Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ÊXODO 5.20-6.1

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ÊXODO 5.20-6.1
ÊXODO 5.20-23: “20 Quando saíram da presença de Faraó, encontraram Moisés e Arão, que estavam à espera deles; 21 e lhes disseram: Olhe o SENHOR para vós outros e vos julgue, porquanto nos fizestes odiosos aos olhos de Faraó e diante dos seus servos, dando-lhes a espada na mão para nos matar. 22 Então, Moisés, tornando-se ao SENHOR, disse: Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? 23 Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu, de nenhuma sorte, livraste o teu povo. ÊXODO 6.1: “1 Disse o SENHOR a Moisés: Agora, verás o que hei de fazer a Faraó; pois, por mão poderosa, os deixará ir e, por mão poderosa, os lançará fora da sua terra.

EXÒRDIO
O termo “mão de Deus” ou “braço do Senhor” é uma linguagem simbólica chamada de “antropomorfismo, ou seja, atribui membros humanos a Deus, quando na verdade o que Deus quer nos dizer é que a sua ação poderosa está agindo em nossas vidas e o termo “mão poderosa denota o seu cuidado, o braço indica força contra os inimigos e a mão, o cuidado de Deus pelo seu povo. Precisamos confiar em Deus e no seu agir, pois sua mão poderosa nos sustém e livra segundo seu querer.

NARRAÇÃO
Esta passagem se deu depois que Moisés e Arão foram falar com Faraó e disseram que Deus estava ordenando que deixasse o seu povo ir (5.1-5), Faraó afligiu ainda mais os israelitas (5.6-14), Eles foram se queixar contra Moisés e Arão (5.15-21), Moisés foi buscar a Deus e o Senhor revelou que Faraó não iria atender o pedido (5.22-23), Mas mesmo a contra gosto iria deixar o povo ir, por causa de um agir poderoso de Deus, a mão poderosa de Deus iria forçar Faraó a deixar o povo sair (Êx 6.1) , sobre este agir poderoso de Deus iremos trabalhar algumas lições tendo como base o tema exposto abaixo.

TEMA: A MÃO PODEROSA DE DEUS EM FAVOR DO SEU POVO

1.        AGE EM UM MESMO LOCAL AFLIGINDO OS INIMIGOS E POUPANDO O SEU POVO.

1.1      As dez pragas foram utilizadas dentro de uma localização geográfica em que apesar de juntos, Deus pune os egípcios e poupa o seu povo. Êx 12.12-13
12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. 13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito”.

1.2      No deserto dentro de uma mesma localização geográfica, Deus coloca uma nuvem durante o dia para proteger o seu povo do calor e á noite envia uma coluna de fogo para guiá-lo e aquecer do frio, mas não faz isso em favor de Faraó e de seus soldados. Êx 14.19-20
19 Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, 20 e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se”.

1.3      Na travessia do mar vermelho dentro de uma mesma localização geográfica, Deus abre o mar para o seu povo passar e neste mesmo local afoga o exército de Faraó. Êx 15.28-29
28 E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou. 29 Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda.

2.        AGE USANDO UM HOMEM FRAGILIZADO PARA LIVRAR O SEU POVO.

2.1      Deus com a sua mão poderosa usou um homem que não tinha qualidade verbal. Êx 4.10-11
10 Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. 11 Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?”

2.2      Deus com a sua mão poderosa usou um homem que não tinha popularidade. At 7.35-36
35 A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça. 36 Este os tirou, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, assim como no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos”.

2.3      Deus com a sua mão poderosa usou um homem que não tinha coragem para fazer. Êx 4.13-15
13 Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim. 14 Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração. 15 Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer”.

3.        AGE DE MANEIRA SOBERANA FEZ COM QUE O POVO SE MULTIPLICASSE NO EGITO.

3.1      A chegada do povo de Israel no Egito se deu de uma maneira não convencional, mas por trás de tudo isso estava o plano de Deus. Gn 50.18-21
18 Depois, vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. 19 Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? 20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. 21 Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração”.

3.2      O povo cresceu no Egito de uma maneira extraordinária, levando o povo do Egito a ficar preocupado. Êx 1.7-12
7 Mas os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles. 8 Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. 9 Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. 10 Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra nós e saia da terra. 11 E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés. 12 Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel;

3.3      O povo entrou no Egito com 70 pessoas e saiu com 600.000 pessoas, além de riquezas adquiridas das mãos dos egípcios.

27 e os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram dois. Todas as pessoas da casa de Jacó, que vieram para o Egito, foram setenta”(Gn 46.27).

37 Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentosmil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças” (Êx 12.37).

13 então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. 14 Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas” (Gn 15.13-14).

CONCLUSÃO
Nesta mensagem vimos que a mão poderosa de Deus está em favor do seu povo, daí extraímos as seguintes lições: Primeira, age em um mesmo local afligindo os inimigos e poupando o seu povo: Durante dez pragas foram utilizadas dentro de uma localização geográfica em que apesar de juntos, Deus pune os egípcios e poupa o seu povo; no deserto dentro de uma mesma localização geográfica, Deus coloca uma nuvem durante o dia para proteger o seu povo do calor e á noite envia uma coluna de fogo para guiá-lo e aquecer do frio, mas não faz isso em favor de Faraó e de seus soldados e; na travessia do mar vermelho dentro de uma mesma localização geográfica, Deus abre o mar para o seu povo passar e neste mesmo local afoga o exército de Faraó. Aplicação: Não importa a localização geográfica que você está, ou quão rodeado de inimigos estás, se a mão poderosa de Deus está a te proteger, com certeza, a vitória já está assegurada, o importante é que espiritualmente você esteja perto de Deus. Segunda, age usando um homem fragilizado para livrar o seu povo: Deus com a sua mão poderosa usou um homem que não tinha qualidade verbal, popularidade e que não tinha coragem para fazer. Aplicação: Você pode não possuir qualidades humanas admiráveis, ou como boa oratória, popularidade ou mesmo coragem para falar, se você se colocar nas mãos de Deus como fez Moisés, Deeus vai te usar de maneira grandiosa. Como Moody que não conhecia a gramatica, mas alguém disse que ninguém falava de Cristo como ele, . Se disponha. Terceira, age de maneira soberana fez com que o povo se multiplicasse no Egito: A chegada do povo de Israel no Egito se deu de uma maneira não convencional, mas por trás de tudo isso estava o plano de Deus, O povo cresceu no Egito de uma maneira extraordinária, levando o povo do Egito a ficar preocupado, O povo entrou no Egito com 70 pessoas e saiu com 600.000 pessoas, além de riquezas adquiridas das mãos dos egípcios. Aplicação: Os acontecimentos na nossa vida não são frutos do acaso como pensam os filósofos marxistas ateístas, não são historias cíclicas como pensam os filósofos gregos, não caminham para um fim trágico como pensam os filósofos pessimistas, todas as coisas que nos acontecem estão em um plano soberano de Deus como os fatos desde José, como escravo, presidiário, governador, sustentador daqueles que o maltrataram, depois a multiplicação do povo, aflição de Faraó sobre o povo, Moisés ordena as pragas, o povo sai levando riquezas (Êx 12.34-360 segundo o proposito de Deus. Deus está no controle da sua vida, Ele tem as rédeas do seu destino. Confia Nele. Que o Senhor nos abençoe! Que Ele tenha misericórdia de nós! Que a sua mão poderosa esteja sobre todos nós a nos proteger. Em Nome de Jesus! Amém!


quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JEREMIAS 31.3

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JEREMIAS 31.3
3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

INTRODUÇÃO
Quando recebemos um presente não pagamos nada por ele, mas para o presente ser nosso precisamos recebê-lo. A palavra graça vem do grego Káris e significa presente. Neste texto Jeremias fala sobre a ação graciosa de Deus em favor do seu povo (v.1), dando descanso no deserto (v.2), tudo isto aconteceu por causa da sua ação graciosa, sobre este Deus gracioso iremos extrair algumas lições tendo como base o tema abaixo.

TEMA: DEUS AGE GRACIOSAMENTE

1.        ELE NOS VIU QUANDO ESTÁVAMOS LONGE DELE. V.3a
3 De longe se me deixou ver o SENHOR [...]”

1.1     Ele nos viu mortos em delitos e pecados. Ef 2.1
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”.

1.2     Ele nos viu escravos da carne, mundo e diabo.

2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Ef 2.2-3).

34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8.34).

2.        ELE NOS AMOU QUANDO ESTÁVAMOS LONGE DELE. V.3b
“[...] dizendo: Com amor eterno eu te amei [...]”

2.1     Ele poderia nos destruir, mas preferiu nos tirar da morte espiritual por amor. Ef 2.4-7
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus”.

2.2     Ele poderia nos odiar, mas preferiu nos amar. Rm 5.8
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

2.3     Ele poderia nos condenar, mas preferiu nos salvar por causa do seu amor. Tt 3.3-5
3 Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, 5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”.

3.        ELE NOS ATRAIU PARA SI QUANDO ESTÁVAMOS LONGE DELE. V.3c
“[...] por isso, com benignidade te atraí”.

3.1     Deus nos atraiu para si por meio da cruz de Cristo.

32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”(Jo 12.32).

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”(Jo 15.16).

3.2     Deus nos atraiu para si nos levando até Cristo. Jo 6.44
44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”.

3.3     Deus nos atraiu para si abrindo o nosso coração e entendimento.

14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso”(Jo 16.14-15).

45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”(Lc 24.45).

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que Deus age graciosamente, extraímos as seguintes lições: Primeira, Ele nos viu quando estávamos longe Dele: Mortos em delitos e pecados e escravos da carne, mundo e diabo. Segunda, Ele nos amou quando estávamos longe Dele: Ele poderia nos destruir, mas preferiu nos tirar da morte espiritual por amor, poderia nos odiar, mas preferiu nos amar, poderia nos condenar, mas preferiu nos salvar por causa do seu amor. Terceira, Ele nos atraiu para si quando estávamos longe Dele: Deus nos atraiu para si por meio da cruz de Cristo, nos levando até Cristo e abrindo o nosso coração e entendimento. A salvação é graça pura! A salvação é pura graça!

APLICAÇÃO
Crentes – Você que já foi alcançado pelo graça de Deus precisa ter um coração grato a Deus, demonstrando isto por meio de uma vida de boas obras, pois a salvação é somente pela graça, mas o resultado na vida de quem é salvo é uma vida de obediência.

Não crentes – Você que entendeu esta mensagem e percebe que sem Cristo nada consegue fazer, venha experimentar a salvação que somente Jesus tem pra dá, se o seu coração está neste instante queimando por dentro, é Jesus querendo habitar dentro de ti. Renda-se a Ele agora, em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM PROVÉRBIOS 31.10

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: PROVÉRBIOS 31.10
10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias”.

EXÓRDIO
A história bíblica traz algumas mulheres que são verdadeiras heroínas da fé, mulheres virtuosas que deixaram um legado, o site Biblia.com cita algumas como Sara: já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida. Ela ficou sempre do lado de Abraão, para o apoiar. Sara creu em Deus e, com 90 anos, seu sonho se realizou ela teve um filho! Deus encheu seu coração de alegria; Miriã: Nasceu e cresceu como escrava no Egito mas ela cuidou de seu irmão bebê, Moisés, que depois tirou seu povo da escravidão. Além de líder de louvor, Miriã era profetisa e muito respeitada entre os hebreus; Raabe: Era uma prostituta de Jericó mas ela salvou a vida de dois espiões hebreus. Por causa disso, sua família foi salva quando os hebreus atacaram Jericó. Por sua fé, uma mulher desprezada ganhou um lugar entre o povo de Israel, se tornou antepassada de Jesus e ganhou um lugar entre os heróis da fé! Débora: profetisa e juíza que liderava Israel quando não havia rei. Ela convocou o exército e animou os guerreiros, que derrotaram os opressores. Debaixo da liderança de Débora, Israel teve paz durante 40 anos. Rute: Não era israelita mas ganhou um lugar entre o povo de Deus por sua dedicação a Deus e seu amor à sua sogra. Ela abandonou sua casa e família para servir a Deus. Trabalhadora e respeitosa, Rute conquistou o coração de Boaz e foi a bisavó do rei Davi. Ana: não podia ter filhos mas ela confiava em Deus e orou com fé por um filho. Quando Deus lhe deu um filho, ela o dedicou a Deus, em gratidão. Seu filho Samuel cresceu no templo e se tornou um grande profeta. Ester: Uma jovem israelita que ganhou o maior concurso de beleza do seu tempo e se tornou rainha da Pérsia. Ela foi muito corajosa e arriscou sua vida para salvar seu povo de um grande massacre. Deus deu beleza, graça e inteligência a Ester para que ela pudesse proteger seu povo. Maria: uma jovem simples que foi escolhida para uma grande missão: ser a mãe de Jesus. Ela não rejeitou essa missão mas aceitou com fé. Maria certamente ajudou a educar Jesus e, anos mais tarde, o viu ressuscitado em glória! Priscila: Um exemplo de trabalho em equipe. Ela trabalhava junto com seu marido Áquila para espalhar a palavra de Deus. Eles eram amigos de Paulo e fundaram uma igreja em sua casa. Priscila e Áquila também ensinaram e prepararam um homem chamado Apolo para a obra de Deus (9 grande mulheres da Bíblia. Extraido de https://www.bibliaon.com/grandes_mulheres_da_biblia/) Você que está aqui é uma mulher virtuosa?

NARRAÇÃO
Estes provérbios do capitulo 31, embora estejam dentro da escritura de sabedoria de Salomão, foi escrito pelo rei Lemuel de Massá (Pv 31.1), no espaço compreendido entre os versículos 10 ao 31 traz o louvor da mulher virtuosa, este espaço poético é feito em acróstico usando as letras sucessivas do alfabeto hebraico. Ele divide o poema em três partes principais que são: 1. Introdução do poema, descreve o seu valor de modo geral e expressa a dificuldade de encontrar mulheres assim tão virtuosas e valorosas como ela (v.10-12). 2. Corpo do poema, explica as suas atividades, produção de bens, e realizações sociais (v.13-27). 3. Conclusão do poema, menciona o louvor que ela recebe da de sua família e de outros (v.28-31). Iremos trazer uma mensagem partindo do v. 10 que diz: 10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. Extrairemos algumas lições que apresentam características deste mulher virtuosa, para isto utilizaremos o tema abaixo.

TEMA: MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?

1.      A MULHER VIRTUOSA TEME A DEUS. V.31

1.1  A mulher que Teme a Deus é uma mulher sábia. Pv 9.10
10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”.

1.2  A mulher que Teme a Deus é uma mulher santa. Sl 34.9
9 Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem”

1.3  A mulher que Teme a Deus é reconhecida como tal. Pv 31.30
30 Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras”.

2.      A MULHER VIRTUOSA EDIFICA A SUA CASA. Pv 14.1

2.1  A mulher edifica a sua casa com as suas palavras na hora certa.

23 O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!” (Pv 15.23)

7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar” (Ec 3.7)

2.2  A mulher edifica a sua casa com as suas ações. Pv 31.11-15
11 O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. 12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. 14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15 É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas”.

2.3  A mulher edifica a sua casa com as suas reações. I Pe 2.21-23
21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”.

3.      A MULHER VIRTUOSA É PIEDOSA.

Um dos significados da palavra piedade ou piedoso (a) é alguém que é santo, puro e devoto a Deus. Nesta mensagem utilizamos piedade com este sentido, abaixo elencamos algumas características que envolvem este significado de piedade:

3.1  Viver piedosamente é viver separado do mal e próximo a Deus. Sl 4.1-3
1 Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. 2 Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? 3 Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele”.

3.2  Viver piedosamente é ter uma vida de boas obras. I Tm 2.10
10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)”. (I Tm  2.10)


3.3  Viver piedosamente é ensinar aos outros sobre Deus. Tt 2.1-5
1Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. 2Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. 3Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 4a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 5a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.

4.      A MULHER VIRTUOSA É CHEIA DO ESPIRITO SANTO.

4.1  Para ser cheia do Espírito Santo precisa orar. Lc 3.21-22
21 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

4.2  Para ser cheia do Espírito Santo precisa observar as Escrituras. Jo 16.13
13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”.

4.3  Para ser cheia do Espírito Santo precisa se consagrar a Deus. Lc 2.36-38
36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. 38 E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

Quando a Holanda abraçou a Reforma Protestante e passou a ter a Bíblia como única regra de fé e pratica, o governo da Espanha católica enviou uma forte esquadra naval para acabar com aquele país, a igreja holandesa decretou jejum e oração, pois eles não tinham poder bélico para se defender, quando a Espanha estava bem próxima, uma tempestade repentina acabou com a esquadra espanhola, sobrevivendo apenas sessenta homens, que retornaram humilhados ao seu país, uma igreja que se consagra a Deus vê os grandes feitos de Deus na sua vida. A história narra que houve a tempestade, mas esqueceu de falar que a igreja orava e jejuava.

4.4  Para ser cheia do Espirito Santo precisa congregar. At 2.1-4
1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre o tema: “Mulher virtuosa, quem a achará?”, extraímos algumas lições, assim enunciadas:
Primeira, a mulher virtuosa teme a Deus. Aplicação: Você só pode ser uma mulher sábia, santa e reconhecida como sendo de Deus se o temor ao Senhor estiver no seu coração. Você já é uma mulher temente a Deus? Segunda, a mulher virtuosa edifica a sua casa: Aplicação: Você somente edifica sua casa tendo sabedoria no falar (na hora certa), no agir (buscar realizar o bem da sua família) e no reagir (Imitando Jesus que quando era ofendido não revidava, quando maltratado não ameaçava, mas se entrega ao Pai). Você tem edificado a sua casa ou a destruído? Terceira, a mulher virtuosa é piedosa: Aplicação: Para ter vida piedosa é preciso se separar do mal e viver junto de Deus, viver uma vida de boas obras, bem como ensinar aos outros sobre Deus. Você tem vivido como uma mulher piedosa? Quarta, a mulher virtuosa é cheia do Espirito Santo. Aplicação: Se você quer ser cheia do Espírito Santo precisa orar, meditar nas Escrituras, consagrar-se a Deus e congregar. Você pode dizer que é uma mulher cheia do Espírito Santo?

O Nosso desejo para todas as mulheres é que sejam virtuosas. Para isso é preciso que nos derramemos aos pés de Cristo e que possamos convidar Jesus para tomar a direção da nossa vida. Amém!


AUTOR: Missº Veronilton Paz (IPB Sumé-PB)

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ÊXODO 4.31-32

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ÊXODO 4.31-32
30 Arão falou todas as palavras que o SENHOR tinha dito a Moisés, e este fez os sinais à vista do povo. 31 E o povo creu; e, tendo ouvido que o SENHOR havia visitado os filhos de Israel e lhes vira a aflição, inclinaram-se e o adoraram.

INTRODUÇÃO
Uma determinada partida de futebol entre Brasil X Argentina decidindo a copa América no ano de 2004, a Argentina vencia por 2x1 durante boa parte do segundo tempo, a seleção brasileira era bastante jovem, mas o treinador da época Carlos Alberto Parreira, colocou o time para cima, e deu certo, pois aos 43’ do segundo tempo o jogador Adriano em uma jogada de pura arte empatou a partida e o Brasil sagrou-se campeão nos pênaltis, foi dito que algo primordial foi a atitude do treinador, pois uma atitude é a reação diante de um fato, às vezes adverso. Na passagem escolhida temos algumas atitude do povo de Deus quando ouviram a notícia que Deus havia levantado Moisés para libertar eles do Egito, nesta passagem vemos Arão falando ao povo as palavras que Deus disse a Moisés (v.30a), ele fez sinais diante do povo (v.30b), quando falou o povo creu e deu ouvidos ao que o Senhor falou (v.31a), eles adoraram ao Senhor prostrados (v.31b). Estas reações fazem parte da sua vida? Vamos analisar isto a partir do tema abaixo.

TEMA: A ATITUDE DO POVO DE DEUS PRECISA TER

1.        FALAR A PALAVRA DE DEUS CONFORME O SENHOR ORDENOU. V.30
30 Arão falou todas as palavras que o SENHOR tinha dito a Moisés, e este fez os sinais à vista do povo”.

1.1     O que o Senhor nos ordenou falar está nas Escrituras. Is 8.20
20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva”.

1.2     O que o Senhor nos ordenou falar deve ser em qualquer tempo. II Tm 4.2
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.

1.3     O que o Senhor nos ordenou falar deve servir para redenção de vidas. Jo 20.30-31
30 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

2.        CRER NO SENHOR VERDADEIRAMENTE. V.31a
31 E o povo creu [...]”

2.1     A crença em Deus começa no coração. Rm 10.9-10
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

2.2     A crença em Deus é acompanhada por obediência. Tg 2.12
12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”.

2.3     A crença em Deus é exclusiva para quem tem fé em Jesus. Rm 3.22
22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção”.

3.        OUVIR A VOZ DE DEUS FALANDO COM ELE.V.31b
“[...] e, tendo ouvido que o SENHOR havia visitado os filhos de Israel e lhes vira a aflição [...]”

3.1     Deus fala conosco por meio das Escrituras sagradas. Jo 5.39
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

3.2     Deus fala conosco quando o buscamos em oração. Lc 3.21-22
21 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.

3.3     Deus fala conosco quando passamos por circunstâncias. At 27.22-24
22 Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. 23 Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, 24 dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo”.

4.        ADORAR PROSTRADO AO SENHOR. V.31c
“[....] inclinaram-se e o adoraram”.

4.1     A adoração deve ser dada exclusivamente ao Senhor. Mt 4.10
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

4.2     A adoração pode ser feita por meio de uma vida de devoção: Jejum e oração. Lc 2.37
36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações”.

4.3     A adoração é um reconhecimento universal de quem é Deus. Ap 5.11-14
11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, 12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. 14 E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.

CONCLUSÃO
A mensagem trazida neste momento trouxe algumas atitudes que o povo de Deus deve ter, são elas: Primeira, falar a palavra de Deus conforme o Senhor ordenou. Segunda, crer no Senhor verdadeiramente. Terceira, ouvir a voz de deus falando com ele. Quarta, adorar prostrado ao senhor.

APLICAÇÃO
Crentes – Você precisa buscar conhecer a Palavra de Deus como Ele ordenou, ter uma fé confiante Nele, dá ouvido a voz Dele falando contigo e Adorar prostrado ao Senhor. Devote-se a Ele, Ana não saía do templo, adorando ao Senhor em jejuns e orações e você como vai agir? Que lugar o Senhor ocupa no seu coração? Busque coloca-lo em primeiro lugar. Amém!

Não crentes – Voce precisa obedecer à Palavra de Deus, entregar-se totalmente aos cuidados do Senhor, adorar somente a Ele e buscar viver uma vida de serviço a Ele. Volte-se para Jesus agora, arrependa-se dos seus pecados, renda-se ao Senhor Jesus, recebendo-o como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador.


AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ÊXODO 3.13-15

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ÊXODO 3.13-15
13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. 15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração”.

EXÓRDIO
Quando nós vamos fazer compras seja no mercadinho, shopping, supermercado, etc., observamos os produtos se eles estão dentro da validade, porque um produto ingerido fora da validade pode causar um grande mal para o organismo. Muitas pessoas querem um deus que tenha prazo de validade, que só seja utilizado quando precisar, o Deus que a Bíblia apresenta não tem prazo de validade, pois Ele é Deus desde toda a eternidade, Nele podemos ter jubilo eterno.

NARRAÇÃO
A passagem escolhida fala sobre o chamado de Deus para Moisés libertar o povo do Egito, antes com a maldade do rei de matar os filhos dos judeus, sua mãe o escondeu e depois teve que ocultou-se dele colocando-o num cesto no Rio Nilo, mas ele foi salvo das águas pela filha de Faraó e foi educado nas ciências do Egito e criado como filho dela (Êx 2.1-10), depois sabendo que era hebreu e vendo um do seu povo sendo espancado por um egípcio matou o agressor, à frente vendo dois hebreus brigando tentou conciliar e um deles perguntou se queria mata-lo como fez com o egípcio, ele fugiu e foi ser pastor de ovelhas no deserto (Êx 2.11-22), um dia Deus apareceu numa sarça ardente e a sarça ardia sem se consumir, ele foi olhar e Deus falou com Ele (Êx 3.1-4), quando ele se aproximou o Senhor se revelou como o “Eu Sou O Que Sou” ou YWHW, significando que Ele é eternamente o mesmo, sobre este assunto, iremos extrair algumas lições tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O DEUS DO CRENTE É ETERNO

1.    AS TRÊS PESSOAS DA TRINDADE SÃO ETERNAS.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

13 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”(II Co 13.13).

1.1 O Pai é dotado de eternidade. Sl 90.2
2 Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

1.2 O Filho é dotado de eternidade. Hb 13.8
8 Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”.

1.3 O Espírito Santo é dotado de eternidade. Hb 9.14
14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”

2.    A ALEGRIA QUE DEUS DÁ É ETERNA. Ap 19.6-7
6 Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. 7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou”.

2.1 A alegria verdadeira tem como razão a presença de Jesus. Jo 20.19-20
19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor”.

2.2 A alegria verdadeira não depende das circunstâncias. Fp 4.4
4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”.

2.3 A alegria verdadeira é uma obra do Espírito Santo no crente. Rm 14.17
17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.

3.    A SALVAÇÃO QUE DEUS OFERECE É ETERNA. Jo 5.24
24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

3.1 A vida eterna (salvação) é para o dia de hoje. II Co 6.2
1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)”.

3.2 A vida eterna (salvação) é para quem crê em Jesus. Jo 6.47
47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”.

3.3 A vida eterna (salvação) é para todo o sempre. Jo 10.28
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

4.    A CONDENAÇÃO QUE DEUS SENTENCIARÁ É ETERNA. Ap 20.10,15
10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”.

4.1 Será condenado todo aquele que rejeitar o filho de Deus. Mt 10.32-33
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

4.2 Será condenado todo aquele que não se arrepender dos seus pecados. Lc 13.1-5
1 Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam 2 Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? 3 Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. 4 Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”.

4.3 Será condenado todo aquele que está na igreja, mas não é igreja.

4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Jd v.4).

19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (I Jo 2.19).

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre a eternidade de Deus a partir do nome que Ele revelou a Moisés, ou seja, “Eu Sou o Que Sou”, ou YWHW, trabalhamos o assunto dizendo que o Deus do crente é eterno, para isso extraímos as seguintes lições: Primeira, as três pessoas da Trindade são eternas: O Pai, o Filho e o Espírito são dotados de eternidade. Segunda, a alegria que Deus dá é eterna: A alegria verdadeira tem como razão a presença de Jesus, não depende das circunstâncias e, é uma obra do Espírito Santo no crente. Terceira, a vida (salvação) que Deus oferece é eterna: A vida eterna (salvação) é para o dia de hoje, é para quem crê em Jesus e, é para todo o sempre. Quarta, a condenação que Deus sentenciará é eterna: Será condenado todo aquele que rejeitar o filho de Deus, não se arrepender dos seus pecados e está na igreja, mas não é igreja. Temos encarado a realidade da eternidade com seriedade? Temos pensado que se a salvação é eterna, a condenação também é eterna?

APLICAÇÃO

Crentes – O Deus que servimos é eterno, suas promessas não podem ser frustradas porque se baseiam na sua imutabilidade, Ele é eternamente o mesmo, você não precisa ter medo do futuro, O seu Deus é eternamente o mesmo, Ele cuidará de ti, deposite Nele os seus sonhos e o teu futuro, saiba que se você é um salvo de verdade, um convertido, regenerado pelo Senhor, a sua eternidade será alegre e de paz! Até hoje o Espírito Santo ecoa aos nossos as palavras bíblicas: “Eu Sou o que Sou”, ou seja, eu não mudo, não perdi o controle e tenho sempre o melhor para você, mesmo que você não entenda, mesmo que tudo pareça desencontrado, por traz da face carrancuda dos acontecimentos, há a face sorridente da providencia de Deus guiando a tua vida.

Não Crentes – Você que ainda não serve este Deus, saiba que sendo Ele eterno, a sua alegria não pode depender de satisfações temporárias, pois como Deus é eterno a sua alegria também pode ser eterna em Jesus. A salvação que o Senhor oferece aos que Nele creem é eterna, esta salvação pode ser sua. Precisamos alertá-la que da mesma forma que as pessoas recebem a alegria eterna, salvação eterna quando creem em Jesus, se rejeitarem a graça de Deus, na pessoa de Jesus, receberão Dele a salvação eterna, pois a ofensa a um Deus eterno requer uma condenação eterna num lugar de densas trevas, onde o sofrimento não cessa jamais, este lugar é o inferno.

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva