TEXTO: LUCAS 2.25-35
INTRODUÇÃO
Nós continuamos observando o nascimento e infância de Jesus, sobre isso vimos que Deus é soberano e usa um decreto de um rei ímpio para levar José e Maria com Jesus no ventre para estar no lugar e na hora certa (vv.1-6); ainda observamos que nosso coração deve se parecer com manjedoura que havia lugar para Jesus e não com a hospedaria que o rejeitou (v.7); à frente nós observamos que como os pastores, os homens precisam ter um encontro com Jesus (vv.8-20); logo após nós observamos que o rei se chama Jesus porque só Ele nos salva (v.21), após vimos que que Ele passou pela purificação e resgate da lei para nos puruficar e resgatar para salvação (vv.22-24), a partir deste momento nós verificaremos sobre Simeão, um homem de Deus que esperava o Messias, tratamos na primeira parte sobre a vida de Simeão com Deus (vv.25-28), hoje na segunda parte desta mensagem nos versículos 26 ao 32 trataremos sobre a promessa de Deus na vida de Simeão, isso fareos a partir do assunto e tema expostos.
ASSUNTO: SIMEÃO, UM EXEMPLO DE CIDADÃO DO REINO - PARTE 2
TEMA: SIMEÃO EXPERIMENTA A PROMESSA DE DEUS.
1. Ele foi movido pelo Espírito santo para ir ao lugar da promessa. vv.26-27
I. Ele recebeu a promessa por meio de uma revelação do Espírito Santo. V.26
O trecho da Escritura afirma que Deus fez uma promessa a Simeão, vindo esta por meio do Espírito Santo (v.26). Aplicações: A. O Espírito Santo nos revela através das Sagradas Escrituras: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16.13). B. O Espírito Santo nos revela as promessas de Deus: “Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor” (v.26). C. O Espírito Santo nos revela as promessas através da Igreja: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3.22). O Espírito Santo continua falando hoje através da Escritura, e na sua Igreja, precisamos da Escritura e da Igreja, pois na primeira Deus revela e na segunda nos une ao seu povo para desfrutar das suas promessas pelo Espírito Santo.
II. Ele recebeu a promessa de que veria o Messias antes de morrer. V.26
Nós obervamos que Deus prometeu a Simeão que ele veria o Cristo antes de partir, vejamos: A. A promessa recebida com Simeão tinha relação com Cristo: “Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor” (v.26). B. A promessa recebida de Deus tem em Cristo o total cumprimento: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio” (II Co 1.20). C. A promessa recebida do Senhor tem como fundamento firme a fidelidade de Deus: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb 10.23). Deus cumpre as suas promessas em Cristo, para desfrutar dessas devemos estar ligados a Cristo.
!II. Ele foi encaminhado pelo Espírito Santo ao lugar da promessa. V.27
A passagem nos mostra que o Espírito guiou Simeão até o lugar onde a promessa ìa se realizar: “Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava” (v.27). Notas: A. O Espírito Santo o moveu soberanamente - Ele sopra onde quer: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (v.27; Jo 3.8). B. O Espírito Santo o moveu ao templo - Ele o conduz ao lugar de reunião do povo de Deus: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (v.27; Mt 18.20). C. O Espírito santo o moveu até Cristo - Ele move o povo de Deus até Jesus: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (v.27; Jo 6.44). O Espírito Santo guiou o Simeão ao lugar da promessa e faz a mesma coisa com os salvos na vida cristã.
2. Ele viu o cumprimento da promessa de Deus na sua vida. V.28-29
I. A promessa foi dada pelo próprio Deus. V.28-29
A promessa de Simeão não foi dada por uma igreja ou concílio, mas pelo próprio Deus, conforme se averigua: A. Deus faz promessas ao seu povo: “26 Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. 28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29 Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra (vv.26,28,29). B. Deus faz promessas e devemos crê nelas: “Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus” (Rm 4.20). C. Deus faz promessas e aqueles que crêem nelas devem se purificar: “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (II Co 7.1). A promessa aqui dada não de homens, mas do Senhor
II. A promessa estava na Palavra de Deus. V.28-29
Deus fez a promessa segundo a palavra de homens, mas segudo à sua Palavra, vejamos: “ 28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29 Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra” (vv.28,29). Aplicações: A. A promessa de Deus está na Palavra porque ela é a verdade: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). B. A promessa de Deus está na Palavra porque ela é inspirada: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Tm 3.16). C. B. A promessa de Deus está na Palavra porque ela é perfeita: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Sl 19.7). As promessas de Deus estão na sua Palavra,
III. A promessa dada por Deus tem cumprimento certo. V.29
O trecho da Bíblia aponta para o cumprimento da promessa consoante se observa: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra” (v.29). Lições: A A promessa de Deus se cumpre, pois Ele é infalível: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js 21.45). B. A promessa de Deus se cumpre, pois Ele é imutável: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17). C. A promessa de Deus se cumpre, pois Ele é fiel: “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hb 11.11).
3. Ele proclama a promessa de salvação em Cristo Jesus. vv.29-32
I. Ele proclama que a salvação é experimentada pelos homens. V.29-30
A salvação não é algo abstrato, mas pode ser experimentado pelo ser humano (vv.29-30). Verdades: A. A salvação é colocada diante dos homens: “29 Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 porque os meus olhos já viram a tua salvação” (vv.29-30). B. A salvação é oferecida aos homens: “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Is 45.22). C. A salvação é desfrutada pelos homens ainda aqui: “8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lc 19.8-9).
II. Ele proclama que a salvação é preparada por Deus e não pelos homens. V.31
A passagem ainda vai nos dizer que Deus é quem prepara a salvação, vejamos: “A qual preparaste diante de todos os povos” (.31). Anotações: A. A salvaçao é preparada por Deus, por isso é dom Dele: “Ao Senhor pertence a salvação!” (v.31; Jn 2.9). B. A salvação é preparada por Deus, por isso a fé salvadora é dom de Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (v.31; Ef 2.8). C. A salvação é preparada por Deus, por isso Deus é quem abre o coração para fé: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia” (At 16.14). D. A salvação é preparada por Deus, por isso Ele concede o arrependimento: “E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida” (At 11.18). E. A salvação é preparada por Deus, por isso Ele é quem leva os salvos á Cristo: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.44).
III. Ele proclama que a salvação para todos os povos. VV. 31-32
Ainda se observa que Deus estende a sua salvação a todos os povos, conforme o próprio texto nos ensina (vv.31-32). vejamos alguns ensinamentos: A. A salvação desde o Antigo Testamento já se referia a todos os povos no chamado de Abraão: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). B. A salvação de Jesus foi trazida para trazer luz e revelar o evangelho aos gentios: “31 a qual preparaste diante de todos os povos: 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel (vv.31-32). C. A salvação une as pessoas à Igreja, o Israel de Deus: “E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus” (v.31; Gl 6.16)
APLICAÇÃO 02: Nós observamos nessa segunda parte da mensagem que Simeão experimentou a promessa deDeus na sua vida. Sendo movido pelo Espírito Santo ao lugar da promessa; vendo a promessa se cumprir na sua visa e; proclamando a promessa de salvação em Cristo. Crentes: Deus tem promessas para seu povo, experimentamos essas promessas através de uma fé confiante, porém a maior promessa de Deus é a salvação, aqueles que confiam em Deus devem ter essa certeza e proclamar sobre essa grande promessa de Deus com as palavras e com a vida. Não Crentes: Nós vimos em uma parte desta mensagem que a salvação é preparada por Deus, experimentada pelos homens através da fé, sendo oferecida a todos os povos. Você ver essa promessa de salvação se cumprindo na sua vida como se cumpriu na de Simeão, basta você receber a Jesus como seu único e suficiente Senhor e salvador, terás certeza absoluta de salvação. Você quer fazer isso hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário