Total de visualizações de página

sábado, 4 de julho de 2020

REFLEXÃO BÍBLICA BASEADA EM COLOSSENSES 2.6-7


TEXTO: COLOSSENSES 2.6,7
6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”.

Introdutoriamente, gostaria de dizer que numa maratona o atleta experiente começa com uma velocidade menor e vai progredindo até tomar a dianteira, Pois se ele gastar muita energia no início, faltará no final, os inexperientes gastam tudo de si, enquanto no final não possuem a energia necessária para vencer. O apóstolo Paulo desejava o crescimento espiritual de verdade sem máscaras, pois estava ocorrendo experiências subjetivas sem progresso eespiritual em Cristo. Iremos tratar sobre o progresso espiritual e os seus beneficios para avida cristã, para isto trabalharemos sobre os Beneficios do Crescimento espiritual.

Primeiro, o progresso espiritual em Cristo traz firmeza. Esta verdade pode ser observada no termo “radicados” (v.7a), pois de acordo com o linguista Aurélio Buarque de Hollanda. raidicado significa arraigado, enraizado, firmado em algum lugar, que é dificil de ser retirado. Ou seja, alguém que está arraigado em Cristo, não há quem possa nos tirar das suas mãos (Jo 10.28), o progresso espiritual nos faz ficar firmes em Cristo e no seu poder. Por isso que o crente não deve parar, mesmo quando estar fraco, deve permanecer buscando a Deus e Ele lhe firmará os passos, mas se quando passamos por instantes de desânimo, deixamos de buscar ao Senhor, ficaremos mais fracos ainda. Jesus quer nos dar firmeza, busque a sua presença, enraize sua vida no Senhor.

Segundo, o progresso espiritual em Cristo traz edificação. Podemos examinar na palavra “edificados”, que indica que Deus é o nosso edificador, Ele faz isso usando os diversos meios conforme a sua multiforme graça para trazer edificação ao povo de Deus. Nós fazemos nossa parte um plantando a semente do evangelho, outro colhendo os frutos, mas o crescimento quem dá é Deus (I Cor 3.6). Ele é quem esifica a sua lavoura, quem faz crescer o seu trigo, quem concede crescimento à sua igreja, quem acrescenta os salvos ao seu povo. Precisamos tomar cuidado para nós não idolatramos os numeros e achar que o importante é encher o templo de gente, Deus não quer uma igreja com seu templo inchado de gente sem edificação. Também não devemos achar que o mellhor é a igreja não crescer numericamente, pois se a igreja for edificada em Cristo, ela vai crescer da maneira correta. Nós queremos que a igreja cresça em numero com qualidade.

Terceiro, o progresso espiritual em Cristo traz confirmação. Examinamos esta assertiva na passagem que diz “confirmados na fé”, na qual o apostolo Paulo visava que aqueles irmãos fossem confirmados com base no conhecimento de Cristo, pois havia uma heresia que estava assolando a igreja de Colossos, era uma mistura do legalismo judaizante com o gnosticismo, eles criam que recebiam revelações superiores vindas de direto do céu. Eles diziam que cristãos eram vulneraveis a seres espirituais e para aplacar a ira, eles deveriam venerar eles através de culto aos anjos (Cl 2.18), abster-se de algumas comidas e dias especificos (Cl 2.16). Paulo aqui estava dizendo que eles deveriam ser confirmados na fé doutrinária, no corpo teológicos deixado de modo racional por Cristo e pelos apostolos. Não são as experiencias que nos levam a conhecer a Cristo, mas a Palavra de Deus, pois Ela testifica sobre Jesus (Jo 5.39).

Quarto, o progresso espiritual em Cristo traz instrução. Continuando Paulo vai dizer que o conhecimento de Cristo para eles vem pelo ensino instrutivo da igreja, examina-se isso nas seguintes palavras do apóstolo: “Tal como fostes instruidos”, Ele aqui está nos ensinando que com o progresso espiritual nos tornamos mais instruidos na doutrina e pratica. Sobre esta verdade o autor William S. Smith afirma que o evangelho ensina o crer e o que fazer com o crer. A cada dia que passa nos tornamos conhecedores e praticantes do evangelho mais do que no príncipio da fé. Alguns dizem por ignorância que não precisa estudar, mas praticar, porémantes de praticar eu preciso conhecer, para depois colocar em pratica (Tg 1.22).

Quinto, o progresso espiritual em Cristo traz instrução. A passagem diz “crescendo em ações de graças”, ou seja, Paulo estava aqui trazendo a verdade da ingratidão daquela igreja que, com facilidade, esquecia dos seus verdadeiros mestres para dar ouviddos às novidades dos falsos mestres que estavam trazendo heresias para aquela igreja. Todos nós somos tendentes a sempre pedir e raramente agradecer, como os dez leprosos curados por Jesus, todos foram curados, mas somente um voltou para agradecer e este era estrangeiro (Lc 17.12-19). Muitas vezes vemos somente o sofrimento como um boneco que sempre diz: Oh Dia! Oh Céus! Oh Tudo! O progresso espiritual nos ajuda a agradecer a Deus as vitórias que superam as lutas. Minha irmã, meu irmão, seja agradecido a Deus por tudo que Ele tem feito por você. Lembre-se da ordem de Paulo: “Sede agradecidos!”

Para concluir, gostaria de refrescar sua mente que o progresso espiritual em Cristo nos faz ter firmeza, eddificação, confirmação na fé, instrução e gratidão. Temos crescido verdadeiramente em Cristo? Você precisa crescer verdadeiramente em Cristo, então ore neste instante e peça para que Ele te dê um crescimento saudavel, que conhecamos as Escrituras, mas que este conhecimento seja banhado pelo Espírito Santo e que possas ser tomado do saber e da glória de Cristo neste instante.

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário