Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014


Veredas da Justiça: Mensagens Edificantes

Curso de Evangelismo

Ministrante: Presbítero e Missionário Veronilton Paz

Assunto: Avanço Missionário

Texto: Lucas 1.1-24
A missão dos setenta discípulos
1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
2 E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos.
4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa.
6 E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós.
7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Também, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que puserem diante de vós.
9 Curai os enfermos que nela houver, e dize-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.
10 Mas em qualquer cidade em que entrardes, e vos não receberem, saindo pelas ruas, dizei:
11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós. Contudo, sabei isto: que o reino de Deus é chegado.
12 Digo-vos que naquele dia haverá menos rigor para Sodoma, do que para aquela cidade.
13 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito, sentadas em cilício e cinza, elas se teriam arrependido.
14 Contudo, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no juízo do que para vós.
15 E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás.
16 Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
17 Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem.
18 Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.

INTRODUÇÃO:
          Cremos que Cristo ensinou e praticou o primeiro avanço missionário na missão dos setenta, Jesus antes de reunir os discípulos para a missão dos setenta, juntou os doze apóstolos e no capitulo nove tratou do mesmo assunto especificando o objetivo da missão de “pregar o reino de Deus e curar os enfermos” (Lc 9.1).  Deu as instruções necessárias de como agir nas diversas situações que iriam enfrentar, até chegar ao êxito da missão, no regresso dos setenta (Lc 10.17-20).
         O avanço foi um sucesso, pois o comando era do Senhor da missão. A igreja dos nossos dias precisa seguir este exemplo, o Senhor da seara é o mesmo comandante da missão, precisamos ensinar tudo que Ele nos ensinou, temos todas as possibilidades para sua realização e ele estará sempre ao nosso lado (Mt 28.19, 20).

1.      AS INSTRUÇÕES PARA O AVANÇO MISSIONÁRIO
          O Mestre e Professor do Avanço Missionário de hoje é o mesmo do primeiro avanço, comissionou a Igreja para a missão: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). A fórmula do avanço missionário tem na missão dos setenta, uma ação sistemática para alcançar pessoas com o evangelho e envolve toda a igreja no seu cumprimento.

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE JESUS (Lc 10.1-16)

Lc 10.1

“De dois em dois”
Formação das equipes avancistas
Lc 10.2
“A seara é grande”.
O Campo é vasto.


Lc 10.3


“Ide! Eis que vos envio”.
Atenção no cumprimento e perigos que podemos encontrar.

Lc 10.4

“Não leveis bolsa nem alforje”.
Dependência do Senhor da Missão.

Lc 10.5

“Paz seja nesta casa”.
Objetivo principal levar paz às pessoas



Lc 10.9

“Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino dos céus”.
Orar pelos doentes que houver na casa e principalmente evangelize.


Lc 10.9-16


“Não vos receberem”.
Fale das conseqüências para quem rejeita o Filho de Deus.
  
2.      O RESULTADO DA MISSÃO
          Quando a crente obedece ao chamado do Senhor de realizar o avanço missionário ele próprio se alegra, afinal de contas é um instrumento de Deus para resgatar pecadores.“Possuídos de alegria”. Precisa tomar cuidado para não valorizar mais os resultados, materiais como curas, exorcismos, do que o os ganhos espirituais (Lc 10.17, 20). Na missão encontraremos as astúcias do Diabo, como diz o ditado: “Quando o Diabo não vem, manda secretário”. No entanto o Senhor deu autoridade à sua igreja para neutralizar o poder do maligno. “O vosso nome está arrolado nos céus”. Essa é a alegria do missionário, mas ainda se alegra com a salvação de outros pecadores (Sl 126.).

3.      COMO REALIZAR O AVANÇO MISSIONÁRIO?
·        Aplicação do Avanço Missionário
          Deve levar 90 dias para sua execução e tem três etapas: Pré-avanço, pró-avanço e pós-avanço.
a)     Pré-avanço Missionário:
          Após definição dos recursos e escolhida a cidade para plantar a igreja, inicia-se o pré-avanço que é a primeira etapa – Preparação: A igreja aciona o departamento de evangelismo e missões e convoca todos que participarão. Monta as equipes: Geral, oração, cozinha, treinamento, avancistas, serviços gerais e cadastramento. Todas as equipes são importantes e precisam estar com vida devocional regular com leitura da Bíblia, oração e regularidade nos cultos. Só devem participar aqueles que tenham disposição de servir ao Senhor com alegria e amor por Deus e pelas almas, ainda deve-se dá treinamento aos participantes: Avanço – Mensagem bíblica na casa dez minutos; pós-avanço – Cursos bíblicos com duração de trinta minutos aplicadas as pessoas que se converteram ou pediram curso bíblico.
b)     Pró-avanço Missionário
          É o dia D, chamado de segunda etapa – aplicação. Durante o avanço, os avancistas aplicam o plano de salvação, chegando até as pessoas com a mensagem do evangelho como fez a mulher samaritana (Jo 4.39). Devem ir ao encontro dos perdidos e não de crentes de outras denominações, falar da suficiência de Cristo para lhes perdoar os pecados e dá vida eterna. A estratégia do avanço é:
ü      Reuniões de treinamento final no local do avanço.
ü      Folhetagem em todas as localidades da cidade, folhetos que tragam uma mensagem clara de salvação.
ü      Aplicação do plano de salvação nas residências e de dois em dois, oração, cadastramento das pessoas visitadas, folheto e convite para o culto.
ü      Pedágio na rua principal e entrada e saída da cidade.
ü      Pesquisar o perfil dos moradores e colher endereço dos que desejam endereço do evangelista.
ü      Barraca em lugar estratégico com pessoas evangelizando.
ü      Mapas são usados para orientação das equipes, ainda relatório das equipes e mapa relatório geral das equipes.
c)     Pós-avanço missionário
          Inicia-se depois do avanço o pós avanço também conhecido como terceira etapa – manutenção: dá-se logo após o avanço. Os novos irmãos alcançados pelo evangelismo terão seus nomes e endereços cadastrados para um acompanhamento do pastor, evangelista, missionário, ou irmãos da igreja no novo trabalho ou ajudar no crescimento de trabalho já existente, agora revitalizado.

4.       O AVANÇO MISSIONÁRIO ALEGRA O SENHOR DA MISSÃO
          “Á maior alegria no céu por um pecador que se arrepende do que noventa e nove justos que não precisam se arrepender” (). Neste texto Jesus está usando a figura de linguagem chamada ironia, pois os fariseus se declaravam justos e Jesus disse que eles são de fato justos, não precisam de salvação, pois ele veio chamar pecadores ao arrependimento. Quando nós falamos do seu amor às pessoas, Jesus atua pela Palavra, regenera e dando vida aos pecadores para que creiam em Jesus e tenham vida eterna. Preguemos o evangelho de Cristo onde Ele ainda não foi conhecido e não sobre fundamento alheio! ()

CONCLUSÃO
         O avanço missionário é uma orientação bíblica para igreja utilizar com absoluto sucesso na conquista de almas perdidas. Leva a igreja a despertar quanto a evangelismo e missões, plantar novas igrejas que é crescimento da igreja. A igreja tem duas missões primordiais: A primeira é viver para glória de Deus (I Co 10.31); a segunda é promover a glória de Deus para que outros o conheçam (At 1.8). Precisamos sair das quatro paredes e colocar a membresia para evangelizar como Jesus ensinou.

APLICAÇÃO
1.      Nossa igreja tem conseguido despertar os membros para a necessidade missionária?

2.      Quais planos ou métodos já foram utilizados até o momento nesta igreja? Houve resultados expressivos?

3.      Você acha que Deus está feliz com sua atitude em relação à missão?

Adaptado da Revista Missões por toda parte (Rev. Marcos Severo Amorim) pelo Presbítero e Missionário Veronilton Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário