Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TIMÓTEO 1.1-2

TEXTO: I TIMÓTEO 1.1-2

INTRODUÇÃO

A carta foi escrita no ano 62 D.C. Para orientar o jovem Timóteo contra os falsos mestres que atormentavam a igreja de Éfeso com a verdadeira apologética do evangelho, apresentando que devemos resistir à falsa doutrina na Igreja, ao legalismo que afasta pessoas da graça. A maneira de combater o falso ensino é pregando o verdadeiro evangelho. Sobre isso veremos algumas verdades tendo como base o tema exposto.

TEMA: UMA CARTA ESCRITA PARA DIVUGAR A VERDADE DIVINA

1. AUTORIA DA CARTA: PAULO. V.1

Paulo é o autor humano da carta, mas Deus é o autor espiritual e inspirador da carta (II Tm 3.16), a Escritura é transmitida por Deus a homens fiéis para transmitir para outras pessoas, vejamos: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança” (I Tm 1.1), sobre o autor humano desta carta podemos observar algumas verdades.

a) Ele era apóstolo. V.1

O autor é descrito como sendo “apóstolo” (Gr. “Apostoleo”, desbravador, enviado pelo próprio Cristo), hoje não temos mais apóstolos, pois para ser um destes deveria ter andado com Jesus e ter visto ele ressuscitado, mas a missão apóstolica permanece, pois temos a missão de desbravar os corações sem Cristo, levando-lhes a Palavra da salvação. Todo coração com cristo é missionário e todo coração sem Cristo é um campo missionário” (Alexander Duffer). O que faremos, ficamos calados ou pregamos?

b) Ele estava a serviço de Deus. V.1

A Palavra de Deus nos diz que ele era apóstolo de Jesus Cristo (v.1), não era da igreja, nem da cidade, mas de Jesus Cristo. Tem muito pastor que pretende se engajar em muita coisa da cidade, seja politica, ONGs, não que seja errado, o problema é que muitos destes para fazer média com as pessoas que os circundam deixam de falar a verdade da Escritura para não desagradar as pessoas que estão lhe elogiando, entre os elogios ou amizades do mundo devemos agradar a Cristo, pois estamos á serviço Dele!

c) Ele pertencia a Cristo.

Paulo pertencia a Cristo porquê: I. Cristo o chamou. (v.1), o chamado de Paulo não veio dos homens, mas do próprio Cristo. II. Cristo o ordenou para o serviço (v.1), O termo “mandato (Gr. “Epytagên”, comando, ordem, mandamento) aponta que a partir de Damasco Paulo é governado por Deus. III. Cristo o salvou (v.1), salvar (Gr. “Soter”, salvar, livrar e preservar), Cristo salvou, libertou e preservou . IV. Cristo é a sua esperança (v.1), a esperança (Gr. “Elpideos”, espera certa e confiante), se você pertence a Cristo, não se despere, pois o seu futturo é cheio de esperança!

2. O DESTINO DA CARTA: TIMÓTEO. V.2a

Paulo escreve esta carta para orientar o jovem Timóteo nas veredas do evangelho, falando sobre o jovem crente, ele disse que: “A Timóteo, verdadeiro filho na fé [...]” (v.2a). Vejamos algumas verdades que Paulo destaca sobre Timóteo nesta passagem.

a) Timóteo era um crente verdadeiro. V.2

Paulo vai destacar a veracidade da fé de Timóteo ao dizer que ele é um “verdadeiro filho na fé” (v.2), isto é, ele não era um crente meia-boca, um cristão falso, mas sua fé era real na teoria e na prática. Deus não chama pessoas para ter status, mas estilo de vida. O evangelho não pode ser apenas conhecimento, mas praticidade de vida. Que tipo de cristão você é? Apenas conhece ou também pratica o evangelho. Sua vida é o evangelho vivo ou você o nega com suas praticas erradas?

b) Timóteo era fruto da evangelização de Paulo. V.2

Paulo foi um fruto da evangelização de Paulo, pois ele o chama de “filho na fé” (v.2), ou seja, a evangelização é uma concepção espiritual que gera pessoas convertidas. Nós não podemos ser estéreis espiritualmente, mas evangelizarmos, gerando filhos na fé. Um crente não pode se contentar em viver toda sua vida sem levar uma única pessoa para Cristo. Geremos filhos espirituais para o reino de Deus, vendo crianças espirituais surgindo no reino de Deus!

c) Timóteo recebe a ordenação pastoral do Presbitério. I Tm 4.14

Além de ser um crente verdadeiro, fruto de evangelização, ele também chegou a ser ordenado ao pastorado pelo Presbitério, segundo observamos: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério” (I Tm 4.14). Observe que antes do cidadão ser pastor, precisa ter experimentado uma verdadeira conversão, pois primeiro Timóteo foi gerado espiritualmente e foi convertido verdaddeiramente, depois tornou-se líder. Líder sem conversão é tragédia!

3. O CONTEÚDO DA CARTA: EVANGELHO. V.2

Paulo vai informar para Timóteo o que faz parte do evangelho como conteúdo, vejamos: “[...] graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor” (v.2b). O texto dessa saudação de Paulo nos informa quão rico é o evangelho que vem de Deus para nós, vejamos algumas lições a seguir.

a) O conteúdo é a graça de Deus em nosso favor. V.2

A Graça (Gr. “Charis”) é receber um favor que não merecemos, algo que não pode ser comprado por obras (Ef 2.9) nem merecida (Rm 3.24) mas gratuito. O evangelho de Cristo não há lugar para para merecimento humano, mas para o favor de Deus que Ele nos oferece através da pessoa de Jesus, Ele é rico em graça (Ef 2.7), mesmo sem merecermos nos oferece salvação gratuita e eterna! Creia e se entregue a Ele

b) O conteúdo é a misericórdia de Deus. V.2

Misericordia (Gr. “Eleos”) é trocar a punição pelo perdão, isto é, indica que não receberemos a condenaçao que merecemos, mas o perdão e salvação que não merecemos. Deus na sua misericórdia fez uma troca, colocou o nosso pecado sobre Jesus na cruz, mesmo sem Ele ter pecado, a justiça perfeita de Cristo Ele nos imputou. Oh que misericordia inaudita! Que Deus maravilhoso que dá misericórdia a nós sem merecermos!

c) O conteúdo é a paz de Deus. V.2

A paz (Gr. “Eirene”) é o resultado da graça e misericordia de Deus, nos aproximando de Deus. Significa satisfação interior e conciliação entre partes que estavam em conflito. A paz de Deus inunda o nosso coração, depois que somos alcançados pela graça de Deus e recebemos misericórdia da parte de Deus.

d) O conteudo é Teocêntrico e Cristocêntrico. V.2

O evangelho é uma obra do Pai e do seu Filho Jesus, segundo obervamos: “[...] graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor” (v.2). O evangelho não tem lugar para mensagens de exaltação humana, mas somente para exaltação de Deus na salvação de pecadores. Ele descreve Deus como Pai dos que creem em Jesus (v.2; Jo 1.12) e de Jesus como o Filho divino de Deus (v.2; Jo 5.18) e como o Senhor da nossa vida (v.2). Se a mensagem não for Teocêntrica e Cristocêntrica, ela não tem evangelho!

CONCLUSÃO

Nós crentes temos uma missão apóstolica de anunciar o evangelho da graça e misericórdia de Deus, sem merecimento humano, mas temos também o dever de viver o evangelho de modo autêntico. Você já tem certeza plena da sua salvação? saiba que se alguém lhe disse que ninguém pode ter certeza isso é mentira, pois Jesus no evangelho oferece certeza plena de salvação. Você precisa apenas render sua vida a Cristo, faça isso hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário