Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS CAP. 12


INTRODUÇÃO:
          Aqui neste trecho vemos a continuação da mensagem de Jesus sobre o reino de Deus. O reino de Deus é evidenciado pela presença de Jesus na terra. Ele está presente aqui conosco. Sua mensagem é voltada para o ser humano, Ele se preocupa  com o meu e o seu bem estar, por isso que Ele veio para nos atrair para perto Dele. Jesus quer estar sempre conosco, queremos falar sobre isso a partir de agora.


TEMA: A PRESENÇA REAL DO REINO DE DEUS AQUI NA TERRA (CONTINUAÇÃO)

1.     O VALOR DO SÁBADO NO REINO DE DEUS (1-8).

a)     Jesus passava pelas __________ e estando seus __________ com _________, entraram a _________ espigas e a __________, então os ___________ reclamaram que seus discípulos faziam o que não seria _________ fazer em dia de _____________. Jesus se preocupa com o nosso bem estar, Ele nos sustenta, ao passo que muitas vezes pessoas religiosas colocam a religião acima do ser humano. Neste caso aqui foi colher espigas e comer no sábado, mas há muitos casos de religiões que dizem que é para deixar morrer e não doar sangue, ou que a pessoa deixe de pagar as contas e entregue o dinheiro a igreja (Mt 12.1-2).

b)     Jesus perguntou a eles se não _______ ________ o que fez _______ quando estava com ________ com seus companheiros, pois comeram os ______ da ________________, que não era licito a eles _______, mas somente aos sacerdotes. Jesus ainda disse que aos __________ os sacerdotes _________  o _______ e ficam sem __________. Ou seja, o sábado não é um dia de estagnação, mas de serviço ao Senhor e ao próximo, além disso quando Jesus perguntou “não lestes” estava afirmando que as suas normas não eram pela Palavra de Deus, mas deturpadas pelos seus corações carnais (Mt 12.3-5).

c)     Jesus falou para os fariseus que ali _______ quem _____  maior que o __________. Ele estava afirmando que Ele é maior do que qualquer religião e que o templo do Senhor que representava a presença de Deus entre o povo agora se cumpria em Jesus (Ag 2.9;Jo 2.21), pois como o templo representava esta proximidade de Deus com seu povo, agora Jesus é que é Deus conosco (Mt 1.23), assim Ele é o único meio do homem se aproximar do pai (Mt 12.6).

d)     Jesus continuou sua palestra dizendo que quer ___________ e não ___________, se os fariseus entendessem a sua misericórdia não __________ condenado _____________. Na verdade, Jesus estava condenando a religião seca e impiedosa dos fariseus que condenavam à morte os que não seguissem suas regras, mesmo que essas  não fossem de acordo com a Palavra de Deus (Mt 12.7).

e)     Jesus terminou esta palestra dizendo  que o _______ do ________ é _________ do ___________. O que Jesus estava dizendo? Podemos partir do sentido da palavra sábado, que no hebraico é shabbat e significa “descanso”. O quarto mandamento ele tinha duas ordens a primeira era trabalhar seis dias; a segunda era descansar um dia depois de seis trabalhados, sendo assim quem trabalhar de segunda a sábado e descansa o domingo cumpre esse mandamento, porém, o  sábado também apontava para Jesus, pois ele nos prometeu descanso (Mt 11.28-30),  Jesus é  Senhor do sábado porque o  ser humano só alcança descanso Nele (Mt 12.8).

2.     O REINO DE DEUS E AS NECESSIDADES HUMANAS (9-21).

a)     Os fariseus provocaram Jesus quando entrou na ____________ um homem que tinha uma das ______ ______________, perguntaram se era _________ curar no _____________. Ou seja, eles preferiam ver alguém sofrendo ou até morrendo do que repensar suas tradições humanas  (Mt 12.9-10).

b)      Jesus confrontou eles perguntando se eles ________ uma ________ e ela cair numa _________, não _____ todo o _______ tirando-a dali. Ele disse que um _________ vale mais que uma _________,concluiu que é _________ nos sábados fazer o _________. Jesus disse ao homem da mão ressequida que ele ________ a _________, ele a ________ e ela ficou _____ como a ______. Os fariseus ________ contra Ele para lhe _______ a vida. Jesus estava confrontando o coração carnal daqueles homens que cuidavam das suas ovelhas e de seus bens materiais, mas se recusavam a aceitar um homem ser curado no sábado por causa de regras religiosas criadas por homens, pois nos sábados haviam trabalhos religiosos e Cristo como um mestre também fazia isto no sábado. Estes homens ao invés de crê Nele tentavam  matá-lo (Mt 12.11-114).

c)     Jesus se afastou dali e _______ o seguiram, e a _______ Ele _______, porém ele advertiu que não o expusessem à ____________. Jesus foi amoroso curando aquelas pessoas, mas também foi sábio para preservar a sua vida, pois quando pediu para que “o não expusessem à publicidade” estava cuidando de livras-se da ira dos fariseus que tentavam matá-lo (12.14), precisamos seguir o exemplo de Cristo e preservarmos nossa vida seja do perigo de homens maus, doenças, etc. (Mt 12.15-16).

d)     Jesus ainda é citado como o cumprimento das profecias do profeta ___________. Ele cita Jesus como um ________ _________ em quem a alma do Pai se __________, sobre Ele repousa o __________ _________ e Ele anunciaria _________ aos _________. Aqui nesta parte fala sobre Jesus como alguém que veio para servir (Mc 10.45), assim alguns pegadores precisam aprender com Cristo e ser humildade sendo servos e não querer dar ordens em Deus; ainda trata Jesus como aquele que a alma do pai se agrada Nele (Mt 3.17), ou seja, se alguém quiser agradar ao Pai se submeta ao filho, pois somente Nele podemos agradar a Deus; trata também que sobre Ele repousa o Espírito Santo, pois Ele é o doador do Espírito Santo à sua igreja; aqui fala sobre o anuncio dele aos gentios (povo não judeu), o interessante é que Ele trata sobre luz, afinal quem não tem Cristo está em trevas e quem o tem está na luz (Jo 8.12). Você está em trevas ou luz? (Mt 12.17-18).

e)     Jesus continua sendo citado na profecia como alguém que não _________, nem __________,nem ______ nas praças a sua voz. Aqui é tratado sobre a contenda sem proveito ou  gritaria de ira, naquela época os fariseus iam para as praças demonstrar que sabiam a lei, Jesus não precisava fazer aquilo, pois os fariseus faziam para aparecer e para serem glorificados pelos homens, ao passo que Jesus buscava a glória do Pai (Mt 12.19).

f)     Jesus ainda foi revelado na profecia como uma pessoa que não _______ a cana ________ e nem ________ a torcida que fumega até que faça ________ o _________. E no seu nome esperarão os __________. Jesus aqui é visto como alguém que não acaba de esmagar que está trincado e não apaga o pavio que ainda fumega, ou seja Nele podemos ter esperança e mesmo que tudo pareça perdido com Jesus há um fio de esperança e há uma luz no fundo do túnel; e a sua salvação se estende às nações a não apenas ao povo judeu, mas qualquer pessoa que invocar o nome de Jesus será salvo (Mt 12.20-21).
      
3.     A REAÇÃO DAS PESSOAS DIANTE DO REINO DE DEUS (22-32).

a)     Marcos narra mais um milagre de Jesus que foi ________ um ____________ que era ______ e _________, ele passou a ________ e a ______________. Toda a multidão se ______________ Dele perguntando se Ele era o ________ de _________. Os milagres de Jesus eram sinais da presença do reino de Deus na terra, os profetas diziam que o Cristo que viria salvar seu povo viria da tribo de Davi, por isso que o povo perguntou se Ele não seria o Filho de Davi, ou seja, na verdade queriam saber se Ele era o salvador que viria salvar seu povo. Você já crê Nele como salvador (Mt 12.22-23).

b)     Havia um grupo de pessoas chamados de ____________ que diziam ser pelo poder de _______________ que Ele expulsava demônios, mas Jesus disse que se ____________ demônios por satanás, então Jesus respondeu que ___________ reino _________ contra si mesmo ficará _________  e toda ________ ou _________ dividida contra si não _______________, lógico que se satanás expele __________, o seu reino estaria ____________________ e não _______________. Jesus ainda lança um desafio perguntando que se Ele expulsa _________ por ____________, então por quem os _____________ os filhos dos que o criticavam, os filhos deles seriam os seus _________. Jesus aqui usou a lógica para explicar que Ele não estaria expulsando demônios pelo poder de Belzebu, pois os demônios não estariam lutando contra eles mesmos, a luta deles é contra nós e nunca contra eles próprios, mas o mais interessante era que vários filhos dos fariseus eram discípulos de Jesus para provar que ninguém é obrigado a seguir tradições dos pais, mas romper quando esta não está de acordo com a Palavra de Deus (Mt 12.24-27).

c)     Jesus disse que se Ele __________ demônios pelo _________ de _______, então é ___________ o ________ de _________ a eles; ainda falou que alguém para _________ na __________ do ___________ e ____________e ________ os bens deve primeiro ______________. Jesus estava aqui afirmando que quando Ele expulsava demônios estava demonstrando que o reino de Deus estava presente na terra, disse mais que com a chegada de Jesus e do reino de Deus o diabo estava amarrado, ou seja, hoje não precisamos amarrar pó diabo porque Jesus já fez isto quando veio na terra (Mt 12.28-29).

d)     Jesus disse também que quem não é _______ _________ é _________ ___________, e quem com _______ não _________ espalha. Jesus não aceita que o coração fique dividido entre Ele e o mundo ou que as pessoas façam como os fariseus que desmereciam as palavras de Jesus. Você crê nas palavras de Jesus? (Mt 12.30).

e)     Aqui neste trecho Ele trata sobre o pecado sem _________ que é a _____________ contra o ____________ que não seria perdoado nem neste _________ e nem no ___________. Este pecado consiste em atribuir ao diabo obras de Cristo, e as pessoas que cometem não se arrependem, então se alguém pensa que cometeu este pecado e está arrependido (At 11.18), é sinal que não cometeu o pecado (Mt 12.31-32).
    
4.     OS FRUTOS DAS PESSOAS COM RELAÇÃO AO REINO DE DEUS (33-37).

a)     Jesus disse que a __________ boa e o seu _______ bom ou a ________ má e o seu ______ mau e pelo ______ se conhece a __________; Ele chamou aqueles homens de _______ de ________ que não podiam _______ boas sendo _______; Ele disse ainda que a _______ fala do que o coração está ____________; Ele ainda explanou que o __________ bom tira do __________ bom coisas, mas o __________ mau do mau ___________ do coração tira _______ más. É impossível um coração que tem Jesus viver de maneira devassa, ou alguém que se diz cristão e suas obras não condizem com suas palavras, é igual a arvores que muitas vezes parecem frutos e é veneno, mas os que levam a sério este evangelho se assemelham a arvores que dão frutos e servem para verificarmos como está a vida (Mt 12.33-35).

b)     O Senhor ainda disse que de toda _______ _________ que os homens ___________, darão contas no ___ ___ _______; ainda explicou que pelas ________ os homens podem ser __________ ou ___________. Ou seja, precisamos tomar cuidado com o que falamos, pois nossas palavras refletem o que está no nosso coração (v.34), se nosso coração está cheio de palavras que não glorificam a Cristo, ou se nosso coração nega Jesus, Ele ainda não está habitando Nele. Seu coração já confessa a Cristo? Se confessa, já fez isso com os lábios? (Mt 12.36-37).
 
5.     O PERIGO DE SE MANTER DISTANTE DA AÇÃO DE DEUS (38-45).

a)     Aqui é narrada mais uma conversa de Jesus com os ________ e __________, eles pediram um ________. As pessoas estão mais interessada em ver algo acontecer do que andar por fé, Jesus em outra passagem cita para Tomé que mais bem-aventurados são os que não o viram e creram. E nós precisamos ver para crer ou cremos mesmo sem ver? (Mt 12.38).

b)     Jesus disse para aqueles homens que eles faziam parte de uma _________ ____ e __________e que não iriam ver nenhum _________, apenas o do profeta ___________;falou que da forma como ________ passou três dias dentre do peixe, aconteceria com _______ três _____ e três ______ no coração da _______________. Jesus repreende aqueles homens que queriam apenas ver as ações de Jesus, mas não tinham compromisso com Ele, Jesus apontava para a sua ressurreição gloriosa, semelhante a Jonas que passou três dias praticamente morto, mas ao terceiro dia o grande peixe o vomitou na praia, Jesus também passaria três dias e três noites debaixo da terra, como Jonas saiu vivo, Jesus voltaria a vida ao terceiro dia. Aqueles homens não criam na sua obra redentora e você crê? (Mt 12.39-40).

c)      Jesus falou que os _________ e a ___________ de _____________ condenariam a geração daquele tempo, pois os primeiros se converteram com a pregação de ________ e a segunda veio de longe para ver a sabedoria de ___________, ao passo que eles ouviam a _________ que é maior do que _________ e __________, e não se convertiam. Imaginem uma pessoa que se converteu com a pregação de um pregador que não queria que seus ouvintes fossem salvos como Jonas, mesmo assim as pessoas creram através da sua pregação, agora pense em alguém que veio com a intenção de salvar e ao convidar os homens à salvação ter sua mensagem rejeitada, fizeram isso com Jesus. Você aceita ou rejeita a salvação que Ele te oferece? (Mt 12.41-42).

d)     Continuando a narração Jesus diz que quando o __________ __________ sai do ____________, anda por lugares áridos procurando repouso, quando volta e encontra a casa __________, ___________ e ____________, ele volta com ________ espíritos piores que ele e o estado daquele homem torna-se _________ que o ___________. Jesus está dizendo que se alguém é liberto do inimigo e não quer compromisso com Deus, ao retornar ele encontrando o coração daquele homem vazio de Cristo, volta com outros sete e o estado daquele homem fica pior que antes. Você já teve seu coração preenchido por Jesus? (Mt 12.43-45)

6.     A FAMILIA DE JESUS NO REINO DE DEUS (46-50).

a)     Jesus estando a falar ao _________ e sua _______ e seus _________ estavam do _______ de fora procurando ______________. Alguém foi avisar que sua __________ e seus ___________ estavam lá fora e queriam _______________. Quantas vezes nós tratamos as pessoas diferentes por serem filhos de pessoas influentes como senadores, deputados, prefeitos, vereadores, pastores, etc. Será isto correto? Jesus agiria assim? Ali quem sabe tinham muitos outros querendo falar com Jesus, mas somente foram lhe avisar da sua mãe e seus irmãos. Será que a forma que a igreja hoje trata as pessoas é correta? Tratamos todos de igual forma? (Mt 12.46-47).

b)     Ao ser informado Jesus perguntou: ____ _____ ________ _______ ______ _______ ________ _______ ________? Depois estendeu a mão para os discípulos e disse: ____ ______ ________ _____ ________ ___________; terminou dizendo que todo o que fizer a __________ do Pai Celeste é _______ _________, _________ e ____________. Jesus corta o barato dos que queriam colocar sua família acima dos demais, pois no reino de Deus não tem cadeira cativa, ninguém por ser familiar Dele recebia mais atenção do que os outros que o seguiam, afinal seus irmãos não criam Nele (Jo 7.5), só vieram a crer somente depois da ressurreição (At 1.14), ser parente de crente não garante a salvação, precisa-se também ter um compromisso com Jesus, pois Ele não faz acepção de pessoas (Mt 12.48-50).

CONCLUSÃO:
          Esta mensagem continuou nossa mensagem anterior sobre o reino de Deus presente em Jesus. o reino de Deus não é algo distante, mas pode estar próximo a cada um de nós, porém precisamos entrar neste reino por meio de Jesus. Você gostaria de fazer parte do reino de Deus? Gostaria de ter certeza de salvação? Tudo isso você pode ter em Jesus.

REFERÊNCIAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo de. 2 ed. Ampl. São Paulo-SP: Cultura Cristã: 2010.
RIDDERBOS, Hermam. O Testemunho de Mateus Sobre Jesus. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1987.
SMITH, William. Introdução ao Novo Testamento I: Mateus a Atos. 3 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1992.

Autor: Veronilton Paz da Silva – Contato (083) 9971-3627 cristaoreformado@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário