ou temporário? Você sabia que a eternidade é uma realidade? Pois como Deus é eterno, a sua condenação é eterna e a sua salvação também é eterna. Se alguém ao partir daqui for com Cristo vai viver eternamente, mas se partir sem Cristo vai sofrer eternamente em tormentos. Qual a sua decisão?


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Pastor Presbiteriano Licenciado; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé - PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista Missionário.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 1.1-4

 Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: LUCAS 1.1-4

TEMA: VERDADES SOBRE A REVELAÇÃO DE DEUS PARA O HOMEM

1.     A REVELAÇÃO DE DEUS FALA DA PRESENÇA DE JESUS ENTRE OS HOMENS. V.1-2
“[1] Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, [2] segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra”.

1.1     Jesus quando veio viver entre nós, tornou-se homem como nós, exceto no pecado.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai” (Jo 1.14).

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”(Hb 4.15)

1.2     Jesus quando veio viver entre nós, sujeitou-se a todo o plano do Pai, inclusive a cruz. Fp 2.5-8
[5] Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, [6] o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, [7] mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; [8] e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”.

1.3     Jesus quando veio viver entre nós e implantar o reino de Deus aqui.

João Batista dizia: “Arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus” (Mt 3.2).

Jesus Disse: Arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus (Mt 4.17).

2.     A REVELAÇÃO DE DEUS ESTÁ DISPONIBILIZADA DE MANEIRA ESCRITA. V.3
“Também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem”.

2.1     A Palavra de Deus é o meio mais completo de conhecermos a Deus.

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (Jo 5.39).

[20] sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. [21] Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo” (I Pe 1.20-21).

2.2     A Palavra de Deus é o meio pelo qual nós tomarmos posse da vida eterna. Jo 5.24
“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.

2.3     A Palavra de Deus habilita-nos no conhecimento da verdade. II Tm 3.16, 17
[16] Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; [17] para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”.

3.     A REVELAÇÃO DE DEUS FORTALAECE A FÉ DOS CRISTÃOS. V.4
“Para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído”.

3.1     Quando Deus se revela ao homem, este ver a majestade divina. Is 6.1-4
“[1] No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. [2] Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. [3] E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. [4] E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça”.

3.2     Quando Deus se revela ao homem, este ver a falibilidade humana. Lc 5.8; Is 6.5

“Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lc 5.8).

“Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!” (Is 6.5)

3.3     Quando Deus se revela ao homem, este ver a ação graciosa de Deus. Is 6.6-7
[6] Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; [7] e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado”.

3.4     Quando Deus se revela ao homem este ver a necessidade de fazê-lo conhecido aos outros. Is 6.8; Mc 1.17, 18

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8).

“[17] Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. [18] Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram” (Mc 1.17-18).

CONCLUSÃO:Vimos nesta mensagem baseada no texto do discípulo/medico Lucas, expusemos algumas verdades sobre a revelação divina, as quais foram: A revelação de Deus fala da presença de Jesus entre os homens; a revelação de Deus está disponibilizada de maneira escrita e; a revelação de Deus fortalece a fé dos cristãos. A minha pergunta é o que estamos fazendo com aquilo que Deus já nos revelou, muitos erram saindo em busca de novas revelações, mas nós também erramos quando vivemos aquém da revelação que Deus já nos deu. Portanto, precisamos buscar obediência a revelação divina. Temos feito isto?
APLICAÇÃO:
Música: lança a rede ao mar (Grupo Expresso Luz)
Desafio: Conhecer a revelação oficial de Deus revelada na Bíblia.
Oração: Por um avivamento, despertamento para leitura e obediência das Escrituras.

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Pastor Licenciado Pelo PRVP (Presbitério Vale do Pajeú); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa Pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN (Curso de preparação de Obreiros do Instituto Bíblico do Norte) e CEIBEL (Curso Extensivo do Instituto Bíblico Eduardo Lane); CEL: (083) 999713627 Email: cristaoreformado@gmail.com

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM GÊNESIS 19.12-17

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 19.12-17
[12] Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; [13] pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR; e o SENHOR nos enviou a destruí-lo. [14] Então, saiu Ló e falou a seus genros, aos que estavam para casar com suas filhas e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Acharam, porém, que ele gracejava com eles. [15] Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. [16] Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. [17] Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”.

INTRODUÇÃO
“Há uma frase que é muito citada: Deus ama o pecador e odeia o pecado. Será que isto está na Bíblia? A Bíblia diz que Deus odeia o pecado, mas odeia também o pecado que vive na pratica da injustiça (Sl 115.5), ou seja, Deus está irado contra o pecador que vive pecando por prazer, que ama a injustiça. Não se iluda, seu pecado o afasta de Deus e o faz está irado contra você e a única maneira de você fugir da ira de Deus é receber a Jesus (Jo 3.36; Ef 2.1-4). Esta passagem de Genesis 19 está tratando sobre a chegada dos anjos executores do juizo de Deus nas cidades de Sodoma e Gomorra (v.1), estas cidades pecavam de maneira extrema contra Deus, aqueles homens cometiam um pecado terrível aos olhos de Deus que mais tarde seria chamado de Sodomia (I Co 6.9), que era a prática do sexo no lugar indevido e com a pessoa indevida, sendo isto o motivo maior da destruição justa destas nações ímpias. Esta passagem traz algumas verdades importantes sobre Deus para nossas vidas, que serão esposadas a partir do tema abaixo.

TEMA: VERDADES QUE PODEMOS APRENDER NESTA PASSAGEM SOBRE DEUS.

1.     DEUS É JUSTO E CONDENARÁ QUEM VIVE NO PECADO. V.12-14
[12] Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; [13] pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR; e o SENHOR nos enviou a destruí-lo. [14] Então, saiu Ló e falou a seus genros, aos que estavam para casar com suas filhas e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Acharam, porém, que ele gracejava com eles.

1.1    O pecado trouxe separação entre o homem e Deus no presente e causará separação eterna no futuro.

[1] Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. [2] Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59.1-2).

[8] em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. [9] Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” (II Ts 1.8-9)

1.2    O pecado trouxe a escravidão para o homem no presente e trará prisão eterna no futuro.

“Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8.34).

“E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20.15).

1.3    O pecado trouxe a ira permanente de Deus sobre o pecador no presente e trará a plenitude desta ira no futuro.

“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).

[5] Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, [6]que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: [7]a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; [8] mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça” (Rm 2.5-8).

2.     DEUS É AMOROSO E SALVARÁ QUEM SE ACHEGA A ELE. V.15-16
[15] Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. [16] Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade”.

2.1    A salvação é para aqueles que reconhecem seu estado de miséria espiritual por causa do pecado.

 “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!

“Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador” (Lc 5.8).

2.2    A salvação é para aqueles que reconhecem a sua necessidade de Cristo Jesus na sua vida. Jo 6.66-71
[66] À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. [67] Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? [68] Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; [69] e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”.

2.3    A salvação é para aqueles que reconhecem o poder de Cristo e se entregam a Ele. Lc 19.8-10
[8] Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. [9] Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. [10] Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

3.     DEUS É SANTO E EXIGE OBEDIÊNCIA À SUA ORDEM. V.17
“Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”.

3.1   A vida do santo é justificada diante de Deus pela fé, mas diante dos homens por uma vida de boas obras (santidade).

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).
3.2   A vida do santo é vivida sobre a ordenança de Deus de buscar uma vida santa, tendo como alvo parecer com a santidade de Deus. I Pe 1.15-16
[15] pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, [16] porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

3.3   A vida do santo deve ser uma resposta de fé a todos os que lhe pedirem razão da sua fé. I Pe 3.15-16
[15] antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, [16] fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe á luz algumas verdades sobre a pessoa de Deus, que foram: Primeira, DEUS É JUSTO E CONDENARÁ QUEM VIVE NO PECADO; Segunda, DEUS É AMOROSO E SALVARÁ QUEM SE ACHEGA A ELE; Terceira, DEUS É SANTO E EXIGE OBEDIÊNCIA À SUA ORDEM. Saiba que o pecador que vive na prática do pecado será condenado por Deus, pois Deus é tão puro de olhos que não pode ver o mal (Hc 1.13), mas Ele é gracioso e está dando uma oportunidade de você ouvir esta palavra para que volte-se para Deus, o Senhor exige também obediência a Ele. Pense, reflita e se entregue a Cristo hoje para a glória de Deus! Amém!

AUTOR
Veronilton Paz da Silva – Pastor Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL. Contato: Email: cristãoreformado@gmail.com; CEL: (083)999713627