Total de visualizações de página

sábado, 29 de janeiro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILIPENSES 1.19-21

TEXTO: FILIPENSES 1.19-21

INTRODUÇÃO

O tempo (passado, presente e futuro) é o período contínuo no qual os eventos acontecem. Nós vimos na primeira mensagem que Paulo olhava para o presente com a ótica de Deus: Observando a soberania de Deus (v.12), observando que Deus nos coloca lugar e hora certos (v.112-13) e verificando se o nosso testemunho estimulou outros (vv.14-18). Nesta segunda mensagem iremos trabalhar sobre o olhar para o presente na perspectiva de Deus, faremos isso tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: A ALEGRIA DE OLHAR O TEMPO NA PERSPERCTIVA CORRETA

TEMA 2: OLHANDO PARA O PRESENTE NA ÓTICA DE DEUS.

I. QUANDO OLHAMOS O PRESENTE DEVEMOS TER CONFIANÇA

a) Confiamos em Deus porque Ele responde as nossas orações. V.19

Paulo vai nos informar que estava seguro do que Deus podia fazer através das orações do seu povo, vejamos: Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (v.19). A igreja de Filipos orava pela liberdade e ele saiu desta primeira prisão. Algumas lições sobre oração: I. A oração deve ser confiante (v.20a); II. A oração tem provisão do Espírito - Gr. Epihorégias, disposição (v.19b); III. Oração sincera e confiante tem resultado (v.19c).

b) Confiamos em Deus porque Ele honra a fé dos seus servos. V.20

Paulo vai dizer que tinha uma expectativa muito grande de que não passaria vergonha, mas que seria honrado, vejamos: Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (v.20). Vergonha é o contrário de honra, Paulo ao afirmar que não seria envergonhado estava dizendo que seria honrado, pois Deus honra a fé dos seus servos, confiemos Nele!

c) Confiamos em Deus porque nossa vida está nas mãos Dele. V.20

Paulo vai demonstrar sua confiança no Senhor ao dizer que estava pronto para engrandecer Cristo na vida ou na morte, consoante a passagem informa: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (v.20). Paulo sabia que sua vida estava nas mãos de Cristo, se ele vivesse ou morresse o honraria, Ele descobriu o segredo da felicidade e vida eterna, não temia a morte.

II. QUANDO OLHAMOS O PRESENTE DEVEMOS EXALTAR DEUS. V.20

a) Deus é exaltado na ousadia da pregação do cristão autêntico. V.20

A ousadiade Paulo  no falar sobre Cristo exaltava Cristo, observemos: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (v.20). Quando um crente é ousado para anunciar Cristo, nosso Senhor é engrandecido (Gr. “Megalynthêstai”, exaltado grandemente) Pregue sobre Cristo com alegria, ousadia e fervor, Cristo será exaltado grandemente!

b) Deus é exaltado na vida do cristão autêntico. V.20

Além da Cristo ser exaltado na pregação ousada do crente verdadeiro, também é exaltado na sua vida, conforme está escrito: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (v.20). Cristo é exaltado de forma grandiosa na vida e corpo odo crente, pois este vive com o seu corpo em santidade, buscando imitar Cristo. Você age assim?

c) Deus é exaltado na morte do cristão autêntico. V.20

Cristo é exaltado na ousadia, na vida e corpo, também é exaltado na morte do crente, vejamos: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (v.20). Quando um cristão morre, ele também glorifica a Deus, como Jesus disse a Pedro que sua morte glorificaria a Deus pela sua morte (Jo 21.18-19), Paulo afirma igualmente que Cristo seria engrandecido com a dele.

III. QUANDO OLHAMOS PARA O PRESENTE DEVEMOS VIVER PARA CRISTO. V.21

a) Eu vivo para Cristo porque Ele morreu por mim. II Co 5.15

Paulo faz uma afirmação que enche nossa alma, dizendo: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (v.21). Paulo descobriu que aquele Jesus que ele odiava era a razão da sua vida, e sua vida consistia em agradar a Ele, esta transformação aconteceu porque Cristo deu a vida por Ele e agora Paulo vivia para Cristo, vejamos: “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (II Co 15.5). Jesus é a razão da sua vida? Priorize-o!

b) Eu vivo para Cristo tendo uma vida digna do evangelho. Cl 1.10

Paulo ao afirmar que o seu viver era Cristo (v.21) estava ao mesmo tempo falando de um grande privilégio que ter Jesus como a razão da sua vida, mas também de uma grande responsabilidade de viver como tal, conforme examinamos na passagem: A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (Cl 1.10). Quando Cristo passa a ser a razão da nossa vida, não temos mais prazer no pecado, queremos agradá-lo!!! Como você vive?

c) Eu vivo para Cristo rendendo-me a Ele pela fé. Gl 2.20

Paulo disse que seu viver era Cristo (v.21), noutra passagem ele vai dizer que este é vivido pela fé, conforme o texto diz: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.20). Quando Paulo creu em Jesus na estrada de Damasco, passou a ter uma nova vida, não mais de incerteza, mas de fé, agora que Ele encontrou seu maior tesouro, sua vida fez sentido, Ele passa a viver pela fé em Jesus!

APLICAÇÃO:

Devemos vislumbrar o presente: Confiando em Deus: Se você não ora, se não espera Deus honrar sua fé e não descansa nas mãos de Deus, você não confia! Vamos mudar isso! Exaltando a Deus: Se sua empolgação está mais na política e futebol do que falar de Jesus, reveja a sua fé, saiba que a vida do cristão exalta a Cristo, se seu testemunho de vida está impróprio não estás exaltando Cristo, o cristão louva a Cristo na vida e até na morte. Vivendo para Cristo: Cristo morreu para que você viva para ele, uma vida santa e que renda-se a Cristo pela fé. Já passou a viver totalmente para Cristo? Já tem certeza de salvação? Se sua resposta for sim, pregue o evangelho com palavras e com vida, se sua resposta for não, renda-se a Cristo ainda hoje e receberás a certeza plena da sua salvação. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário