Total de visualizações de página

sábado, 9 de agosto de 2025

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 2.21

TEXTO: LUCAS 2.21

INTRODUÇÃO

Nós estamos trazendo uma série de mensagens sobre o nascimento e infância de Jesus, vimos a soberania de Deus levando eles ao lugar e hora certa de Jesus nascer (vv.1-6), observamos que nosso coração não deve ser como a hospedaria que não havia lugar para Jesus, mas como a manjedoura que tinha lugar para o Senhor (v.7), vimos que como os pastores precisamos encontrar Jesus (vv.8-20), agora veremos que o nome do Rei Salvador é Jesus, trabalharemos isso a partir do assunto e tema expostos.

ASSUNTO: O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

TEMA: JESUS, O NOME DO REI QUE REALMENTE SALVA

1. JESUS FOI CIRCUNCIDADO SEGUNDO A LEI NOS SUBSTITUINDO. V.21

1.1 A circuncisão era a cerimônia de entrada para o povo de Deus no Antigo Testamento.

A circuncisão de Cristo traz a realidade da sua relação com a aliança de Deus com seu povo na antiga aliança (v.21), vejamos algumas verdades: I. Entrava na aliança pela circuncisão os adultos que serviam a Deus: “Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gn 17.11). II Entravam na aliança pela circuncisão as crianças dos adultos que serviam a Deus: “O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe” (Gn 17.12). III. Entravam na aliança pela circuncisão os adultos e crianças, pois Deus fez aliança com os pais e os filhos: 9 Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. 10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado” (Gn 17.9-10).

1.2 A circuncisão foi substituida pelo batismo que é a cerimônia de entrada na Igreja (Cl 2.10-12).

I. O batismo é chamado de circuncisão de Cristo, sendo o substituto da circuncisão na nova aliança: 10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. 11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, 12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (Cl 2.10-12). II.O batismo é para os pais e seus flhos menores por pertencerem à promessa: 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2.38-39). Teknóis, Crianças. III. O batismo é visto como para os pais e filhos na história de Israel: 1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2 tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés (I Co 10.1-2). “Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças” (Êx 12.37). IV. Há registro do batismos de familias inteiras no Novo Testamento: “14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso” (At 16.14-15). “Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro” (I Co 1.16). V. Há relato de batismos de adultos e crianças nos séculos I, II e III da Era Cristã. Origenes, Hipolito, Cipriano e outros falaram da existência dessa prática.

1.3 A circuncisão tal como o batismo não tem valor dissociado da vida cristã

Seja a circuncisão (cerimônia de entrada visível no povo de Deus na Antiga Aliança) ou o batismo (cerimônia de entrada visível no povo de Deus na Nova Aliança, não possuem poder em si mesmo, as pessoas que passam por esses precisam de uma transformação na vida cristã. Vejamos: I. A circuncisão do judeu ou incircuncisão do gentio batizado deve ser visto numa vida de obediência: “A circuncisão, em si, não é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus” (I Co 7.19). II. A incircuncisão do judeu ou incircuncisão do gentio batizado deve ser vista numa vida de fé atuante em amor: ”Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor” (Gl 5.6). III. O circunciso ou incircuciso só terão mudança se se tornarem nova criatura em Cristo: “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura” (Gl 6.15).

2. JESUS TEM UM NOME COM UM SIGNIFICADO IMPORTANTE. V.21

2.1 Jesus significa que Ele é o salvador do seu povo. Mt 1.21

Nós observamos que o nome de Jesus indica que Ele é quem salva, vejamos: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Verdades: I. Jesus tem no nome o significado de “O Senhor salva (v.21). II. Jesus salva um povo e não todas as pessoas (v.21). III. Jesus salva um povo dos seus pecados, pois a condenação veio por causa do pecado (v.21).

2.2 Jesus significa que Ele é o Salvador exclusivo. At 4.11-12

Jesus é o único Salvador, não há outro que traga salvação certa, segura e garantida, vejamos: 11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.11-12). Lições: I. Jesus é a pedra fundamental exclusiva da nossa fé e salvação (v.11). II. Jesus traz salvação a todos os que clamam a Ele sinceramente (v.12). III. Jesus salva quem crê Nele exclusivamente (v.12).

2.3 Jesus traz alegria para a vida dos seus servos. Jo 20.19-20

A Escritura nos diz que a verdadeira alegria é alcançada somente em Jesus, observemos: I. Jesus nos traz alegria porque Ele está vivo: 19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor” (Jo 20.19-20). II. Jesus nos traz alegria completa quando cremos Nele: “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (Jo 15.11). III. Jesus dá alegria independente das circunstâncias: 17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. 19 O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas” (Hc 3.17-19).

3. JESUS É UMA DÁVIVA DO CEU PARA O SER HUMANO. V.21

3.1 O seu nome foi dado por anjos aos seus pais. V.21

A Bíblia nos afirma que o nome de Jesus foi dado por meio angelical, vejamos: I. O nome de Jesus foi dado por anjos revelando sua natureza divina de Filho: 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai” (Lc 1.31-32). II. O nome de Jesus foi dado por anjos para demonstrar que Ele fazia parte da promessa messianica: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mt 1.1). III. O nome de Jesus foi dado pelos anjos para indicar que a salvação vem de Deus: “Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de Jesus, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido” (v.21).

3.2 O seu nome foi um presente de Deus para nós (Jo 3.16-18,36).

Jesus é uma dádiva de Deus para todos nós conforme a Bíblia nos apresenta: 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.16-18,36). Lições: I. Deus enviou o seu Filho por amor ao mundo (v.16a). II. Deus enviou seu Filho para salvar o que crê (vv.16-18a, 36a). III. Deus enviou o seu Filho e quem não crê recebe condenação (vv.18,36).

3.3 O seu nome nos demonstra que Deus mantém contato conosco (I Tm 2.5).

O texto da Escritura que o nome de Jesus demonstra que mantemos contato com Deus, observemos: I. Jesus é nome do nosso único intercessor: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25). II. Jesus e o nome do nosso único advogado: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I Jo 2.1). III. Jesus é o nome do nosso único meio de contato com o céu: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). IV. Jesus é o nome do nosso único mediador entre nós e Deus: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5)

APLICAÇÃO:

Nós vimos que Jesus é o Nome que traz salvação recebendo a circuncisão que era uma cerimônia de purificação atentando que Ele nos purifica; também observou-se que Ele recebeu um nome importante que traz salvação e alegria ao seu povo e; ainda se viu que o nome de Jesus foi dado por anjos, apresentando-o como uma dádiva de Deus para nos trazer trazer salvação e manter contato conosco. APLICAÇÃO: Crentes: Jesus já lhe purificou dos seus pecados? Já é um salvo em Cristo? Recebeu a dádiva de crê em Jesus? Então vamos como palavras e atitudes apresentar este Cristo que nos purificou e trouxe o presente da salvação? Não Crentes: Nós vimos em uma parte da mensagem que Jesus oferece certeza de vida eterna ao que Nele crê, porém quem não crê já está condenado e se permanecer na descrença será condenado eternamente. Você quer ter certeza de vida eterna? Receba Jesus hoje mesmo, aceitando-o como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Faça isso agora!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário