Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÁLATAS 1.13-14

TEXTO: GALÁTAS 1.13-14

13 Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. 14 E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais”.

INTRODUÇÃO

A salvação é uma obra exclusiva da livre graça de Deus que opera no pecador convencendo-o (Jo 16.8), lhe concedendo arrependimento (At 5.31; 11.18; Rm 2.4), fé salvadora (Ef 2.8; Tt 1.1), para que estes sejam salvos. Paulo na primeira parte da carta dá uma panorâmica do assunto da carta que é defender a suficiência de Cristo, aqui, ele fala da graça de maneira prática sobre a graça dando o seu próprio exemplo, nesta saga iremos trazer a primeira parte tendo como base o tema abaixo.

ASSUNTO: PAULO, A HISTÓRIA DE HOMEM SALVO PELA GRAÇA

TEMA 1: A RELIGIOSIDADE NÃO INDICA CRISTIANISMO REAL

I. PAULO ERA UM RELIGIOSO IGNORANTE ESPIRITUALMENTE. VV.13-14

a) Paulo era um religioso fanático. V.13a

O apóstolo falou sobre a sua religiosidade, conforme se explica: Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo [...]”. Ele seguia a religião judaizante que defendia a salvação pelas obras da Lei, ele havia sido circuncidado, era da tribo de Benjamin, hebreu de hebreus, fariseu, irrepreensível segundo a Lei (Fp 3.5-6). Ele era um religioso que obedecia às leis judaicas, mas não estava servindo a Deus, pois se levantava contra o nome de Jesus. Você pode ser religioso e mesmo assim ser condenado se sua religiosidade não o leva a seguir Cristo!

b) Paulo era um religioso destacado. V.14a

Paulo desde a juventude já se destacava na sua religiosidade, conforme o texto afirma: “E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade [...]”. Muitas pessoas, até crentes se destacam, mas apenas de aparência. Conhecimento da Bíblia ou da teologia não significa conversão, você não será salvo porque é calvinista, mas se de fato teve um encontro real com Cristo. Ninguém será salvo por ser membro da Igreja Presbiteriana ou de qualquer outra, mas se tiver um verdadeiro encontro com Cristo, Paulo era um teólogo afamado, mas sua salvação aconteceu apenas quando teve um encontro real com Jesus na estrada de Damasco.

c) Paulo era um religioso extremado. V.14b

Paulo era um religioso tradicional e extremado, conforme o texto diz: “[...] sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais”. Paulo seguia sua religiosidade que até matava em nome da religião, ele torturava cristãos para que blasfemassem do nome de Jesus (At 26.11), prendendo muitos cristãos arrastando-os pelas ruas como se fossem animais (At 8.3), até matando pessoas que cressem em Jesus (At 9.21). Se sua religião o ensina odiar as pessoas, esta religião não está seguindo Cristo, mas o coração carnal do homem!

II. PAULO ERA UM PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL. V.13

a) A perseguição que Paulo fazia era intensa: “Sobremaneira”

Paulo neste versículo 13 disse que a perseguição feita por ele era enorme, pois usou o termo sobremaneira (Gr. “Hyperbolên”, força excedente). Isto indica que ele usava muita força nas perseguições, perseguindo os cristãos de uma forma intensa, pois respirava ameaça e morte contra a igreja (At 9.1), ele fez da perseguição aos cristãos o seu objetivo maior de vida. Ele usava de todos os meios: Tortura, prisão, violência física e até mortes. Paulo estava cego por Satanás, sua vida estava com vendas nos olhos, quando creu em Jesus e recebeu a oração de Ananias, umas escamas caíram dos seus olhos e a cegueira espiritual saiu do seu coração. Ele de perseguidor intenso tornou-se um pregador intenso, seu ódio pelo Senhor se tornou em amor imenso, Ele chega a dizer: “Pois, não me envergonho do evangelho porque é o poder de Deus” (Rm 1.16).

b) A perseguição que Paulo fazia era espiritual: “Perseguia a Igreja de Deus”

Aquela perseguição trazida por Paulo além de intensa, era também espiritual, pois perseguia a igreja de Deus (v.13), quando perseguia a igreja, estava lutando contra o próprio Cristo, que foi ao seu encontro. Quando alguém percebe a igreja está indo contra o próprio Cristo, que é seu dono. A Igreja de Cristo sofre muitas perseguições dos inimigos do Senhor, mas o Senhor está ao seu lado e ela vencerá. Toda perseguição contra a igreja é uma luta espiritual, devido a isto se vence com armas espirituais e não carnais (II Co 10.4), devemos nos consagrar ao Senhor com Bíblia, oração e consagração. Lute da maneira certa, busque fortaleza espiritual em Deus, pois a luta é espiritual e as perseguições são espirituais.

c) A perseguição que Paulo fazia era destrutiva. “Devastava”.

Paulo perseguia a Igreja de forma animalesca, pois usa o termo devastar (Gr. “Eporthoun”, destruído por fera selvagem). Saulo estava enfurecido contra o nome de Jesus, seus olhos estavam cegos para a verdade das Escritura que Ele tanto conhecia, mas não conseguia enxergar aquele que as Escrituras apontavam desde o início, ele pensava em destruir aquela fé, mas depois passou a pregar aquela mesma fé que antes tentava destruir (Gl 1.23). É isso que o verdadeiro evangelho faz! Aleluia!!!

III. PAULO ERA UM PERSEGUIDOR LUTANDO CONTRA JESUS. V.13

a) Paulo entendia que deveria perseguir o nome de Jesus. At 26.9

O apóstolo vai dizer que ele estava tendo o entendimento que deveria perseguir o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, vejamos: Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno” (At 26.9). Saulo não estava apenas odiando os crentes, mas o Deus dos crentes, Ele queria extinguir a crença no nome de Jesus, mas este Nome é invencível. Ao longo da história muitos se levantaram contra este nome, mas eles passaram e Jesus reina eternamente!

b) Paulo agia como uma fera selvagem e um touro indomável contra Jesus. V.13; At 26.13-14

O termo “devastar vem do grego e indica uma fera que quer se apoderar e rasgar a sua presa, era este o sentimento de Paulo, ele era uma fera selvagem contra Cristo e seus discípulos (v.13). Paulo também era um touro indomável (At 26.13-14), pois o termo aguilhão era um ferrão utilizado para amansar touros indomáveis até deixá-los mansos, Saulo era um touro indomável que agredia os discípulos de Cristo arrastando-os pelas ruas, prendendo, matando e torturando seguidores de Jesus (At 26.13-14).

c) Paulo foi conquistado, domesticado e adestrado por Jesus. Fp 3.12

O apóstolo diz que foi conquistado por Cristo, vejamos: Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12b). Paulo usa o termo grego “katelênphthen” que significa uma luta em que o guerreiro mais forte venceu o mais fraco e a partir daquele momento, o conquistado se torna escravo e fará tudo que o outro quiser. neste sentido Paulo tornou-se escravo de Cristo (Rm 1.1), para fazer sempre a sua vontade. Saulo, a fera selvagem e touro indomável, se encontrou com o maior domador da história, o Senhor o venceu, tornando-o de perseguidor a perseguido pelo evangelho, de ódio por Jesus, passou a ter paixão pelo mestre, largando tudo para ficar com o mestre, a ponto de afirmar que todas as suas honrarias obtidas antes do Senhor, quando comparou com Cristo, examinou que elas eram refugo – esterco (Fp 3.3-8). Jesus quer tornar você uma nova criatura como fez com Saulo! Largue tudo por Jesus e encontre tudo em Cristo!

CONCLUSÃO

Observamos nesta mensagem que Saulo é um modelo de homem salvo pela graça, nesta primeira parte observamos que ele era um religioso ignorante espiritualmente, um perseguidor implacável e que mediu forças com Jesus. Aplicação: Não sabemos como está sua vida neste instante, mas alerto que se você for um religioso, mas não tem certeza da sua salvação, sua religiosidade não está tendo nenhuma serventia para você. Se você, como Saulo, está relutando contra a Palavra de Deus e rejeitando o bendito nome de Jesus, estás caminhando debaixo da ira de Deus, mas este mesmo Jesus que interveio na vida de Saulo pode hoje intervir na sua. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é positiva eu quero desafiar você a ter uma vida mais ativa de oração, testemunho de Cristo para os dentro e de fora pelo seu falar, andar, vestir, indo até os perdidos de modo intencional para lhes apresentar a pessoa de Jesus. Se sua resposta é negativa, convido você para que tenha um encontro com Cristo hoje e receba a plena certeza da vida eterna.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário