Total de visualizações de página

domingo, 28 de junho de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO TEMÁTICO BASEADO EM LEVÍTICOS 2.9

TEXTO: LEVÍTICOS 2.9

INTRODUÇÃO

O termo “oferta de manjares” vem do hebraico e significa tributo a Deus, indicava uma dedicação da vida do adorador a Deus, ou seja, toda a vida do adorador é uma dedicação ao Deus verdadeiro. Iremos tratar sobre esta entrega e dedicação, para isto de maneira temática iremos trabalhar sobre a oferta que agrada a Deus, sobre o tema exposto.

TEMA: OFERTA DE AROMA AGRADÁVEL AO SENHOR

1. É UMA OFERTA NA QUAL SE ENTREGA AS PRIMÍCIAS. Gn 4.3-5

a) Duas ofertas aparentemente iguais: Caim e Abel trouxeram uma oferta ao Senhor. Eles ofereceram duas ofertas que olhadas de forma humana eram idênticas, vejamos: 3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta” (vv.3-4). Diante dos homens, as nossas ofertas podem ser iguais, não conhecemos o que está no coração.

b) Duas ofertas internamente diferentes: No coração Caim trouxe uma oferta simples, Abel trouxe as primícias. Dentro do coração nossas ofertas são reais, seja para o bem ou para o mal, isto aaconteceu com Caim e Abel, segundo observamos: 3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta” (vv.3-4). A doferença estava no coração onde somente Deus pode esquadrinhar (Jr 17.10). O que Deus vê no seu coração?

c) Duas ofertas que Deus recebe de forma diferente: Deus aceita a oferta de Abel e rejeita a de caim. Como Deus conhece o coração e a qualidade da oferta nele realizada, ele aceita ou nao a mesma, conforme observamos: 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante” (vv.4-5). Deus se agradou da oferta de Abel e rejeitou a de Caim, pois viu qual era verdadeira e qual era falsa. Deus sabe o que está no nosso coração, Ele dará a recompensa!

2. É UMA OFERTA PARA SUSTENTO DA OBRA MISSIONÁRIA. Fp 4.18

“Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus”.

a) A contribuição serve para sustentar os pobres. A Igreja cristã sempre houve contribuição em dinheiro (II Cr 12.11-12), este recurso era também para socorrer os neecessitados, vejamos: “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer” (Gl 2.10). A Igreja sempre teve um trabalho social, a IPB possui um Conselho de Ação Social (CAS) que por meio dos dízimos da igreja e doações voluntárias realiza atividades socorrendo pessoas nos desastres naturais, surtos de epidemias, etc, tudo isso é possível com a contrbuição de irmãos fiéis. Se você não é dizimista e ofertante, repense essa atitude.

b) A contribuição serve para sustentar obreiros. A Palavra de Deus nos orienta quanto ao sustentto de missionários na sua obra, vejamos: 1. O obreiro deve receber um salário digno: “Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário” (I Tm 5.18). 2. Paulo recebeu salário pastoral, observemos: “Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir” (II Co 11.8). 3. Paulo não recebeu dos cristãos de Corinto, das demais igrejas ele recebeu: “Porque, em que tendes vós sido inferiores às demais igrejas, senão neste fato de não vos ter sido pesado? Perdoai-me esta injustiça” (II Co 12.13). Obreiros receberam da igreja para trabalhar pela obra de Deus.

c) A contribuição serve para sustentar a obra. Os dízimos e ofertas são meios que Deus criou para que sua obra seja feita: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Ml 3.10) Observemos algumas lições: I. Há uma ordem de Deus: Trazei todos os dízimos (v.10a). II. Há um lugar para ser entregue os dízimos: Casa do Tesouro (v.10b). III. Há um objetivo: Para quehaja mantimento na minha casa (v.10c). IV. Há uma promessa: provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (v.10d). A obra de Deus é sustentada pelos dízimos e ofertas que corações gratos depositam na Casa do Senhor.

3. É UMA OFERTA SOBRE A QUAL A GLÓRIA DE DEUS SE MANISFESTA. II Cr 7.1-3

a) A glória de Deus se manifesta na nossa oferta onde há oração. Quando salomão na dedicação do templo fez uma oração, o Senhor agiu manifestando a sua glória, comforme observamos: “Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa” (v.1). O texto nos transmite algumas lições: 1. Quando oramos a gloria do Senhor se manifesta, caindo fogo do céu, Ele aquece o altar do nosso coração (v.1). 2. Quando oramos a glória do Senhor se manifesta, recebendo tudo que foi colocado no altar, Ele se agrada de nós (v.1). 3. Quando oramos a glória do Senhor se manifesta, de forma plena (v.3). Experimentemos ter uma vida de oração intensa e Deus desccerá sua glória sobre nós.

b) A glória de Deus se manifesta na nossa oferta quando o agir humano dá lugar ao divino. Algo interessante aconteceu, pois os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor durante o tempo que ali estava repleta pela glória do Senhor, vejamos: “Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor” (v.2). Não há lugar para glória humana quando estamos cheios da glória de Deus, assim sendo se crentes ou pastores estão em busca de elogios humanos, então precisam se encher da glória do Senhor e não buscarão reconhecimento humano, mas desejarão agradar somente a Deus!

c) A glória de Deus se manisfesta na nossa oferta gerando adoração e louvorQuando a glória de Deus enche a nossa vida, isto é tradizido em Teocêntrismo, isto é, Deus é exaltado pelo seu povo, vejamos: Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (v.3). Algumas lições neste texto: 1. Todo o povo de Deus é convocado ao louvor e adoração (v.3). 2. O povo de Deus adora a Deus por quem Ele é (v.3). 3. Os servos de Deus o louvam por aquilo que Ele faz (v.3). Se você está cheio da glória de Deus, sua vida glorifica a Deus em adoração e louvor.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensgaem sobre a oferta que agrada a Deus, sobre o tema Oferta de aroma agradável a Deus, extraímos as seguintes lições: É uma oferta na qual se entrega as primícias, sustenta dos pobres e da obra missionária e sobre ela se manifesta a glória de Deus. Aplicação:Crentes: Você não deve dar as sobras da sua vida a Deus, seja tempo, dons ou finanças, dê o melhor a Deus! A contribuição que enregamos na igreja serve para sustentar necessitados e para sustento da obra missionária. Como você vai agir? Vai contribuir ou se omitir? Nossa oferta deve ser entregue com oração, sem antropocêntrismo, louvando e adorando a Deus. Não Crentes: Esta mensagem tratou da oferta que podemos entregar a Deus, o que de mais precioso que podemos entregar a Deus é a nossa vida. E você pode ainda hoje render a vida a Jesus, oferte sua vida a Ele e receberás Dele a coisa mais importante a vida eterna.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário