Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS CAPÍTULO 21

INTRODUÇÃO
Mateus narrando sobre a vinda do reino de Deus continua tratando sobre esta relação de Cristo com este reino, no qual Ele se apresenta como o rei que ungido pelo Pai veio reinar não como um político, mas como um pastor nos corações humanos, como rei ele vence nossos inimigos, nos governa e age segundo seu próprio querer, vamos ver algumas verdades sobre este rei chamado Jesus, continuando no tema sugerido.

TEMA: A REVELAÇÃO DO MESSIAS E SEU PAPEL NO REINO DE DEUS (CONTINUAÇÃO)

1.     JESUS SE APRESENTA COMO UM REI EM CONTRASTE CO M OS REIS HUMANOS. V.1-11

a)     A narrativa de Mateus continua dizendo que quando se ___________ de _________ e chegaram a ___________, ao monte das _____________, enviou Jesus dois ____________, dizendo que eles fossem à __________ que estava diante deles e lá eles __________ presa uma _________ e com ela um _________. Eles deviam ___________ e __________. Se alguém ________ alguma ________ eles deveriam responder que o __________ precisa ______ e logo os _____________. A passagem trata da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A primeira verdade que podemos extrair aqui é que ele entrou montado em uma cria de jumento emprestado, ou seja, ele não era rico como afirmam alguns pregadores por aí, dizendo: “Jesus era rico e eu também irei ser”. A segunda verdade que podemos tirar desta passagem é que Jesus se serve de homens, ou seja, devemos usar tudo que temos para sua glória, para o seu prazer. A terceira verdade que podemos tirar deste texto é que o dono do animal enviou ele para Jesus, pois ele provavelmente era discípulo de Jesus e nós também precisamos ser (v.1-4).

b)     O apostolo Mateus continua dizendo que isto ___________ para que se ____________ o que foi dito por intermédio do ___________. Ele expôs a citação de Zacarias: “Dizei a ______ de ______: Eis aí vem o teu _______, humilde, montado em _________, num jumentinho, cria de __________ de carga”. Podemos aqui tirar algumas lições para nossa vida: A primeira lição extraída é que Jesus fazia tudo pelas escrituras (v.4); a segunda lição que aprendemos é que Jesus é Rei (v.5a), se ele é rei deve ser obedecido, honrado e servido; a terceira lição que este texto nos apresenta é que Jesus foi humilde (v.5b). Você segue a Jesus? Então deve obedecer as Escrituras, honrá-lo, obedecê-lo, servi-lo, ser humilde como Ele foi (V.4-5).

c)     Ele continua dizendo que indo os ___________ e tendo ________ como Jesus lhes __________, trouxeram a ____________ e o _____________, então puseram em cima deles as suas __________, e sobre elas _______ montou. Esta passagem traz segundo TASKER algumas verdades que são: 1A primeira verdade é que discípulos obedeceram ao que Jesus falou visto na expressão “como lhes ordenara”, ou seja, quando Jesus dá uma ordem Ele não está brincando, deseja ser obedecido; a segunda verdade é que eles levaram a jumenta junto, ou seja, aquele animal ainda mamava e a mãe precisava ir junto, Jesus não era injusto para levar o animal sem sua fonte de alimento; a terceira verdade é que eles colocaram suas vestes sobre o animal para Jesus montar, é que os súditos faziam isto no VT para que os reis montassem, aqueles homens estavam dispostos a honrar seu rei e nós estamos? (v.6-7).

d)     O narrador continuou dizendo que a _________ parte da __________estendeu as suas ________ pelo _________, e outros ___________ ________ de ___________, espalhando-os pela ____________, E as multidões tanto as que _________ como as que o ____________, chamavam: ____________ ao filho de _______! Bendito o que vem em ______ do __________! Hosana nas _______ alturas! Ele continua dizendo que _________ Ele (Jesus) em ___________, toda a cidade se ____________ e perguntavam: _____ é ______? E as ___________ clamavam: Este é o __________ Jesus, de Nazaré da __________. Esta passagem traz a maneira como um rei era recebido na cidade real, em Jerusalém (II Rs 9.13). Este texto traz algumas verdades espirituais para todos nós: Primeiro, as pessoas que seguiam Jesus eram aqueles que aguardavam a chegada do Messias prometido, quando cortavam ramos verdes, colocavam as vestes e o seguiram em grande cortejo quando Ele apareceu, o mesmo Messias (Jesus) que veio, morreu, ressuscitou, foi para o céu e prometeu voltar, e eu e você precisamos estar preparado para nos encontrarmos com Ele; Segundo, as pessoas que seguiram Jesus também o proclamaram rei, pois “Hosana” era uma palavra de proclamação, eu e você não podemos ficar calados quando somos alcançados por Ele, se temos Cristo devemos confessá-lo, proclamá-lo ou ainda não o temos como Rei e Senhor; Terceiro, sempre existem pessoas que ainda não conhecem Jesus que vão perguntar “quem é este?”, assim sempre teremos que falar de Jesus. (v.10-11).

2.     JESUS É O REI QUE TEM ZELO E CUIDADO PELA SUA CASA. V.12-17

a)     Aqui Mateus expressa que tendo _______ entrado no ______, expulsou _____ os que ali __________ e ____________; também derribou as ________ dos __________ e as ___________ dos que __________ pombas. Ele ainda disse que _______ escrito: A _______ casa será chamada ______ de _________; vós, porém, a ___________ em _______ de _____________. Aqui Jesus estava ensinando segundo o Pastor Hernandes Dias Lopes três verdades: 2 A primeira, foi que Ele expulsou os que negociavam a fé sejam comprando ou vendendo, hoje para muitos a igreja é um mercado, o púlpito é um balcão de negócios, os crentes são consumidores e Jesus um produto no mercado da fé; a segunda, foi que o templo foi criado para adoração a Deus, já que a raiz de oração é adoração; a terceira foi que a igreja pode sair do propósito de Deus e tornar-se um covil de salteadores. Lembrando que o templo de Deus hoje somos nós, assim precisamos tomar cuidado para não mercadejar a fé, devemos também adorar a Deus e continuar firmes no propósito divino. (V.12-13).

b)     O apóstolo continua dizendo que vieram a ______, no _______, cegos e coxos, ele os ________. A Bíblia traz algumas curas literais de Jesus para cegos e coxos, ou seja, se Ele quiser pode curar, se ele quiser, pois faz tudo conforme o conselho da sua vontade. Ele pode curar o templo do nosso corpo, pode curar sem médico, com médico ou por meio de precauções (V.14).

c)     A narrativa continua dizendo que vendo os _________ ___________ e os _________ as ___________ que Jesus ______ e os __________ clamando: Hosana ao _______ de ________! Indignaram-se e ___________: Ouves o que estão ________?  Respondeu-lhe ________: Sim, nunca ________: Da boca de ___________ e _________ de ________ tiraste _______ __________? E ___________, saiu da cidade de ___________, onde ___________. Esta passagem inicia com as maravilhas de Jesus (v,14) e vejamos o resultado na continuação, iremos aprender algumas verdades como: Primeiro, milagres não gera fé em todos, em todo o ministério de Jesus sempre houveram os que creram Nele e os que se mantiveram incrédulos, hoje não é diferente, muitos vêem Cristo fazendo milagres e tentam tirar a honra Dele para dar a outros ou dizer que foi por acaso; Segundo, há pessoas que crêem em Jesus e o exaltam com a sua vida, como as crianças que clamavam (cantavam em voz alta) louvando a Cristo; Terceiro, Jesus citando as Escrituras do Salmo 8 que dizem que o perfeito louvor a Deus sai do coração das crianças (Sl 8.2), crianças aqui eram crianças literais, mas pode ser aplicada a todos que como crianças se chegam a Ele (Mt 18.1-5), como no Salmo citado o louvor era a Deus (Sl 8.1, 9), podemos verificar que Jesus é Deus, creia o homem Nele ou não; Quarto, Jesus não fica próximo de quem é incrédulo a Ele, se quiser proximidade com Cristo tem que ter fé e se entregar a Ele (V.14-17).

3.     JESUS É O REI QUE REQUER PRODUTIVIDADE E FÉ DOS QUE O SERVEM. V.18-22

a)     Aqui o narrador diz que cedo de ______, ao voltar para a _______, teve _______; e vendo uma _________ á ________ do __________, aproximou-se ____; e não tendo achado senão ______, disse-lhe: Nunca mais ______ ________ de ______, e a _________ secou __________. Os ________ admiraram-se e ___________: Como ________ depressa a _________! Podemos aprender algumas lições interessantes nesta passagem: Primeira, Jesus nos convida para dar frutos (v.18a), assim se alguém diz ter Cristo e não der fruto há algo errado com sua fé; Segunda, nossos frutos devem servir para Cristo (v.18b), então, se os seus frutos são para agradar a homens apenas, eles não servem para Cristo; Terceiro, haverá o dia que você não mais poderá produzir frutos, pois terá chegado o juízo de deus sobre você (v.19-20), neste dia será tarde demais, então aproveite a oportunidade. Você já tem cristo, já produz frutos, seus frutos são para glória de Cristo. (V.18-20).

b)     Jesus nesta parte fala que para seus discípulos que se tiverem _____ e não ____________ não somente ______ o que foi feito a __________, mas até mesmo, se a este ________ disserdes: _________ e ________ ao mar, tal ____________; e tudo quanto ________ em ____________, _______, recebereis. Aqui ele fala sobre fé, pois é impossível agradar a Deus sem fé (Hb 11.6), podemos aprender algumas coisas interessantes sobre a fé aqui, como: Primeira, a fé não pode ser vacilante (v.21a); Segunda, a  fé é operante (v.21b-22). Você tem fé? (V.21-22).

4.     JESUS É O REI QUE TEM AUTORIDADE SUPREMA SOBRE TUDO E TODOS. V.23-27

a)     Aqui Mateus cita que tendo _______ chegado ao templo, estando já ________, acercaram-se ________ os ________ ________ e os ________ do povo, perguntando: Com que ___________ fazes estas __________? E quem te _____ esta _____________? E Jesus lhes __________ que também faria uma ________ se eles ___________, então Ele diria com que __________ fazia estas ___________. Aqui pode-se verificar a arrogância humana que quer retirar a autoridade de Cristo, mas o que eles não sabem é que não possuem autoridade para questionarem ao senhor, Ele está acima de todos eles, nenhum homem pode perguntar a Deus porque o fez assim ou porque Deus fez isso ou aquilo. Você aceita a autoridade de Jesus? (V.23-24).

b)     A pergunta que Jesus fez foi se o _______ de __________ era do _______ ou dos _________. Os opositores de Jesus ________ entre _____ que se _______ que era do ______, ele diria a eles ________ não __________. Se dissessem que era dos ________, era para temer o _______, pois todos _________ João como ________. Eles, então responderam que Não _________, assim Jesus disse que não ______ com que __________ fazia estas coisas (milagres). Jesus deu um nó na cabeça daqueles religiosos, pois Ele sabia tudo sobre eles, eles tentaram surpreender Jesus para terem de que os acusar e Jesus com sua sabedoria cala a boca deles. Deus não é surpreendido pelos homens, mas ele sempre os surpreende com seu poder (V.25-27).

5.     JESUS É O REI QUE ATUA NOS HOMENS POR GRAÇA E NÃO POR MÉRITOS. V.28-32

a)     Aqui Jesus inicia com uma parábola de um ______ que tinha dois _______. Ele chamou ao _________ para trabalhar na ________ e aquele filho disse ____ senhor, porém, não _____. Ele se dirigiu ao ________ e disse-lhe a ______ coisa. Ele respondeu ____ quero, depois ________, foi. Jesus, então pergunta qual dos _______ fez a vontade do _____ eles disseram que foi o ____________. Há uma diferença entre dizer que tem Cristo e de fato ser de Cristo, os fariseus diziam que eram filhos de Deus, mas não faziam a vontade de Deus, ao passo que muitos do povo que eram excluídos estavam crendo em Jesus e mudando de vida. Você fala que é de Cristo ou você de fato pertence a Ele? (V.28-31a).

b)     Jesus então faz a aplicação dizendo que ________ e ____________ vos ___________ no reino de _______, porque João veio a eles no ________ da justiça e eles não ____________________ ao passo que _____________ e _____________ creram, eles mesmo vendo aquilo não se _____________ para _________ nele. Jesus aqui enfatiza que a salvação não é por méritos próprios nem por conhecerem decorado a Lei, pessoas simples que eram excluídas da sociedade creram Nele e aqueles homens que se achavam puros não criam nele nem nos que pregavam sobre Ele como João Batista. Você crê em Cristo, então também precisa crê na pregação sobre Ele, desde que ela seja baseada na Bíblia (V.31a-32).

6.     JESUS É O REI QUE COMO FILHO FOI ENVIADO PELO PAI PARA REALIZAR SUA OBRA REDENTORA. V. 33-46

a)     Aqui ele usa uma ____________ dizendo que um _______, dono de uma ___________, construiu nela um _________, edificou-lhe uma _______ e __________ a uns ______________. Depois se ___________ do _____________. Ao ________ da ____________, enviou os seus _________ aos ___________ para ___________ os _________ que lhe ___________. E os _____________  agarrando os ____________, espancaram a um, _______ a outro e a outro _______________. Mateus ainda disse que Ele _________ ainda outros _________ em maior ___________; e trataram-nos da ________ sorte. Diz mais que por __________, __________ o seu próprio __________, dizendo, a meu Filho ____________Esta passagem reflete a passagem de Isaias 5.1-7 e o dono de casa é Deus, a vinha é o reino de Deus, os servos são os profetas, os lavradores eram os judeus incrédulos que mataram e perseguiram profetas de Deus. Aqui podemos extrair algumas verdades para a nossa vida sobre o Senhor, como: Primeira, O reino de Deus é estabelecido e construído pelo próprio Deus (v.33) ; Segunda, Ele um dia pedirá contas do que colocou em nossas mãos (v.34); Terceira, Ele utiliza os servos para alertar as pessoas sobre a vida (v.34).; Quarta, os servos poderão passar momentos difíceis por falar a verdade (v.35); Quinta, Deus sempre dá oportunidades ao ser humano de se arrepender (v.36); Sexta, a maior expressão do amor do Pai foi enviar seu Filho para salvação do homem (v.37). Qual a reação que devemos ter com relação ao amor de Deus? Abraçar seu sacrifício ou rejeitá-lo? (V.33-37).

b)     Mateus continua falando da reação das pessoas por Deus ter enviado seu filho. Disse os ______________, vendo o ___________, disseram entre si: Este é o ____________; ora, ________________ e _______________ da sua _____________. E agarraram-o, ____________ fora da ___________ e o _____________. Perguntou ____________, pois __________ o ___________ da ____________, que fará aqueles __________? Responderam-lhe que ____________ perecer ______________ a estes __________ a  vinha a outros ______________que lhe _______________ os frutos nos seus devidos __________. Nesta passagem podemos ver a ação de Deus em enviar seu Filho e a reação do seu povo judeu que não o recebeu (Jo 1.11-12), assim Deus estendeu a salvação Dele a outros povos que se entreguem a Ele e busquem viver para a sua inteira glória, Aqui podemos ver a rejeição de Cristo pelos homens (v.38); a sua morte salvadora (v.39); a vinda do Senhor para ajustar contas com aqueles que rejeitaram Jesus, ele retirará o reino de quem rejeita seu Filho Jesus e o dará a todo o que Nele creu (v.40-41). Você age como rejeitando ou recebendo Jesus no teu coração? Pense nisto! (V.38-41).

c)     Jesus agora pergunta: ________ lestes nas ___________: A _________ que os ________________ rejeitaram, essa veio a ser a principal _______________, angular; isto procede do ____________ e é ____________ aos nossos __________? Aqui Cristo está fazendo alusão ao VT que já falava sobre uma pedra, podemos aprender lições muito preciosas neste versículo: Primeira, Cristo foi rejeitado pelos homens (v.42a); Segunda, Ele tornou-se o fundamento da nossa fé, pois pedra angular era a pedra fundamental de uma construção e Cristo é a pedra fundamental da nossa fé (v.42b); Terceira, o Senhor é quem preparou esta obra grandiosa em nosso favor, não procede de nossos méritos, mas da graça de Deus (v. 42c). Você rejeita esta pedra fundamental chamada Jesus ou você aceita? (V.42).

d)     Jesus diz aqui  que ________ de Deus vos será _________ e será __________ a um povo que lhe __________ os respectivos __________. Ele disse também que _______ o que _________ sobre esta ___________ ficará em __________ e aquele sobre quem ela ________ será reduzido a ______. Os ___________ sacerdotes e os ___________, ouvindo estas ____________, entenderam que era a respeito deles que _________ falava. Ele termina dizendo que ____________ buscassem ____________, temeram as _____________, porque estas o consideravam como _______________. Esta passagem traz uma ideia dupla de julgamento e ao mesmo tempo de esperança, porque o reino que pertencia aos judeus seria tirado deles, isto é um julgamento, mas é uma esperança para nós, pois o reino de Deus foi entregue à Igreja de Cristo, nós fomos enxertados na aliança do Senhor, ao passo que os judeus incrédulos foram rejeitados. Vemos também aqui que mesmo entendendo as palavras de Jesus eles continuaram incrédulos. Como você reage quando entende a Palavra de Deus, continua incrédulo ou crê no Senhor? (V.43-46).

CONCLUSÃO
Concluímos esta parte com a pergunta: Você já tem Jesus como seu rei? Já obedece a Ele? Já se entregou a Ele? Se não hoje é o dia de você saber o que é viver sobre o governo deste Deus maravilhoso. Experimente viver sobre o reinado de Cristo e você vai experimentar sua paz interior.

REFERÊNCIAS
1 TASKER, R.V.G. O Evangelho Segundo Mateus. 1 ed. São Paulo. Vida Nova. 2006.
2LOPES, Hernandes Dias. Piedade e Paixão: A Vida do Ministro é a Vida do seu Ministério. 1.ed. São Paulo: Candeia, 2002.

Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário