Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÁLATAS 1.6-12

TEXTO: GALÁTAS 1.6-12

INTRODUÇÃO

Algumas pessoas na atualidade quando um pregador famoso se afasta do evangelho e prega heresias, é muito comum ouvirmos as seguintes defesas: “Não toque no ungido do Senhor”, “não julgueis” e outras frases do gênero, Paulo escreve esta carta para combater o falso ensino judaizante de que a fé em Cristo não seria suficiente, eles deveriam cumprir as leis veterotestamentárias para ser salvos, Paulo faz uma defesa da plena suficiência de Cristo. Sobre este assunto iremos extrair algumas lições tendo como base o tema abaixo.

TEMA: UMA CARTA DE DEFESA DA FÉ CRISTÃ

1. PORQUE O EVANGELHO FOI ABANDONADO. VV.6-7

a) O verdadeiro evangelho pode ser abandonado em favor do falso evangelho. V.6

Paulo faz um alerta sobre a realidade de abandono do evangelho por parte de alguns cristãos conforme se observa: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (v.6). As igrejas mais puras podem se voltar para o erro, o verbo passar usando vem do grego “metatithesthe significa desertar ou abandonar. Quando Paulo fala de outro evangelho se refere ao falso evangelho de obras defendido pelos judaizantes que defendiam a salvação pela obediência à Lei, quando esta é pela fé sem as obras da Lei (Rm 3.28).

b) O verdadeiro evangelho é problematizado pelo falso. V.7

Paulo diz que o falso ensino traz problemas para a igreja, vejamos: “O qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo” (v.7). O apóstolo usa duas palavras: a) perturbar (Gr. “Tarasso”, agitar, confundir). Os falsos mestres confundem as pessoas, pois ensinam meias verdades e as misturam com mentiras sobre temas bíblicos como salvação, cura, contribuição etc. b) Perverter (Gr. “Metastrepsai”, inversão das coisas). Os valores são invertidos, Deus sai do trono e o homem passa a ocupá-lo, no contexto aqui de Paulo, Deus não é mais o doador da salvação, o homem conquista sua salvação, isto é heresia, pois a salvação é pela graça não pelas obras (Ef 2.8-9)! Abandone o falso evangelho das obras da lei e abrace o evangelho da graça!

c) O verdadeiro evangelho sofre abandono quando nos afastamos de Deus e da sua Palavra. V.6a

O apóstolo afirma que todos aqueles que aceitassem o ensino judaizante da salvação pela obediência a lei, estaria passando do verdadeiro evangelho para outro evangelho, isto é, abandonando o verdadeiro evangelho, vejamos: Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou [...]”. Muitos homens que outrora pregaram fielmente a Palavra se deixaram levar pelo bezerro de ouro das facilidades do falso ensino, se lamearam com a falsa doutrina e hoje rolam na lama. Cuidado com sua vida, vigie e ore!

2. PORQUE O EVANGELHO DE CRISTO É SINGULAR. vv.8-9

a) O evangelho é maior do que os pregadores.

Nenhum ´pregador tem o direito de mudar o evangelho ao seu belprazer, pois o evangelho é infinitamente maior do que qualquer pregador: Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (v.8). Paulo vai dizer que nem os apostolos podem pregar outro evangelho, nenhum pastor tem o direito de atualizar a Bíblia ou desprezar o que a Bíblia diz, os que assim agem são falsos pastores e falsos cristãos.

b) O evangelho é maior do que os anjos.

Algumas pessoas dizem que recebem mensagens para pregar de anjos, mas a Escritura já está completa e nenhum anjo tem autoridade para trazer outro evangelho, conforme examinamos: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (v.8). Se um anjo aparecer para substituir o que está na Bíblia, é maldito. Fuja do misticismo!!!

c) O evangelho é maior do que os falsos mestres. v.9

Paulo também vai dizer que o evangelho é maior do que os judaizantes, vejamos: “Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema” (v.9). Os falsos mestres usavam o argumento de que o evangelho pregado por Paulo era muito fácil, sendo assim não poderia ser verdadeiro, Paulo com autoridade apóstolica afirma que o evangelho de obras pregado por eles era falso, pois tirava de Deus, autor da salvação o poder de salvar e entregava ao homem frágil.

d) o evangelho pregado e recebido traz bênção, mas o evangelho adulterado gera maldição. vv.8-9

Paulo trata de afirmar que aqueles que pregavam o falso evangelho estava debaixo de “anátema”, ou seja, maldição e condenação. Cuidado com o pregador que você anda escutando e apoiando, pois se ele prega o falso evangelho está debaixo de maldição tanto ele como seus apoiadores.

3. PORQUE O EVANGELHO É INEGOCIÁVEL. V.10

a) Paulo não negociou a verdade para procurar o favor dos homens. v.10a

O evangelho não deve ser pregado para agradar aos seres humanos, conforme o apostolo relata: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (V.10a). Os judaizantes estavam ensinando que as pessoas poderiam conquistar sua própria salvação, não muito diferente do falso evangelho que vemos em muitas ditas igrejas. Eles estavam ensinando um evangelho mais agradável ao ouvido ímpio, quando deveriam apresentar a real necessidade do pecador. O pecador, a menos que Ele busque refúgio em Cristo está fadado ao inferno. O pecador sozinho nada pode, precisa largar toda confiança em si mesmo e descansar em Cristo. Este é o evangelho! Pregadores parem de pregar este falso evangelho de obras para agradar aos homens!!!

b) Paulo estava a serviço de Cristo, e não dos homens. v.10b

Paulo não estava a serviço de homens, mas do próprio Cristo, como Ele mesmo diz: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (v.10b). Cristo é quem determina  a mensagem do evangelho: Deus criou o homem sem pecado (Ec 7.29), o homem pecou e está vivendo em condenação (Jo 3.36), Deus enviou seu Filho por amor à humanidade (I Jo 4.14), todo o que nele crê recebe a vida eterna (Jo 5.24), o que rejeita Cristo recebe condenação (Jo 3.18). Pare de pregar para agadrar a homens e pregue o que Deus diz na sua Palavra!!!

4. PORQUE O EVANGELHO TEM ORIGEM DIVINA E NÃO HUMANA. VV.11-12

a) O verdadeiro evangelho não tem origem humana. VV.11

O evangelho genuíno não foi gerado nas academias teologicas, nem nas rodas de conversas, mas no céu, pois este evangelho não tem humana origem, vejamos: “Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem” (v.11). Os judaizantes utilizavam as interpretações humanas dos anciãos para ensinar sobre a salvação, aqueles tinham deturpado as Escrituras e tornado a salvação uma conquista humana, Paulo aqui os acusa de ter um falso evangelho segundo o homem. Que evangelho você crê, das Escrituras ou dos homens?

b) O verdadeiro evangelho tem origem divina. V.12

Paulo ao contrário dos falsos profetas teve sua mensagem diretamente do céu, pois foi o próprio Cristo que lhe revelou, conforme o texto nos informa: “Porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo” (v.12). O nosso evangelho deve ser segundo Cristo e a forma correta de o conhecermos é pela Escritura (Jo 5.39) e não por supostas revelações ou tradições humanas. Creia na Palavra de Cristo!

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que devemos defender a fé porque o evangelho tem sido abandonado, ele é singular, inegociável e sua mensagem é divina e não humana. Aplicação: Na época de Paulo e hoje também tem se ensinado um falso evangelho em que o homem deve conquistar sua própria salvação (fazer por onde de ser salvo) Isto é um falso ensino! A Bíblia diz que a salvação se dá por um agir de Deus no homem, sem este agir o homem não seria salvo (Jo 6.44). Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, você precisa entregar-se a Cristo ainda hoje. Você que já é salvo, o que espera para anunciar o evangelho!!!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Pastor Presbiteriano, Missionário, Bacharel em Teologia, Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa; Mestrado em Teologia, Formação de Missiologia, Capelania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário