Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TIMÓTEO 1.1-2

TEXTO: II TIMÓTEO 1.1-2

INTRODUÇÃO

Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo, aproximadamente no ano 64 d.C., para combater os falsos mestres, também para falar sobre a missão da igreja de anunciar as Escrituras, sobre esta verdade nós iremos observar algumas lições a partir da temática exposta a seguir.

TEMA: APOLOGÉTICA CRISTÃ É A MISSÃO DA IGREJA

1. A MISSÃO APOLOGÉTICA DA IGREJA É POR VONTADE DE DEUS. V.1a

Deus tem um chamado para seu povo, como teve para Paulo, conforme o texto indica: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus [...]” (v.1a). Sobre este chamado iremos observar algumas verdades exauridas a seguir.

a) Deus chama homens para realizar sua missão: Paulo. V.1

Deus chamou Paulo pelo nome para que este o servisse, na estrada de Damasco, a antigo matador de cristãos foi chamado de forma irresístivel por Cristo e largou toda sua vida antiga de judaísmo para ser um proclamador do evangelho. Ele partiu sem detença para pregar aos gentios (Gl 1.15-16), proclamando a Palavra de Deus. Deus chamou cada crente para falar do que Cristo fez na sua vida como fez com Paulo. E aí vai encarar o desafio crente?

b) Deus chama homens e os envia como representantes de Cristo na terra. V.1

O termo apóstolo vem do grego “Apostolew” e indica pessoas que eram representantes de Cristo na terra chamados para desbravar regiões onde Cristo não foram ainda anunciado, os apóstolos no sentido primitivo eram pessoas chamadas diretamente por Cristo, deveriam ter andado literalmente com Jesus e ser testemunha ocular da ressurreição (At 1.15-26), hoje não existe o cargo de apóstolo, mas a missão apostólica continua existindo, devendo nós alcançar os corações sem Cristo com o evangelho apóstolico.

c) Deus chama homens para onde Ele quiser enviá-los. V.1

O cristão além de ser chamado para representar Cristo na terra e proclamar seu evangelho, também é chamado para ir onde Cristo desejasse enviar, pois este chamado é segundo a “vontade de Deus”, o hino antigo diz: “nem sempre será para onde eu quiser que o Senhor me quer enviar”, precisamos estar dispostos a ouvir e atender sua voz, neste momento clame ao Senhor e peça direção, Ele te guiará e você vai semear, Deus dará os frutos.

2. A MISSÃO APOLOGÉTICA DA IGREJA É PARA PROCLAMAR A PROMESSA DE DEUS. V.1b

Deus tem muitas promessas na sua Palavra, este texto cita uma destas promessas, vejamos: “[...] de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus” (v.1b). Sobre esta promessa iremos aprender algumas verdades bíblicas expostas a seguir.

a) A promessa de Deus está revelada nas Escrituras proféticas. Rm 1.2

Deus nos faz promessas nas Sagradas Escrituras, vejamo: “O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras”. Algumas lições: I. Deus é o autor das promessas (v.2). II. Deus promete nas Escrituras proféticas (v.2). Deus descreveu a sua vontade nas Escrituras, é por meio delas que Deus nos fala, devemos ler a Palavra de Deus para descobrir sua vontade revelada (Dt 29.29). Vamos ler a Bíblia?

b) A promessa de Deus é a vida eterna a todos os que crêem. V.1

A promessa principal que Deus nos oferece é a vida (Gr. “Zôe”, vida espiritual, eterna). a vida que está revelada é a salvação eterna oferecida, a vida eterna pela fé, por toda a eternidade (Jo 5.24; 6.47; 10.28), somos chamados para proclamar a vida eterna que Deus nos oferece gratuitamente (Rm 3.24), independente das obras da lei (Rm 3.28), de forma completa (Fp 1.6). Deus promete a vida eterna a todos os que crêem. Você já tem certeza de vida eterna?

c) A promessa de Deus sobre a vida está na pessoa de Jesus. V.1

Deus além de nos prometer a vida eterna nos diz somente podemos receber esta bênção eterna por intermédio de Cristo Jesus (v.1), pois não há salvação fora de Cristo (At 4.12), afinal ele justifica os eleitos de Deus porque morreu, ressuscitou e está à direita de Deus intercedendo por eles (Rm 8.33-34). Jesus disse que o que crê Nele tem a vida eterna (Jo 6.47). Nós temos que pregar a comletude da obra de Cristo, salvando, preservando os salvos e intercedendo por eles. Somente por Cristo temos a vida eterna, Nele temos salvação completa, perfeita e eterna!

3. A MISSÃO APOLOGÉTICA DA IGREJA É PARA PROCLAMAR O AMOR DE DEUS. V.2

A Escritura nos mostra Timóteo sendo chamado por Paulo de filho amado, conforme vemos na pasagem: “Ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor”. O termo amado vem do grego “Agaphetos” e indicca o amor que vem de Deus, vejamos algumas lições.

a) O amor de Deus por nós é de graça. V.2a

A Escritura vai nos informar que Paulo ao chamar Timóteo de filho amado desejou a graça de Deus sobre ele, pois o amor de Deus por nós é de graça, isto é, seu amor não é comprado por obras nem merecido, mas dado gratuitamente. O termo graça (Gr. “Charis”, favor imerecido). Não somos amados porque Deus viu méritos em nós, Ele nos amou apesar dos nossos deméritos. Seus amor é gratuito! Ele nos ama de modo incondicional!

b) O amor de Deus por nós nos faz conhecer a sua misericórdia. v.2b

Enquanto na graça, Deus nos dá o que não merecemos que é o amor de Deus, salvação, na misericórdia, Deus não nos dá o que merecemos que é a condenação. Ele troca a punição pelo perdão, nos oferece a vida eterna, mesmo sabendo que merecemos o juízo eterno. A misericórdia de Deus é uma realidade na vida de quem foi alcanaçado pelo amor de Deus. Ele nos ama e nos concede sua misericórdia!

c) O amor de Deus por nós nos faz viver a paz que Ele nos traz. V.2c

A paz de Deus é fruto do seu amor por nós, pois por causa do seu amor por nós nos concede sua paz (Gr. “Eirene”, bem-estar espiritual, conciliação). Éramos inimigos de Deus por causa dos nossos pecados, mas Ele nos reconciliou consigo mesmo por meio de Jesus (II Co 5.20), então recebemos a paz com Deus, nos tornamos amigos de Deus por causa do seu amor, depois disso nós passamos a ter bem-estar na alma, uma calma bendita toma conta do nosso coração.

CONCLUSÃO

Nós observamos algumas lições sobre a apologetica cristã como a missão da igreja, observamos que esta missão é por vontade de Deus, para proclamar a promessa de vida eterna e para divulgar o amor gracioso de Deus por nós. Você quer foi alcançado pela salvação de Deus precisa proclamar esta Palavra, anunciar a vontade de Deus, tens feito? Vais fazer? Vai encarar o desafio? Você que ainda não tem certeza de vida eterna, o Senhor te desafia a se entregar a Ele e ter certeza de vida eterna. Há alguém neste lugar que deseja fazer isso?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva