Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 16.30-34 (REFORMA PROTESTANTE: A BÍBLIA EM SUA MÃO - SOMENTE A FÉ)

TEXTO: ATOS 16.30-34

INTRODUÇÃO

Deus tem um plano para salvar os seus eleitos, Ele usa meios e ferramentas para que o evangelho chegue a eles, nós precisamos anunciar o evangelho e os que ouvem precisam dar ouvidos à voz do evangelho para que a salvação seja uma realidade na sua vida, esta se dá por meio da fé ou crença (Gr. “Pistis”, crença, confiança). O carcereiro de Filipos teve o desejo de salvação e creu em Jesus. E você?

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE: A BÍBLIA EM SUA MÃO!

TEMA 2: A ESCRITURA AFIRMA A NECESSIDADE DA FÉ PARA SALVAÇÃO

1. A FÉ LEVA A PESSOA A QUERER SER SALVA. V.30

a) Deus permite que fatos aconteçam a fim de levar o homem a uma aproximação Dele. V.25

Deus usou Paulo e Silas para libertar uma jovem possessa (At 16.16-18), os seus senhores prenderam Paulo e Silas (At 16.19), eles foram julgados, acoitados, presos (At 16.20-23). O carcereiro atendendo a ordem deles além de prendê-los, amarrou eles no tronco (At 16.24), então Paulo e Silas ali cantavam louvores sendo ouvidos pelos presos. (At 16.25). Deus queria que os presos e o carcereiro ouvissem a pregação do evangelho, mas, alguém deveria pregar para eles, Deus enviou Paulo e Silas para a prisão e ali pregar o evangelho.

b) Deus age para que os homens o conheçam e tenham oportunidade de ouvir a Palavra. V.26

Lucas narra que houve um fato sobrenatural naquela prisão, vejamos: “De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos” (At 16.26). Vejamos os acontecimentos registrados: 1. De repente houve um terremoto (v.26). 2. Os alicerces da prisão se abalaram (v.26). 3. As portas de todas as celas se abriram (v.26). 4. As cadeias de todos os presos se soltaram (v.26). Deus mesmo agiu para que levasse conversão ali naquela prisão.

c) Deus leva o homem a ter o desejo de salvação e querer buscá-la. V.30

Depois do evento do terremoto (At 16.26), o carcereiro supondo que os presos tivessem fugido, queria suicidar-se (At 16.27), Paulo disse que os presos estavam ali, ninguém fugiu (At 16.28). O carcereiro então emocionado, tremendo de medo entrou ali, conferiu tudo, prostrou-se (At 16.29), ali fez a seguinte pergunta: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo? (v.30). Deus fez tudo para levar o carcereiro e os presos à conversão, enviou pregadores para a cadeia, terremoto, até que o carcereiro chegou a querer a salvação.

2. A FÉ DEVE SER DEPOSITADA EM JESUS. V.31

a) É preciso crê em Jesus como seu Senhor. V.31

O termo Senhor usado neste versículo vem do grego “kyrios” e significa elevado, supremo, dono, comandante. Então, ter Jesus como Senhor é reconhecer que Ele é quem manda e nós precisamos obedecê-lo, muitos creem num Jesus que salva sem transformação, não exige mudança de vida, mas a Bíblia afirma que antes de Jesus ser nosso Salvador, Ele precisa ser nosso Único Senhor (Ef 4.5). Ter Ele como Senhor significa fazer a vontade Dele e não a minha (Lc 9.23).

b) É preciso crê em Jesus como seu Salvador. V.31

Precisamos também reconhecer que Jesus é o nosso Salvador. Esta palavra vem grego “Sotero” e significa alguém que salva (At 4.12), liberta (Mt 1.21) e preserva os salvos (Jo 10.28). O Senhor Jesus é o único que pode nos salvar pois morreu, ressuscitou, está á direita de Deus e intercede pelos salvos (Rm 8.34). Jesus oferece certeza de salvação para todos os que o recebem como Senhor. Você já tem a certeza de salvação em Cristo? Se sua resposta é negativa, receba Jesus pela fé ainda hoje e ela será sua!

c) É preciso demonstrar sua crença começando pela sua família. V.31

A passagem trata da salvação do carcereiro e da sua casa, assim sendo, aquele homem deveria se tornar um agente multiplicador dentro da sua familia, os homens devem testemunhar primeiramente, dentro das suas casas, Jesus disse ao ex-possesso Geraseno que deveria voltar para casa e contar o que O Senhor fez por ele e como teve misericórdia dele (Mc 5.19-20). Agora fala ao carcereiro que aquela salvação deveria se estender á sua casa. Jesus quer que anunciemos o evangelho da graça e poder de Deus aos nossos familiares.

3. A FÉ LEVA A OUVIR A PREGAÇÃO DA PALAVRA. VV.32-33

a) A Palavra precisa ser pregada visando a salvação da pessoa. V.32

Paulo e Silas pregaram a Escritura para o carcereiro e seus familiares, conforme o texto afirma: “E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa” (At 16.32). Muitos locais religiosos estão criando subtefúrgios carnais para atrair pessoas à igreja como uso de amuletos sagrados, extorquindo as pessoas. A Palavra precisa ser pregada na sua fidelidade, pois as Escrituras afirmam salvação e condenação, necessidade de compromisso, santidade, não adeque a Bíblia as pessoas, mas elas precisam se adequar aos ensinos da Bíblia.

b) A palavra precisa ser pregada visando a mudança de vida da pessoa. V.33a

Aquele carcereiro rude que havia amarrado aqueles homens de Deus, com desumanidade, mesmo sabendo que eles estavam feridos dos acoites, agora vemos que ele, convertido, estava preocupado com eles e foi cuidar dos ferimentos provocados pelos açoites, conforme vemos: “Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus”.(At 16.33a). Ele desejou o que antes repulsava, recebeu o evangelho que antes reprovava. Sua vida foi modificada por Jesus!

c) A Palavra precisa ser pregada visando integrar o salvo à igreja. V.33b

Logo após a conversão do carcereiro e da sua família, tendo prova da sua conversão, trataram de incorporar ele e toda a sua família à igreja pelo batismo, vejamos: “Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus” (At 16.33b). Um convertido não deve ficar entregue às baratas, mas ser integrado na familia de Deus, que é a igreja, pelo batismo (At 16.33b). O batismo foi para ele e para toda a familia (At 2.38-39).

4. A FÉ VERDADEIRA TORNA A VIDA CHEIA DE ALEGRIA. V.34

a) A alegria do salvo é vista na comunhão dos santos. V.34a

O carcereiro demonstra sua alegria ao querer ter comunhão com os servos de Deus, levando-os para comer à sua mesa (At 16.34a), pois convidar alguém para uma refeição em uma casa era uma forma de querer comunhão com aquela pessoa, um exemplo é o que Cristo fez com a igreja de Laodicéia querendo ceiar com eles (Ap 3.20). O carcereiro estava alegre com sua salvação e estava demonstrando isso na comunhão.

b) A alegria do salvo deve ser manifestada aos homens de modo intenso. V.34b

O carcereiro estava demonstrando, não sozinho, mas com toda sua família, diante de todos ali, uma grande alegria. O coração que foi alcançado por Cristo, uma alegria tão grande o invade que ele não consegue se conter, deseja que todos conheçam aquele amigo que ele encontrou, chamado Jesus. A alegria do salvo deve ser demonstrada diante dos homens de modo intenso. Quem é salvo demonstra grande alegria em cristo.

c) A alegria do salvo tem como base a sua crença em Deus. V.34c

A alegria do carcereiro não era por causa das suas finanças, nem da saúde física, nem pelo status que ocupava com representante de Roma ali, mas por causa da sua fé. Eles estavam com seu coração pululante de alegria porque haviam criado em Deus (At 16.34c). Quando a alegria de alguém está mais no futebol, política, lazer do que em Cristo, tal pessoa precisa rever sua fé. Qual é a razão maior da sua alegria?

CONCLUSÃO

Nós observamos nesta mensagem que a fé leva o ser humano a ter o desejo de salvação, deve ser depositada em Jesus como seu Senhor e Salvador, leva-o a ouvir a Palavra de Deus e traz alegria para a vida. O que nós falamos aqui, você entendeu? Isso faz sentido para você? Você quer ter certeza da sua salvação? Para Isso precisas receber, pela fé, a Jesus como seu Senhor e Salvador. Quer fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário