Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de julho de 2020

SERMÃO TEMÁTICO NO VERBO ABAIXAR


TEXTO: I SAMUEL 2.7
“O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta”.

INTRODUÇÃO
A palavra de Deus traz o verbo abaixar em várias passagens se referindo a ação de Deus de modo positivo salvando, libertando, avivando, exaltando os humildes. Também traz o verbo abaixar no sentido negativo do juizo de Deus, bem como da humilhação que Ele faz abatendo os soberbos, traremos de modo bem simples uma meditação neste verbo abaixar, para isso trabalharemos este assunto tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES SOBRE O VERBO ABAIXAR NAS ESCRITURAS

1. O SENHOR ABAIXA ALGUNS E LEVANTA OUTROS,
“O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta” (I Sm 2.7).

O texto lido trata que o Senhor abaixa e também exalta (I Sm 2.7), então sob esta perspectiva Deus irá abaixar uns e também exaltar outros. Assim sendo, precisamos entender que este papel de fazer isso é de Deus e não do homem. Deixe que Deus faça, pois se você intenta exaltar e/ou abaixar pessoas está tomando o lugar de Deus. Sobre esta ação de Deus iremos aprender algumas verdades.

a) O Senhor abaixa em humihação os soberbos. Sl 147.6
“O Senhor ampara os humildes e dá com os ímpios em terra”.

Os impios serão abaixados até a terra, eles desejam subir ao lugar mais alto da terra, não importa se para isso precisem trapacear, mentir, matar ou fazer qualquer maldade, desde que atinjam o seu objetivo. Estes receberão de Deus a devida punição pelo seu erro que é a queda, caindo por terra, pois Deus conhece a impiedade das pessoas, muitas vezes deixa os homens pensar que estão sob o controle e, assim com a ilusão da inatingibilidade, acaba caindo nas suas proprias armadilhas, Deus os pôe em lugares escorregadios () e eles cairão por causa das suas impiedades ().

b) O Senhor levanta em honra os humildes. Pv 29.23
“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.

Os homens muitas vezes quando são humilhados aqui na terra, estando eles corretos, ficam preocupados e não poucos tentam fazer justiça com as próprias mãos. Talvez, hoje você esteja nesta situação, passando por momentos que estão atentando contra o sua honra, você precisa então colocar diante de Deus e verás que Ele honra aquele que é humilde, que não se defende, mas permite que Deus o defenda. Os humildes obterão honra se o Senhor for o seu advogado, se entregar ao Senhor a sua causa e deixar que Ele aja e o honre.

c) O Senhor abaixa até o inferno quem rejeita Jesus. Mt 11.23
“Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje”.

Cristo emite uma palavra de juizo contra Cafarnaum, pois, mesmo Cristo tendo realizado milagres ali, eles o rejeitaram, Ele ainda evocou as cidades de Sodoma e Gomorra, pois se tais feitos houvessem sido realizados se converteriamm, ao passo que aquela cidade vendo sinais miraculosos do Senhor ali, o rejeitaram. Não há outro caminho para quem rejeita a Jesus senão ser abaixado até o inferno, como está escrito: “Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno” (v.23a), então, se você está rejeitando as verdades bíblicas sobre Jesus você caminha largamente para a condenação. Mude de atitude!!!

d) O Senhor levanta até os céus quem recebe Jesus. Mt 10.32
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

Jesus vai dizer que aqueles que o recebem aqui na terra será recebido lá no céu, conforme o texto afirma. Jesus está garantindo aqui vida eterna para quem o receber, para quem o confessa como Senhor e Salvador: 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10.9-10), aquele que conhecer a Cristo aqui e se entregar a Ele será levantado até o céu, receberá um lugar nas mansões celestiais. Quando isso acontece na sua vida? Quando você crê em Jesus e rende a sua vida a sua vida a Ele, então entregue-se a Ele e seja elevado até as regiões celetiais. Já tens certeza de salvação?

2. O SENHOR ABAIXA OS CÉUS E DESCE ATÉ NÓS
Abaixa, Senhor, os teus céus e desce; toca os montes, e fumegarão” (Sl 144.5).

Aqui nesta passagem o salmista está tratando sobre o verbo abaixar como uma visitação que Deus faz ao seu povo, abaixando os céus e descendo até nós, Esta descida de Deus até nós nos traz alguns beneficios eestes serão trazidos á lume a seguir.

a) O Senhor abaixa os céus até nós e traz avivamento. Is 64.1-3
1 Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença, 2 como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença! 3 Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença”.

A oração do profeta foi de uma devocional sem tamanho, ele usa um vocativo para demonstrar seu desejo intenso de receber uma visitação especial do Senhor, ele disse: “Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença” (v.1), ele traz aqui uma alusão a quando Deus descia e os montes tremiam diante de Deus, Ele está demonstrando que esta visitação de Deus traz avivamento de maneira poderosa, Deus descer é visitar seu povo é avivamento, Deus trazendo vida para o seu povo, tirando da frieza espiritual para um novo viver. O profeta olhava para o passado para concluir que Deus fez e poderia fazer de novo, como assim define: “2 como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença! 3 Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença” (vv.2-3), quando este avivamento desde sobre o povo de Deus, o nome Dele é notado pelas pessoas, como afirma: “para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença!” (v.2). Este avivamento, esta visitação especial de Deus pode vir sobre você, busque!

b) O senhor desce os céus até nós e traz desejo de orar, fogo e glória do céu alegria para adorá-lo. II Cr 7.1-3
1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. 2 Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor. 3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”.

Nesta passagem vemos que Deus desceu sobre o povo de modo intenso quando houve oração (v.1), muitos crentes vivem uma vida apática porque não oram, não tiram um tempo para oração, se não orarmos ficaremos fracos, viveremos uma vida cristã inssossa, mas se vivermos uma vida regular de oração seremos cheios de poder. Quando Deus desceu ali os sacerdotes não podiam entrar lá porque a glória do Senhor preencheu aquele lugar (v.2), ou seja, quando Deus nos visita não há lugar para glória humana, pois ali caberá somente a glória de Deus. O Senhor desceu ali e houve uma disposição de louvor e adoração do povo ao seu Deus. Convide-o para ddescer sobre você!

c) O Senhor desce os céus até nós e traz a unidade para a sua igreja. Sl 133
1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre.

A igreja de Cristo foi chamada para ser unida, mas somente irá ser una a igreja que o Espírito descer sobre ela, aquela igreja será viva e abençoada. Somente o Espírito Santo ao descer sobre a igreja quebra paredes de separação, desfaz as discórdias, faz com que haja perdão e os irmãos vivam, isto agrada a Deus (v.1). Mas, esta igreja unida é não apenas recebe um pouco do Espírito, recebe muito do Espírito, pois o óleo desce sobre a cabeça, barba e até para a roupa (v.2), esta ação é constante, ele cita o Monte Hermom que devido a sua altura o orvalho congelava e ia caindo aos poucos, ficando tudo verde o ano inteiro (v.3). Mas, uma das evidências de uma igreja visitada por Deus é a sua unidade. Você promove a unidade ou desunidade da igreja?

3. O SENHOR ABAIXA A SI MESMO PARA SUBIR E RECEBER HOMENS PARA SI. Sl 68.18-20

O Senhor se abaixou, se humilhando até a morte e sepultura, depois disso Ele foi exaltado vencendo a morte para trazer salvação aos homens, conquistando a vida eterna e nos entregando gratuitamente, aprendemos que:

a) Cristo se abaixou para subir e para consquistar homens para si. Sl 68.18a
18 Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o Senhor Deus habite no meio deles”.

O Senhor se humilhou, se abaixando até as partes mais inferiores da terra (morte e sepultura), depois Ele subiu até os mais altos céus (ressurreição e ascenção), ao subir Ele conquistou homens, ou seja, sua morte comprou homens de todas as tribos, povos, linguas e nações, ao dizer que Ele conquistou homens para si está dizendo que eles não conquistaram a sua salvação, eles foram conquistados para salvação por Jesus Cristo. Os homens que Jesus recebeu como premio pela sua conquista, até homens rebeldes Cristo conquistou, pois imagine, os apostolos como Tiago, João, Pedro, Paulo eram rebeldes, mas Cristo não desistiu deles. Ele conquistou homens para salvação. Você já faz parte do numero dos salvos? Se não, entregue-se a Cristo!

b) Cristo se abaixou e subiu para habitar no meio dos homens que Ele conquistou. Sl 68.18b
18 Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o Senhor Deus habite no meio deles”.

Continuando, o Salmista fala que Cristo habitaria no meio dos homens que Ele conquistaria por sua morte, ressurreição e ascenção. Jesus habita no meio do seu povo, Ele passeia no meio da igreja, está presente na nossa vida todos os dias. Jesus está presente na vida do povo, por isso que não há solidão espiritual na vida de quem que tem Jesus porque sua presença é constante conosco. Se sua vida está vazia, perdeu o sentido e você está com sua alma cansada, venha para Cristo hoje e terás a presença Dele constante em tua vida. Jesus habita com todos aqueles que tiveram um encontro com Ele, assim sendo, você pode hoje convidá-lo para habitar a sua vida se pela fé você passará a gozar de vida e paz eterna!

c) Cristo se abaixou e subiu para nos trazer a salvação. Sl 68.19
19 Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação”.

Quando Deus se abaixou pagou pelos nossos pecados e nos deu a salvação, depois quando subiu Ele nos preserva salvos, pois ele leva o nosso fardo todos os dias e garante a nossa salvação. A salvação não é uma conquista humana, é um presente de Deus. Mas, um presente é dado a quem quer receber, então você pode hoje ter a certeza de que depois da morte irá morar eternamente com Cristo, salvo eternamente. A salvação está disponível para você hoje, tome posse dela por meio da fé em Jesus Cristo. Faça isso agora!!!

d) Cristo se abaixou e subiu para ser o nosso libertador. Sl 68.20
20 O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte”.

O Senhor Jesus quando desceu (morte e sepultamento) e subiu (ressurreição e ascenção), trouxe libertação para os homens que estão com Ele. Jesus é o nosso libertador, as Escrituras afirmam que “se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36), Quando Jesus realizou sua obra, seja na humilhação e na exaltação, traz libertação. Para ser liberto precisamos de Jesus, Ele abriu as portas da prisão espiritual que vivíamos, quebrou as correntes que nos prendiam e as algemas que nos mantinham aprisionados, nos dando total liberdade. Libertou-nos do pecado, do mundo e diabo para que livres pudessémos buscar a Deus.

CONCLUSÃO
Vimos nesta reflexão sobre o verbo abaixar que abaixar alguns e levanta outros; Ele abaixa os céus e desce sobre nós e que Ele abaixou a si mesmo para subir e atrair homens para si. Aplicação: Ele abaixa os soberbos e levanta os humildes, abaixa os impios até o inferno e os que recebem a Cristo até o céu. Ele desce sobre nós e nos traz avivamento, alegria para adorá-lo e unidade para a igreja. Jesus atraiu pecadores para si, passa a habitar na vida daqueles que o receberam, trazendo salvação e libertação para quem Nele crê. Você é humilde ou arrogante? Cristo já desceu na sua vida, já trouxe avivamento para o seu coração? Já tens certeza de salvação? Já foi liberto por Cristo? Busque a Cristo em oração e se você ainda não sabe se vai morar no céu com Ele, entregu-se a Ele hoje para receber um lugar eterno nas moradas celestiais.

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva - IPB Zé Doca - MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário