TEXTO: MARCOS 2.23-28
“23 Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas. 24 Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados? 25 Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? 26 Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes,e deu também aos que estavam com ele? 27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; 28 de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado”
INTRODUÇÃO:
A palavra religião vem do latim “religare” e significa religar, portanto a religião é uma tentativa do homem chagar-se a Deus por seus próprios esforços. Em contrapartida, evangelho é a iniciativa de Deus religar o homem a si por meio de Jesus. Marcos narra nesta passagem sinótica sobre as falsas interpretações dos fariseus sobre a lei, especialmente sobre o sábado, isto é, sobre questões religiosas. Os textos paralelos estão em Mateus 12.1-8 e Lucas 6.1-5, eles não se contradizem, eles se complementam. Gostaríamos de tratar sobre o valor que Jesus dava à religiosidade, isto será feito com base no tema exposto.
ASSUNTO: O EVNGELHO DO REINO DE DEUS!
TEMA: QUAL O VALOR QUE JESUS DÁ A RELIGIOSIDADE NO REINO?
1. JESUS COLOCAVA O SER HUMANO ACIMA DA RELIGIOSIDADE. V.23, 24, 27
1.1 ELE não desejava satisfazer as exigências religiosas mais do que as necessidades humanas. V. 23
O texto nos apresenta Jesus demonstrando seu intento de satisfazer seus discípulos nas suas necessidades: “Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas” (v.23). No caso em questão vemos a misericórdia de Jesus sobre os necessitados, seus discípulos estavam com fome e precisavam comer, Jesus usava todo o conhecimento que tinha sobre a Lei para dizer que os apóstolos poderiam comer, como as questões referentes a Davi que quebrou o protocolo na velha aliança comendo os pães que só os sacerdotes podiam (2.25-26). Há um fato impressionante sobre os sacerdotes que violavam o sábado e ficavam sem culpa (Mt 12.5), assim seus discípulos como sacerdotes da nova aliança poderiam violar o sábado (shabbat) e nós também somos sacerdócio real e nação santa (I Pe 2.9), ou seja, não estamos mais presos sobre as questões mosaicas, pois o nosso sábado é Jesus (Mt 11.30; Hb 4.4, 9).
1.2 Ele não é representado pelos religiosos que colocam sua religiosidade cega acima das necessidades humanas. V. 24
Os homens ali estavam fazendo uma advertência falsa, colocado um peso sob os discípulos de Jesus: “Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados?” (v.24). Quantas pessoas foram excluídas de igrejas por regras humanas como corte de cabelo, uso de chapéu, televisão, e outras aberrações criadas por pastores ignorantes quanto ao texto e contexto da Bíblia, afinal texto sem contexto é pretexto para heresia, ou quantos que usam de má-fé com as pessoas, enganando-as com falsas promessas de milagres. Estes fariseus colocaram tantas regras em cima da Lei de Moisés que ela tornou-se impraticável pelas pessoas. Os dez mandamentos se tornaram em 613 “não pode”, todos os demais eram considerados pecadores, somente os fariseus (separados) eram puros ou justos, daí que Jesus falou em ironia: Eu não vim salvar justos, e sim pecadores. Ele estava dizendo que veio para salvar pecadores, uma vez que os fariseus se declaravam puros não precisavam e não teriam salvação. Precisamos observar se nossa religiosidade é maior que a nossa compaixão pelas pessoas. Se estiver sendo, precisamos pedir que o Espírito Santo molhe nosso coração seco e nos ajude a ter misericórdia das pessoas.
1.3 Ele ensinava que o sábado (shabbat) era para liberdade e não escravidão do ser humano. V. 27
O sábado não foi criado para colocar um fardo sobre as pessoas: “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (v.27). Nós cristãos presbiterianos não rejeitamos a guarda do dia do Senhor, mas entendemos que o sábado cristão a partir da ressurreição de Cristo é o Primeiro Dia da semana, por algumas razões: 1. Jesus ressuscitou no domingo: “1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. 2 E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo” (Mc 16.1-2; Cf.. Mt 28.1-10; Lc 24.1-12; Jo 20.1-10). 2. O Espírito Santo desceu numa reunião da igreja no primeiro dia da semana, dia de pentecostes: “1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados” (At 2.1-2). 3. Os apóstolos e discípulos passaram a guardar o primeiro dia da semana: “19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. 26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” (Jo 20.19-20; 26-27). 4. Os crentes no VT guardavam o setimo dia como como dia de culto: “Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas moradas” (Lv 23.3); no NT os crentes guardavam o primeiro dia da semana para culto: “7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. 8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos ” (Lv At 20.7,8). “1 Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for” (I Co 16.1-2). 5. O primeiro dia da semana ou domingo é chamado em Apocalipse de dia do Senhor: “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta” (Ap 1.10). 6. O sábado judaico era apenas sombras de Cristo, se Cristo já veio não precisamos das sombras: “16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Cl 2.16-17). 7. O primeiro dia da semana (Domingo) é chamado de sábado no Novo Testamento (I Co 16.1-2). 9. O sábado era uma aliança de Deus com israel da saída do Egito: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado” (Dt 5.15); Quando instituiu a nova páscoa, também veio um novo sábado que é o primeiro dia da semana. Mia ton sabbaton (At 20.7). 10. A Bíblia diz que quem quer viver pela lei está fora de Cristo: “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes” (Gl 5.4).
2. JESUS COLOCA AS ESCRITURAS ACIMA DA RELIGIOSIDADE. V.25, 26
2.1 A resposta de Jesus sobre a relação daqueles homens com a Escritura. VV.25-26
Jesus confronta aqueles homens para que verificassem se a sua religiosidade estava de acordo com a Escritura: “25 Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? 26 Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes,e deu também aos que estavam com ele?” (vv.25-26). Verdades: A. Eles foram chamados de ignorantes quanto à Escritura (v.25a). B. Eles foram chamados à observar cuidadosamente a Escritura (vv.25b-26). C. Eles desconheciam as Escrituras, daí vinha seus constantes erros: “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22.29).
2.2 A Escritura tem um valor superior a qualquer escrito humano.
A Palavra de Deus está acima de qualquer outra coisa, vejamos: A. As Escrituras não podem ser negadas ou dá lugar à tradição religiosa: “Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?” (Mat. 15.3). B. As Escrituras São Inspiradas por Deus, e não a tradição: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Tm 3.16). C. As Escrituras chegaram até nós por homens movidos pelo Espírito Santo: “20 Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Pe 1.20-21). D. As Escrituras apontam para a pessoa bendita de Jesus: “Examinaisas Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39).
2.3 As Escrituras afirmam que ter uma vida religiosa sem vida cristã é viver em vão. Tg 1.22,26,27
Deus nos diz na sua Palavra que ser religioso não significa ser um cristão verdadeiro: “22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 26 Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.. 27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tg 1.22,26-27). Anotações: A. Precisamos conhecer a Palavra de Deus (v.22). B. Precisamos viver a Palavra conforme conhecemos (v.22). C. Precisamos ter orotodoxia e ortopraxia para nossa religião ser verdadeira (vv.26,27). Se você integra a Igreja, não se rebdeu a Cristo, não tem certeza da salvação, você é apenas religioso, mas sua história poder mudar hoje! Você quer?
3. JESUS COLOCA A SI PRÓPRIO ACIMA DA RELIGIOSIDADE. V. 28
3.1 Jesus é superior. V.28
Jesus é totalmente superior, Ele demonstra isso ao afirmar: “De sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado” (v.28). Notas: A. Ele é o Filho do Homem - Jesus é Messias (Homem perfeito). Ele se fez Filho do Homem para nos tornar filhos de Deus (v.28). B. Ele é o Senhor - Grego Kyrios, elevado altíssimo, dono, chefe. Não há senhores ou senhoras, há um único Senhor que é Jesus (v.28; Ef 4.5). C. Ele é Senhor do sábado - Deus criou e governa o sábado. Jesus é Deus, pois Ele é quem governa o sábado.
3.2 Jesus é superior a tudo e a todos.
A superioridade de Jesus é suprema e total, nada há que se iguale a Ele no universo, vejamos: A. Ele está acima de qualquer outro nome de pessoa ou instituição: “9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11). B. Ele é a revelação e o sacrifício e o nome mais excelente: “1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hb 1.1-4). C. Ele é o Deus que reina para sempre: “7 Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; 8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino” (Hb 1.7-8).
3.3 Ele é o único meio legitimo do homem chegar-se a Deus.
Jesus está acima da religiosidade devido a isto é a única maneira certa de se aproximar de Deus, vejamos: A. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5). B. Jesus é o nosso único meio de nos unirmos ao Pai: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). C. Jesus é o único intercessor: “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rn 8.34). D. Jesus é o nosso único sacerdote perfeito que nos socorre: “14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.(Hb 4.14-16).
CONCLUSÃO:
Nós observamos nesta passagem sobre o vaor dado por Jesus à religiosidade. Observamos que Ele colocava o ser humano; as Escrituras e; a si mesmo acima da religiosidade. Aplicação: Crentes: Você não deve oprimir as pessoas por causa de regras religiosas vazias, nem mesmo sermos religiosos apenas, desprezando ensino apostólico sobre o sábado ou qualquer outra regra religiosa, seremos religiosos verdadeiros se nós colocamos a Escritura acima da religião e seguirmos Jesus e não apenas regras religiosas sem conversão. Você é um crente convertido ou um crente religioso? Já pensou? Quer ser cristão verdadeiro? Volte-se a Cristo hoje. Não Crentes: Nós vimos numa parte dessa mensagem que Jesus é o unico meio legítimo de nos achegarmos a Deus, sendo a nossa ligação ao céu, intercedendo por nós, nos socorrendo nas nossas fraquezas. Se você quer ter certeza da sua salvação, a unica maneira de adquirir este maravilhoso presente é receber a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador. Você quer fazer isso hoje?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva.
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