Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM APOCALIPSE 1.1-3


TEXTO: APOCALIPSE 1.1-3

INTRODUÇÃO

O livro de Apocalipse (Gr. Apocalipsys, revelação) foi escrito por João, as circunstâncias em que este livro foi escrito era de perseguição brutal contra o cristianismo, o imperador Domiciano, considerado o segundo Nero, tamanha era sua maldade contra os cristãos, estes eram mortos crucificados, pisados pelos touros, devorados por leões, queimados vivos. O imperador ouviu dizer que João não morreria, ele então, segundo historiadores, colocou dentro de um caldeirão de óleo fervente, João saiu intacto e ele o prendeu na ilha do Mar Egeu chamada Patmos, onde foi exilado por pregar e não negar Jesus. A revelação do Apocalipse foi escrita para dizer que Cristo venceu a morte e estava e governando para sempre. Jesus orientou que João escrevesse, pois queria que a Palavra fosse preservada para melhor propagação da verdade e conforto da igreja, sobre a Palavra de Deus iremos aprender algumas lições, exposta a partir do tema sugerido.

TEMA: VERDADES SOBRE A PALAVRA DE DEUS

1. A PALAVRA DE DEUS É UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. V.1

a) Foi revelada para orientação aos servos de Deus. V.1a

Deus revelou a João para que a igreja tomasse conhecimento e fosse orientada das coisas que iriam acontecer, conforme está escrito: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer” (v1a). O texto diz que Deus ordenou que sua Palavra fosse escrita para que nós soubessemos do que aconteceria para que a igreja fosse consolada crendo na vitória de Cristo que ocorreria em breve. A revelação de João foi escrita, é inspirada, então não é qualquer revelação que serve para nos orientar, mas o que foi inspirado, ou seja, o que está escrito (II Tm 3.16).

b) Foi entregue sob a responsabilidade de um servo de Deus. V.1b

A responsabilidade de entregar a mensagem é um ser humano conforme João como se observa: “e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João” (v.1b), então, precisamos tomar cuidado com a falsa espiritualidade, pois =, eu ouvi um pregador dizer que um anjo pregou no ouvido dele, eu pergunto, se Deus nos deu a revelação e deu responsabilidade aos homens de ttransmiti-la, qual a necessidade de um anjo vir pregar para mim? A responsabilidade de pregar é nossa e não dos anjos. A responsabilidade de pregar é minha e sua, então abandonemos a preguiça para anunciar o evangelho.

2. PRECISAMOS PREGAR A PALAVRA DE DEUS. V.2

a) A nossa pregação deve ser um testemunho sobre Jesus Cristo. V.2a

A pregação não deve ser uma oportunidade de autopromoção humana, mas para anunciar a pessoa de Jesus, conforme se observa: O qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu”. (v.2a). A nossa pregação pode faltar tudo, mas não pode faltar Cristo. Charles Spurgeon disse que “na nossa pregação pode faltar retórica, homilética, mas não pode faltar Cristo”. Muitas vezes as igrejas estão colocando como conteúdo da mensagem, milagres, sinais, revelações, mas falta o principal, Cristo. Não deixe que sua mensagem falte o principal. Pregue em qualquer situação a pessoa de Cristo, pois a mensagem salvadora é essa.

b) A nossa pregação deve ser sobre algo experimentado por nós. V.2b

Além de pregar sobre Cristo, o sermão precisa ser fruto de uma experiência com Ele, vejamos: “o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu (v.2b). O discurso sobre Cristo precisa ser uma verdade na vida de quem está falando sobre Ele. Nós precisamos ter uma vida de piedade, amar o Senhor na pratica, vivendo em santidade. Não há como pregar com eficácia se nosssa vida não for uma pregação. Sua vida é uma pregação viva sobre Jesus? Você vive o que prega? Anda com Cristo todos os dias em obediência?

3. A PALAVRA DE DEUS EXIGE UMA REAÇÃO DO PECADOR. V.3a, 3b

a) Exige que este leia e ouça a Palavra de Deus. V.3a

Nós precisamos ter contato com a Palavra de Deus, devemos buscar reservar tempo para conhecermos as Escrituras conforme o texto afirma: Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas” (v.3a). Jesus declarou que é bem - aventurados (Gr. “macários”, satisfeitos, felizes plenamente). Alguém que tem contato com a Palavra de Deus está tendo contato com o caminho da felicidade que pode ser encontrada em Jesus, pois jesus disse que nele podemos encontrar alegria completa (Jo 15.11) e o conhecemos através das Escrituras (Jo 5.39). Eu e você não podemos perder o contato com a palavra de Deus, nela encontramos a verdadeira felicidade!

b) Exige que se pratique a Palavra de Deus. V.3b

Além de ter contato com a Palavra de Deus precisamos colocar tudo em prática, nós devemos conhecer a ortodoxia, doutrina fiel e correta; também precisamos ter uma ortopraxia, pratica da doutrina fiel, vejamos: “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas [...]” (v.3b). Quando você está ouvindo a pregação não é para distrair-se, mas prestar atenção para colocar em prática depois, pois o que vais fazer do que ouviu no sermão é tão importante como o sermão que escutou. Não seja apenas opuvinte, mas praticante da Palavra!

4. A PALAVRA DE DEUS APONTA PARA VINDA DE JESUS. V.3C

“[...] porque o tempo está próximo”.

a) Será no fim desta presente era. I Pe 4.7

No fim deste tempo atual, numa data que não sabemos quando será, Jesus voltará, encerrará o seu reinado espiritual para iniciar seu reinado pleno conforme pedro esceveu: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo, portanto sede criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações” (I Pe 4.7). Devemos viver neste tempo atual com o olhar fixo no tempo do fim, devemos viver de maneira sobria e criteriosa aguardando o Senhor voltar e enquanto esperamos sua vinda, vivemos em oração. Você almeja a vinda de Jesus?

b) Será de maneira, pós tribulacional, visível e gloriosa. Mt 24.29,30

A vinda de Cristo foi descrito pelo próprio Jesus como se observa: 29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt 24.29-30). Esta passagem nos ensina algumas verdades que devemos observar: a) A igreja passará pela tribulação, pois a vinda de Jesus será após a tribulação (v.29a); b) Alguns sinais grandiosos tomarão lugar nos céus antes da aparição do Senhor (v..29b); c) A vinda de Jesus será visível nas nuvens dos céus, caindo por terra o ensino do arrebatamento secreto (v.30a); d) A sua vinda será pessoal e gloriosa (v.30b). Devemos almejar a vinda do Senhor, pois Ele não tardará, breve aparece nas nuvens. Você aguarda a sua vinda?

c) Será de maneira repentina. Mt 24.42-44

A vinda de Jesus será repentinamente, Ele não avisa o dia, mas está dando avisos prévios sobre a sua volta, que será de surpreza, sobre isso ele disse: 42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt 24.42-44). Podemos extrair algumas liçoes: a) Não sabemos o dia nem a hora, então devemos vigiar, ou seja, viver em santidade (v.42); b) Cristo virá como um ladrão, não avisará o dia e nem a hora, preciasamos estar preparados (v.43); c) Cristo virá repentinamente, assim sendo não devemos demorar a acertar a vida com Deus, pois pode ser tarde demais (v.44). Cristo voltará! Você está preparado (a)? 

CONCLUSÃO

vimos nesta mensagem algumas verdades sobre a palavra de deus enumeradas assim: Primeira, a Palavra de Deus é uma revelação de Jesus Cristo; Segunda, precisamos pregar a Palavra de Deus; Terceira, a Palavra de Deus exige uma reação do pecador; Quarta, a Palavra de Deus aponta para vinda de Jesus. Aplicação: Cuidado com as revelações não inspiradas que estão norteando sua vida, a única revelação inspiarada por Deus é o que está escrito nas Escrituras e não palavras de fundadores ou fundadoras de religiões. Pregue a Palavra de Deus apontando para Cristo e na transformação que aconteceu na sua vida. Quando você ouvir a pregação não faça ouvido de mercador, não finja que não escutou, mas obedeça a Palavra de Deus. saiba que Jesus virá de modo repentino, não sabemos o dia nem a hora, assim sendo devemos vigiar todos os dias para estarmos preparados para este dia. Se Jesus voltasse agora você estaria preparado (a) para se encontrar com Ele? Tem certeza que recebeeria dele a vida eterna? Se sua resposta é negativa, entregue-se a Cristo ainda hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário